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Textos de Literatura Mundial II

Código: LEI007     Sigla: TLM_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Comparada

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 54 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
John Thomas Greenfield Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Ana Paula Coutinho Mendes 0,50
John Thomas Greenfield 1,00
Mirta dos Santos Fernández 0,50
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem 0,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Ana Paula Coutinho Mendes 0,12
John Thomas Greenfield 0,14
Mirta dos Santos Fernández 0,12
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem 0,12

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da U.C. é de fornecer aos estudantes uma compreensão mais completa da função de textos ‘canónicos’ no âmbito da literatura ‘nacional’ e da literatura ‘mundial’ (nomeadamente em textos literários de expressã alemã, espanhola, francesa e inglesa).

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido competências para o reconhecimento quer de feições gerais de história literária, quer de recursos conceptuais para o processamento académico e crítico dos textos em causa. No primeiro caso, tais competências incluirão o reconhecimento de uma tensão, historicamente aferível, entre singularidade e tipicidade na valoração cultural de um dado texto canónico quando considerado na cultura literária da sua proveniência, como também nos âmbitos mais amplos da sua receção. No segundo caso, as competências a desenvolver assentarão no reconhecimento da operatividade de noções como as de cânone e memória literária para a delineação crítica das condições que promovem certos textos a objetos privilegiados de leitura.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.a.

Programa

1. A estética literária nos séc. XVIII e XIX

2. Johann Wolfgang von Goethe, Fausto I.

2.1 Génese da matéria e as diferentes versões goethianas (do Fausto do 'Sturm und Drang' ao Fausto da 'Klassik')


2.2 Fausto e a 'Gelehrtentragödie'


2.3 Margarida e 'das bürgerliche Trauerspiel'

3. Charles Baudelaire, farol ambivalente da modernidade estética (a partir de Les Fleurs du malLe Spleen de Paris)



3.1 O poeta moderno entre spleen e flânerie


3.2 A modernidade, segundo Baudelaire


3.3 O poema em prosa e o devir da poesia moderno-contemporânea


4. James Joyce, A Portrait of the Artist as a Young Man


4.1 BildungsromanKünstlerroman: a narrativa de formação e o desígnio modernista


4.2 Dispositivos textuais – convenção e rutura


4.3 A Portrait noutras culturas e artes

5. Gabriel García Márquez, Cien años de soledad


5.1. Génese, temas e elementos argumentais


5.2. Os planos da história e a noção de circularidade narrativa


5.3. As personagens masculinas e femininas


5.4. A linguagem literária: as obsessões estilísticas do autor

6. Considerações finais

Bibliografia Obrigatória

Baudelaire, C; Oeuvres completes. , Paris: Editions du Seuil, 1968
Baudelaire, C.; O spleen de Paris. Pequenos poemas em prosa (trad. A. Pinheiro Guimarães). , Lisboa : Relógio d’Água., 1991
Baudelaire, C.; As flores do mal (trad. F. Pinto do Amaral). ., Lisboa: Relógio D’Agua, 1998
Joyce, J.; A Portrait of the Artist as a Young Man, ed. S. Deane. , London: Penguin., 1992
García Márquez, G.; Cien años de soledad. , Madrid: Alfaguara, Real Academia Española, Asociación de Academias de la Lengua Española, 2007
García Márquez, G. ; Cem anos de solidão (trad. M. Santiago)., Alfragide: Leya, 2016
Goethe, Johann Wolfgang von; Fausto (trad. J. Barrento)., Lisboa: Relógio D’Agua, 2013

Bibliografia Complementar

Brown, J. (ed.) ; Interpreting Goethe's Faust Today., Columbia, SC: Camden House., 1994
Compagnon, A.; Baudelaire, l’irréductible, , Paris: Flammarion, 2014
Palencia-Roth, M.; Gabriel García Márquez: la línea, el círculo y la metamorfosis del mito. , Madrid: Gredos, 1983

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em qualquer dos módulos que o compõem, o programa incluirá momentos expositivos, privilegiando componentes informativas quer histórico-literárias, quer conceptuais, e participativos, visando a discussão crítica dos textos primários.  A componente participativa oscilará entre um figurino teórico-prático e uma dinâmica de seminário. A esta atitude letiva corresponderá um modelo avaliativo misto, com as seguintes componentes e ponderações:

1 Exame escrito final: 65%

2 Prova oral: 35%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Prova oral 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

frequência de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame escrito: 65%

Prova oral: 35%

Provas e trabalhos especiais

N.a.

Trabalho de estágio/projeto

N.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante: exame escrito e prova oral (em data a combinar entre o docente e o discente).

Melhoria de classificação

Prova oral

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