Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:POCI-01-0145-FEDER-028404

Projeto/Contrato PS:POCI-01-0145-FEDER-028404

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72409
 
Candidatura: NORTE-01-0145-FEDER-028404
 
Referência: POCI-01-0145-FEDER-028404
Nome Curto: M2S
Título: M2S - Atenção plena para o sucesso dos alunos: Estudo da relação entre funções executivas e escrita através duma aplicação de atenção plena para promover aspetos cognitivos, sociais e de saúde nas crianças
Financiamento Competitivo: Não
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-05-30
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-01-01
Data de Início Efetivo: 2018-07-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-03-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 241.194,66 EUR
Detalhes
Resumo: O relatório do Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Literacia da EU concluiu que: A literacia é uma competência de vida crucial que dá poder ao cidadão para desenvolver as capacidades de reflexão, expressão oral, pensamento crítico e empatia, promovendo o desenvolvimento pessoal, autoconfiança, sentido de identidade e participação numa economia e sociedade digital e de conhecimento. Apesar de o valor da leitura e escrita nas sociedades contemporâneas ser irrefutável, muitas crianças não chegam a dominar estas competências, o que dificulta o acesso ao emprego e aumenta o risco de pobreza e exclusão social.
A investigação é um catalisador para promover as competências de literacia, mas o corpo de conhecimento e práticas empiricamente validadas é ainda escasso e não chega às escolas. Além disso, poucos esforços têm sido feitos para relacionar a escrita com outras competências relevantes para o sucesso escolar, como as funções executivas (FE). Ao longo de quatro estudos, o Projeto M2S pretende examinar o papel das FE na escrita e competências relacionadas, assim como desenvolver práticas empiricamente validadas para promover não só as FE e a escrita, mas também desempenho escolar, competências sociais e indicadores de saúde. O Estudo 1 vai examinar as relações longitudinais entre FE e escrita, ao longo de duas coortes sobrepostas (1º- 3º e 3º-5º anos, N = 400). Com um desenho experimental aleatorizado, o Estudo 2 vai testar os efeitos duma intervenção nas FE em medidas de FE, escrita, desempenho escolar, competências sociais, e saúde no 2º ano. Esta intervenção irá fornecer um treino específico de atenção plena (Integrative Mind-Body Training, IMBT), que a investigação tem demonstrado ser eficaz para promover as FE, através do seu impacto no sistema nervoso autónomo. Esta intervenção será transformada numa aplicação para dispositivos móveis ligada a pulseiras para recolher dados psicofisiológicos e comportamentais, a testar no Estudo 3. Este terá um desenho experime Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Psicologia

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Atenção plena
  • Desenvolvimento da escrita
  • Funções executivas
  • Sucesso das crianças
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Carolina Cordeiro (Autor) (Outra); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Thierry Olive (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP)
2019
Artigo em Revista Científica Internacional
Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP); Sofia Magalhães (Autor) (Outra); Andreia Veloso (Autor) (FPCEUP); Ana Filipa Costa (Autor) (Outra); Lúcia Ribeiro (Autor) (Outra); Patrícia Araújo (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2021
Artigo em Revista Científica Internacional
Renata S. Rocha (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2022
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Andreia Nunes (Autor) (FPCEUP); António Coelho (Autor) (FEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Carolina Cordeiro (Autor) (Outra); Sofia Magalhães (Autor) (Outra); Renata Rocha (Autor) (Outra); Ana Mesquita (Autor) (FPCEUP); Thierry Olive (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2021
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Naymé Salas (Autor) (Outra); Marie Van Reybroeck (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP)
2021
Artigo em Revista Científica Internacional
Andreia Nunes (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP); Sofia Magalhães (Autor) (FPCEUP); Carolina Cordeiro (Autor) (FPCEUP); Andreia Veloso (Autor) (FPCEUP); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Steve Graham (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Carolina Cordeiro (Autor) (FPCEUP); Sofia Magalhães (Autor) (FPCEUP); Andreia Nunes (Autor) (FPCEUP); Thierry Olive (Autor) (Outra); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2022
Artigo em Revista Científica Internacional
Sofia Magalhães (Autor) (FPCEUP); Ana Mesquita (Autor) (FPCEUP); Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP); Andreia Veloso (Autor) (FPCEUP); São Luís Castro (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Sofia Magalhães (Autor) (FPCEUP); Luísa Carneiro (Autor) (Outra); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP)
2020
Artigo em Revista Científica Internacional
Andreia Veloso (Autor) (FPCEUP); Selene Vicente (Autor) (FPCEUP); Marisa Filipe (Autor) (FPCEUP)
2020
Capítulo ou Parte de Livro
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Marisa G. Filipe (Autor) (FPCEUP)
2020
Livro
Teresa Limpo (Editor) (FPCEUP); Thierry Olive (Autor) (Outra)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Teresa Limpo tlimpo@fpce.up.pt
INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência INESC Portugal Instituto de ID Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho AFCC Investigador Responsável 20
FEUP Rui Pedro Amaral Rodrigues RPR Investigador 40

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Carolina Loureiro Alves Cordeiro ACLAC Investigador 5 2018-11-12 2022-03-31
FPCEUP Ana Isabel Teixeira Vieira AITV Investigador 100 2021-06-21 2022-03-31
FPCEUP Ana Sofia Morais Magalhães ASMM Bolseiro 100 2018-12-15 2019-12-14
FPCEUP Ana Sofia Morais Magalhães ASMM Investigador 10 2021-02-01 2022-03-31
FPCEUP Andreia Georgina Salé veloso AGSV Investigador 5 2018-11-12 2022-03-31
FPCEUP Andreia Isabel Costa Nunes AICN Investigador 5 2018-11-12 2022-03-31
FPCEUP Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schoner SLC Investigador 15 2018-07-01 2022-03-31
FPCEUP Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias MTLHSD Investigador Responsável na UO 50 2018-07-01 2022-03-31
FPCEUP Marisa Gomes Filipe MGF Investigador 100 2018-10-01 2020-08-31
FPCEUP Rui Alexandre Teixeira Alves RAA Co Investigador Responsável 35 2018-07-01 2018-11-12
FPCEUP Thierry Olive Investigador 10 2018-07-01 2022-03-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo