Apresentação Pessoal
Doutoramento em 1998, na especialidade de Literatura Comparada, com uma tese sobre a obra poética e crítica de António Ramos Rosa (António Ramos Rosa: mediação crítica e criação poética, Prémio Pen-Club Ensaio, 2004). Agregação em Literaturas e Culturas Românicas (2010), com uma Lição sobre Maria Velho da Costa, Tahar Ben Jelloun e Teresa Villaverde.
Professora Catedrática da Faculdade de Letras do Porto. Foi Coordenadora da Secção de Estudos Franceses do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos (DEPER) e Diretora do Mestrado em Literatura e Cultura Comparadas (2005-2008). É atualmente a Diretora da Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes.
Desde 2013, é Vice-Presidente da Alliance Française de Porto. Faz parte da Direção do Círculo Literário Agustina Bessa Luís desde 2017.
Investigadora da Unidade I&D Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, cuja direcção integrou em vários momentos (2001-2003; 2012-2015), foi sua Coordenadora Científica entre 2015 e Janeiro de 2022 e responsável pelo Projeto Estratégico financiado pelo COMPETE entre 2015 e 2018.
Integra a rede de investigadores LEA ! (Lire en Europe Aujourd'hui) ; a rede de investigadores externos do CRIMIC (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains – Paris IV) ; o Centre Francophone REVIF, e colaborou também com o Programa Non-Lieux de l’Exil (Collège d’Études Mondiales – FMSH).
Em 2012, foi distinguida com a Ordem das Palmas Académicas (Chevalier) da República Francesa.
As sua áreas de investigação incidem fundamentalmente nos seguintes domínios:
Literatura Comparada
Literatura Francesa e Portuguesa (sécs. XX-XXI)
Relações culturais luso-francesas
Migrações, diásporas e exílio na Literatura e outras Artes,
sobre as quais tem diversos estudos publicados em Portugal e no estrangeiro.
Para mais informações vd.https://www.cienciavitae.pt/2E13-CC7B-FD16