Periodontologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante deverá ser capaz de apresentar pesquisa e resumo sintetico sobre alguns assuntos relacionados com a investigação na área da Periodontologia e até ao fim do semestre deverá efectuar uma revisão sistemática sobre uma temática da área da periodontologia.
Deverá dominar os conceitos sobre a relação doença periodontal/ tratamento periodontal e tabaco e a intervenção breve em cessação tabágica e estar familiarizado com os conceitos sobre intervenção intensiva em cessação tabágica.
Resultados de aprendizagem e competências
Fazem parte do conteudo programatico conceitos considerados como fundamentais em investigação na área da Periodontologia e no tratamento periodontal de pacientes fumadores e cujo o seu conhecimento é obrigatório para atingir os diversos objetivos de aprendizagem.
A apresentação da pesquisa e resumo sintético dos assuntos dos conteúdos programáticos realizada pelo estudante acompanhada da sua discussao com os docentes permite ao estudante atingir os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Desenho experimental.
Interpretação e translação dos resultados da investigação em Periodontologia
Causalidade - Etiologia e Associação.
Fundamentos dos modelos diagnósticos e prognósticos em Periodontologia: conceitos, estimativas e medidas.
Resultados clínicos: interpretação e comparação.
Fatores de risco para a doença periodontal, ex: Tabaco e doença periodontal
Controlo das exposições de risco para a doença periodontal, ex: Cessação tabágica.
Revisões sistemáticas e meta analises.
Bibliografia Obrigatória
ULL;
Journal of periodontal research. ISBN: 0022-3484
ULL;
Journal of clinical periodontology. ISBN: 0303-6979
Nunes E, Candeias A, Mendes B, Pardal C, Fonseca J, Oliveira L, et al; Cessação tabágica - Programa tipo de actuação., gradiva, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Todas as aulas deverão ser preparadas previamente pelos estudantes e no dia da aula deverão apresentar um resumo sobre o tema da aula com a devida pesquisa bibliográfica relevante. Na última aula deverão entregar uma revisão sistemática pronta a submeter a uma revista.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação:
Contínua e processual
Critérios avaliados:
Pontualidade
Assiduidade
Participação
Interesse
Capacidade de pesquisa bibliográfica
Capacidade crítica
Manejo adequado dos conceitos
Capacidade de discussão
Capacidade de síntese
Entrega dos trabalhos solicitados