Resumo: |
O relatório do Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Literacia da EU concluiu que: A literacia é uma competência de vida crucial que dá poder ao cidadão para desenvolver as capacidades de reflexão, expressão oral, pensamento crítico e empatia, promovendo o desenvolvimento pessoal, autoconfiança, sentido de identidade e participação numa economia e sociedade digital e de conhecimento. Apesar de o valor da leitura e escrita nas sociedades contemporâneas ser irrefutável, muitas crianças não chegam a dominar estas competências, o que dificulta o acesso ao emprego e aumenta o risco de pobreza e exclusão social.
A investigação é um catalisador para promover as competências de literacia, mas o corpo de conhecimento e práticas empiricamente validadas é ainda escasso e não chega às escolas. Além disso, poucos esforços têm sido feitos para relacionar a escrita com outras competências relevantes para o sucesso escolar, como as funções executivas (FE). Ao longo de quatro estudos, o Projeto M2S pretende examinar o papel das FE na escrita e competências relacionadas, assim como desenvolver práticas empiricamente validadas para promover não só as FE e a escrita, mas também desempenho escolar, competências sociais e indicadores de saúde. O Estudo 1 vai examinar as relações longitudinais entre FE e escrita, ao longo de duas coortes sobrepostas (1º- 3º e 3º-5º anos, N = 400). Com um desenho experimental aleatorizado, o Estudo 2 vai testar os efeitos duma intervenção nas FE em medidas de FE, escrita, desempenho escolar, competências sociais, e saúde no 2º ano. Esta intervenção irá fornecer um treino específico de atenção plena (Integrative Mind-Body Training, IMBT), que a investigação tem demonstrado ser eficaz para promover as FE, através do seu impacto no sistema nervoso autónomo. Esta intervenção será transformada numa aplicação para dispositivos móveis ligada a pulseiras para recolher dados psicofisiológicos e comportamentais, a testar no Estudo 3. Este terá um desenho experime ![Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.](/flup/pt/imagens/VerMais) |
Resumo O relatório do Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Literacia da EU concluiu que: A literacia é uma competência de vida crucial que dá poder ao cidadão para desenvolver as capacidades de reflexão, expressão oral, pensamento crítico e empatia, promovendo o desenvolvimento pessoal, autoconfiança, sentido de identidade e participação numa economia e sociedade digital e de conhecimento. Apesar de o valor da leitura e escrita nas sociedades contemporâneas ser irrefutável, muitas crianças não chegam a dominar estas competências, o que dificulta o acesso ao emprego e aumenta o risco de pobreza e exclusão social.
A investigação é um catalisador para promover as competências de literacia, mas o corpo de conhecimento e práticas empiricamente validadas é ainda escasso e não chega às escolas. Além disso, poucos esforços têm sido feitos para relacionar a escrita com outras competências relevantes para o sucesso escolar, como as funções executivas (FE). Ao longo de quatro estudos, o Projeto M2S pretende examinar o papel das FE na escrita e competências relacionadas, assim como desenvolver práticas empiricamente validadas para promover não só as FE e a escrita, mas também desempenho escolar, competências sociais e indicadores de saúde. O Estudo 1 vai examinar as relações longitudinais entre FE e escrita, ao longo de duas coortes sobrepostas (1º- 3º e 3º-5º anos, N = 400). Com um desenho experimental aleatorizado, o Estudo 2 vai testar os efeitos duma intervenção nas FE em medidas de FE, escrita, desempenho escolar, competências sociais, e saúde no 2º ano. Esta intervenção irá fornecer um treino específico de atenção plena (Integrative Mind-Body Training, IMBT), que a investigação tem demonstrado ser eficaz para promover as FE, através do seu impacto no sistema nervoso autónomo. Esta intervenção será transformada numa aplicação para dispositivos móveis ligada a pulseiras para recolher dados psicofisiológicos e comportamentais, a testar no Estudo 3. Este terá um desenho experimental de sujeito único, com três tipos de alunos do 2º ano: com desenvolvimento típico, dificuldades na escrita, e perturbação de hiperatividade e défice de atenção (N = 9). Os efeitos serão analisados nas medidas do Estudo 2 e nas medidas psicofisiológicas e comportamentais recolhidas. O Estudo 4 vai testar o valor incremental de combinar a IBMT com uma intervenção na escrita no 2º ano, que incluirá um software de feedback de apoio aos professores, também a ser desenvolvido. Os efeitos serão analisados nas mesmas medidas do Estudo 3. Dada a relevância científica e originalidade dos resultados esperados, a orientação aplicada incluindo o desenvolvimento de materiais e ferramentas tecnológicas empiricamente validados (aplicação e software), e envolvimento de stakeholders em diferentes fases, este projeto pode ter um papel instrumental na promoção do desenvolvimento das FE e escrita desde cedo, com implicações substanciais para o sucesso e bem-estar dos alunos ao longo da vida. |