Produção de Materiais Didáticos em Português
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEP |
6 |
MEP - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis;
2. Construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis e de produzir os seus próprios materiais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Análise crítica de materiais didáticos existentes para o ensino do Português LM, sobretudo manuais escolares;
2. Análise de documentos a explorar na aula de Língua materna:
– documentos originais VS documentos manipulados
–documentos orais;
–documentos escritos;
–recursos audiovisuais;
–internet.
3. Manipulação e construção de documentos vários.
4. Construção de materiais adequados ao aprofundamento das competências:
– de compreensão do oral;
– de produção oral;
– de leitura;
– de escrita;
– gramatical.
5. Exploração de softwares específicos para a construção de materiais didáticos.
Bibliografia Obrigatória
BENEITO, J. M. ; La enseñanza y el apredinzaje de los usos orales formales: una visión de conjunto. In “Textos, Didactica de la Lengua y de la Literatura”, nº 26, Bracelona, Grao, 2001 (Pp. 97-109)
BIZARRO, R. e BRAGA, F.; Formação de Professores de Línguas Estrangeiras : Reflexões, Estudos e Experiências, Porto, Porto Editora, 2006
CAÑAS, J. ; Hablamos Juntos, Guía didáctica para praticar la expresión oral en el aula, Barcelona: ediciones Octaedro, 2000 (2ªed)
CASTRO, R. V. et al. (org); Manuais escolares – estatutos, funções, história – Actas do 1º Encontro Internacional, Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999
CROS, A. e VILÀ, M. ; Los usos formales de la lengua oral y su enseñanza. In “Textos, Didactica de la Lengua y de la Literatura”, nº 22, Barcelona: Graó, 1999 (pp65-78)
DUARTE, I.; “Oficina Gramatical: Contextos de Uso Obrigatório do Conjuntivo”. In DELGADO-MARTINS et alii: Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística, Lisboa: Edições Colibri, 1992 (pp. 156-177)
DUARTE, I.M.; O oral no escrito: abordagem pedagógica". In FONSECA F.I. (org.), Pedagogia da Escrita – Perspectivas, Porto: Porto Editora, 1994 (pp.79-106)
DUARTE, I.M.; Os Media e a Aprendizagem do Português, s/l, Jornal Público, 1996
DUARTE, I. M. ; “Os media na aula de Português. Alguns exemplos". In Vários, A Língua Mãe e a Paixão de Aprender. Actas do 2º Encontro de Professores de Português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Porto: Areal Editores, 1998 (pp.81-95)
DUARTE, I. ; “Complexidade sintáctica: implicações no ensino da Língua Materna”. In MELLO, C. (coord.) II Jornadas Científico-pedagógicas do Português, Coimbra: Almedina, 2002 (pp65-85)
FIGUEIREDO, O. ; "O manual Escolar de Português - Que ponto de intersecção entre a gramática e o discurso", Actas do 1º Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, Braga, Universidade do Minho, 1999 (pp. 233-240)
PURVES, A. C. e QUATRINNI, J. A.; Creating the literature portfolio: a guide for students, Illinois: NTC Pulishing Group, 1996
Observações Bibliográficas
A docente facultará, ao longo do semestre, bibliografia pormenorizada sobre os textos literários que serão abordados no seminário bem como outra bibliografia complementar.
Detailed bibliography will be provided by the lecturer throughout the semester, including literary texts to be discussed in Seminar sessions as well as other complementary bibliography.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aula teórica (exposição teórica e discussão).
Aula prática (trabalhos de grupo, exposições pelos alunos, apresentação de recensões); sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de presença em aula.
Nota positiva no trabalho de investigação
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de investigação escrito - 90%; apresentação do trabalho em aula - 10%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Realização de novo trabalho.