Textos de Literatura Mundial II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Comparada |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEI |
54 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
2,50 |
Ana Paula Coutinho Mendes |
|
0,50 |
John Thomas Greenfield |
|
1,00 |
Mirta dos Santos Fernández |
|
0,50 |
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem |
|
0,50 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,50 |
Ana Paula Coutinho Mendes |
|
0,12 |
John Thomas Greenfield |
|
0,14 |
Mirta dos Santos Fernández |
|
0,12 |
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem |
|
0,12 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da U.C. é de fornecer aos estudantes uma compreensão mais completa da função de textos ‘canónicos’ no âmbito da literatura ‘nacional’ e da literatura ‘mundial’ (nomeadamente em textos literários de expressã alemã, espanhola, francesa e inglesa).
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido competências para o reconhecimento quer de feições gerais de história literária, quer de recursos conceptuais para o processamento académico e crítico dos textos em causa. No primeiro caso, tais competências incluirão o reconhecimento de uma tensão, historicamente aferível, entre singularidade e tipicidade na valoração cultural de um dado texto canónico quando considerado na cultura literária da sua proveniência, como também nos âmbitos mais amplos da sua receção. No segundo caso, as competências a desenvolver assentarão no reconhecimento da operatividade de noções como as de cânone e memória literária para a delineação crítica das condições que promovem certos textos a objetos privilegiados de leitura.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.a.
Programa
1. A estética literária nos séc. XVIII e XIX
2. Johann Wolfgang von Goethe, Fausto I.
2.1 Génese da matéria e as diferentes versões goethianas (do Fausto do 'Sturm und Drang' ao Fausto da 'Klassik')
2.2 Fausto e a 'Gelehrtentragödie'
2.3 Margarida e 'das bürgerliche Trauerspiel'
3. Charles Baudelaire, farol ambivalente da modernidade estética (a partir de Les Fleurs du male Le Spleen de Paris)
3.1 O poeta moderno entre spleen e flânerie
3.2 A modernidade, segundo Baudelaire
3.3 O poema em prosa e o devir da poesia moderno-contemporânea
4. James Joyce, A Portrait of the Artist as a Young Man
4.1 Bildungsroman, Künstlerroman: a narrativa de formação e o desígnio modernista
4.2 Dispositivos textuais – convenção e rutura
4.3 A Portrait noutras culturas e artes
5. Gabriel García Márquez, Cien años de soledad
5.1. Génese, temas e elementos argumentais
5.2. Os planos da história e a noção de circularidade narrativa
5.3. As personagens masculinas e femininas
5.4. A linguagem literária: as obsessões estilísticas do autor
6. Considerações finais
Bibliografia Obrigatória
Baudelaire, C; Oeuvres completes. , Paris: Editions du Seuil, 1968
Baudelaire, C.; O spleen de Paris. Pequenos poemas em prosa (trad. A. Pinheiro Guimarães). , Lisboa : Relógio d’Água., 1991
Baudelaire, C.; As flores do mal (trad. F. Pinto do Amaral). ., Lisboa: Relógio D’Agua, 1998
Joyce, J.; A Portrait of the Artist as a Young Man, ed. S. Deane. , London: Penguin., 1992
García Márquez, G.; Cien años de soledad. , Madrid: Alfaguara, Real Academia Española, Asociación de Academias de la Lengua Española, 2007
García Márquez, G. ; Cem anos de solidão (trad. M. Santiago)., Alfragide: Leya, 2016
Goethe, Johann Wolfgang von; Fausto (trad. J. Barrento)., Lisboa: Relógio D’Agua, 2013
Bibliografia Complementar
Brown, J. (ed.) ; Interpreting Goethe's Faust Today., Columbia, SC: Camden House., 1994
Compagnon, A.; Baudelaire, l’irréductible, , Paris: Flammarion, 2014
Palencia-Roth, M.; Gabriel García Márquez: la línea, el círculo y la metamorfosis del mito. , Madrid: Gredos, 1983
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Em qualquer dos módulos que o compõem, o programa incluirá momentos expositivos, privilegiando componentes informativas quer histórico-literárias, quer conceptuais, e participativos, visando a discussão crítica dos textos primários. A componente participativa oscilará entre um figurino teórico-prático e uma dinâmica de seminário. A esta atitude letiva corresponderá um modelo avaliativo misto, com as seguintes componentes e ponderações:
1 Exame escrito final: 65%
2 Prova oral: 35%
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Prova oral |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
frequência de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame escrito: 65%
Prova oral: 35%
Provas e trabalhos especiais
N.a.
Trabalho de estágio/projeto
N.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante: exame escrito e prova oral (em data a combinar entre o docente e o discente).
Melhoria de classificação
Prova oral