Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Helena Vilaça

Helena Vilaça

Fotografia de Helena Carlota Ribeiro Vilaça
Nome: Helena Carlota Ribeiro Vilaça
Sigla: HCRV
Estado: Ativo
R-000-5RF
9910-FF5F-2FB6
AAH-8511-2020
57197776100
Extensão Telefónica: 4195
Salas: B253

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Sociologia

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho Cientifico 2022-06-23
Membro da Comissão Executiva do Departamento Departamento de Sociologia 2017-01-01
Membro da Comissão Cientifica 3º ciclo em Sociologia 2014-11-14

Apresentação Pessoal

Professora Associada com Agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde dou aulas desde 1987. Sou licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Sociologia desde 2003 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Entre 2008 e 2010 fiz um pós-doutoramento em sociologia na FLUP e na Universidade de Pádua (Itália) sobre o tema imigração, etnicidade e religião. Em 2011, fui Professora Visitante no Departamento de Teologia da Universidade de Uppsala (Suécia) e em 2017 estive nos EUA com uma bolsa do Departamento de Estado, no âmbito do Programa Fulbright “Pluralismo Religioso”. Fui membro do Conselho da Sociedade Internacional para a Sociologia da Religião, representante da Península Ibérica (2013-2021), e coordenadora nacional da rede EUREL (Sociological and Legal Data on Religions in Europe and Beyond). Fui também membro da direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), entre 1998 e 2000 e, em 2018, fundei e tornei-me coordenadora da secção de Sociologia da Religião da APS.
Atualmente sou membro da direção do Departamento de Sociologia e da direção do . Curso de doutoramento em Sociologia. Fui diretora do curso de Mestrado em Sociologia da FLUP de 2005 a 2008 e membro da sua Comissão de Acompanhamento (2012-2019). Fui orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado e participei de painéis de provas acadêmicas. Criei cursos de formação contínua sobre diversos temas no campo da sociologia da religião.
Sou investigadora integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), tendo sido uma dos fundadoras e membro da primeira direção. Coordenei o grupo de investigação “Recomposições Sociais e Território” até 2020. Sou investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Teologia e Estudos Religiosos (CITER) da Universidade Católica Portuguesa.
O meu trabalho científico tem sido focado predominantemente na religião, por exemplo, pluralismo religioso; migrações, etnia e religião; Catolicismo português, novas comunidades protestantes e evangélicas na cidade. Estes temas têm sido investigados fundamentalmente em várias redes e projetos internacionais e nacionais, dos quais se destacam: “Identidades Religiosas e Dinâmicas Sociais na Área Metropolitana de Lisboa” (2018-2019), financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos; os projetos realizados no âmbito da rede GERICR, “L'Eglise Catholique face aux nouveaux défis éthiques, sociaux et politiques, poses dans les pays d'Europe Occidentale dedition catholique” (2007-2010) e “Las consecuencias sociales de la nueva pluralidad religiosa nos países europeus de maioria católica histórica” (2009-2013), ambos financiados pelo Ministério da Ciência espanhol; “Imigração, etnicidade e religião: comunidades religiosas de imigrantes do Leste Europeu” (2008-2010), apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; “Igreja e Religião na Europa Alargada” (2004-2008), apoiado pela Volkswagen Foundation; "Pluralismo Religioso e Moral" (1995-2001) e financiado pela European Science Foundation. Atualmente continuo a participar em projetos em curso da rede EUREL e como membro da equipa de projetos internacionais do European Interdisciplinary Master African Studies (EIMAS), financiado pela Comissão Europeia e com um orçamento de 2.936 milhões de euros e iniciado em dezembro de 2019.
Entre as obras publicadas, destacam-se os livros: Da Torre de Babel às terras prometidas, Afrontamento, 2006; Religião em movimento: migrações e comunidades religiosas na Itália e em Portugal, Estratégias Criativas (in H. Vilaça; E. Pace, Eds.), 2010; Portrait du Catholicisme au Portugal (co-autoria com M. João Oliveira), in A. Perez-Agóte (Ed.) Portraits du Catholicisme : une comparaison européenne, Presses Universitaires de Rennes, 2012; The Changing Soul of Europe: Religions and Migrations in Northern and Southern Europe, Ashgate, 2014 (in H. Vilaça, E. Pace, I. Furseth e P. Pettersson, Eds.); Desafios éticos da Igreja Católica em Portugal: o caso do casamento entre pessoas do mesmo sexo (co-autoria com M. João Oliveira), in K.Dobbelaere; A. Perez-Agóte, (Eds.), The Intimate: New Conflicts entre Religião e Política, KADOC, Leuven University Press, 2015; Identidades religiosas e dinâmicas sociais na Área Metropolitana de Lisboa (in A. Teixeira, Ed.) FFMS, 2019; A Religião no espaço público português (co-autoria com M. João Oliveira), Lisboa, INCM, 2019; A relação entre protestantes e evangélicos com a política em Portugal: das origens ao presente, in  D. Rodrigues and N. Lellis (Eds.), Religião e política: o contexto da lusofonia, São Paulo, Recriar, 2020.

Investigação

Categoria: Não definida
Centro de Investigação & Desenvolvimento: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Outros

Categoria: Não definida
Órgão: Conselho Científico
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo