Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Centros de Investigação & Desenvolvimento > Instituto de Sociologia

Instituto de Sociologia

Sigla: IS Instituto de Sociologia - Abre numa nova janela
Responsável: Alexandra Lopes
Missão: Logótipo IS
  • Promoção de atividades de Investigação em domínios mais gerais como a Epistemologia, a Sociologia da Ciência, as metodologias e Técnicas de Investigação, ou em outros, mais especializados como a Sociologia Política e das Instituições, a Sociologia do Trabalho e das Organizações, a Sociologia do Território, a Sociologia das Culturas, Identidades e Estilos de Vida, etc.
  • Apoio à prossecução de trabalhos de investigação dos membros da Unidade (com relevância para Dissertações de Doutoramento), não só através dos meios técnicos e científicos acumulados, mas, igualmente, pelo exercício de círculos temáticos de discussão, orientados por problemáticas próprias.
  • Prestação de serviços ao exterior, designadamente no que se refere ao diagnóstico e avaliação/monitorização de políticas, instituições, práticas e processos de mudança social, cruzando níveis territoriais diversos (local, regional, nacional, global), bem com através do desenvolvimento e animação de projetos de Investigação-Ação em unidades socialmente delimitadas.
  • Inovação no domínio das "aparelhagens conceptuais", na metodologia e nas modalidades de superação do hiato entre Teoria e Pesquisa Empírica.
  • Colaboração na Edição Periódica da Revista Sociologia, direcionada para as temáticas intrinsecamente relacionadas com este domínio do saber, mas sem descurar férteis cruzamentos interdisciplinares.
  • Colaboração estreita com as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta unidade herda toda a experiência científica acumulada pelo Instituto de Sociologia desde 1989.
  • Promoção e apoio, igualmente, à publicação de Trabalhos de Investigação.
Descrição: O Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nasce em 1989 com o intuito de promover a investigação nesta área específica do conhecimento, convocando, igualmente, o património de outras ciências sociais.

Integra, desde 2002, a rede de unidades científicas da Fundação de Ciência e Tecnologia. Intimamente ligado ao Departamento de Sociologia da referida Faculdade, abre-se à região e ao país como catalisador de inovação e discussão científicas.

Múltiplos projetos têm sido desenvolvidos, envolvendo uma vasta rede de parcerias, em particular com instituições públicas e associações. A área das políticas sociais constitui um dos eixos transversais mais trabalhado.

Centrado na investigação fundamental e na prestação de serviços de relevância social, o Instituto de Sociologia pretende criar dinâmicas cada vez mais ativas de envolvimento com a comunidade, a par da divulgação pública dos resultados das pesquisas, de forma a captar novos públicos para o conhecimento científico e, em particular, para a abordagem sociológica da realidade.

A sua Comissão Executiva é composta pelos seguintes elementos:

 

Horário: 9h00 - 17h30
Email: isociologia@letras.up.pt
Telefone: 226077132
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-18 às 16:55:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais