Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Departamentos > Departamento de Sociologia

Departamento de Sociologia

Sigla: DS
Responsável: João Teixeira Lopes
Descrição:
O Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto assegura a formação graduada e pós-graduada em sociologia. Compete ao Departamento regular as seguintes atividades dentro da área científica que lhe é própria:
1. promoção da investigação científica - fundamental e aplicada - e do estudo universitário;
2. ensino em cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-graduação, especialização e formação contínua;
3. prestação de serviços à comunidade, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento social e cultural;
4. colaboração com outras entidades que persigam objetivos semelhantes, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
5. organização de eventos de natureza diversa que vivifiquem a discussão científica em torno das grandes temáticas disciplinares e interdisciplinares.

O Departamento de Sociologia tem como curso de graduação a licenciatura em Sociologia. Constituída em 1985, possui uma estrutura curricular que proporciona uma preparação científica básica, sólida e atualizada em sociologia e encontra-se vocacionada para a formação de sociólogos. O processo de ensino-aprendizagem dinamizado no curso possibilita um contacto aprofundado com as modalidades de conhecimento científico específicas de outras ciências sociais e incentiva a formulação de olhares sociológicos sobre as sociedades contemporâneas, em particular a portuguesa.

Desde 1995 desenvolve-se a formação pós-graduada (mestrados) em sociologia. Os cursos de mestrado constituem, em simultâneo, um espaço reflexivo de aprofundamento do conhecimento sociológico sobre a sociedade portuguesa e um espaço alargado de problematização e apuramento teórico, metodológico e técnico sobre as questões atualmente em debate no seio da sociologia. Ao valorizar-se as atividades de investigação e de formação, procura-se articulá-las com as procuras sociais de que a Universidade é alvo.
O Departamento de Sociologia edita a revista Sociologia - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Entre o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, unidade de investigação, e o Departamento de Sociologia mantêm-se relações de estreita colaboração.

Processo Europeu de Bolonha
Tendo em conta o novo modelo de organização do ensino superior no que respeita aos ciclos de estudos decorrente do Processo de Bolonha, a licenciatura em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a partir do ano letivo de 2007-2008, terá uma duração de 6 semestres, correspondentes a 180 ECTS. O curso de 1.º ciclo conferirá o grau de licenciado.

O 2.º ciclo de estudos em Sociologia terá uma duração de quatro semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS. O curso é designado por Mestrado em Sociologia, podendo o aluno, no 3º e 4º semestres, optar pela elaboração de uma dissertação de mestrado ou pela realização de um estágio profissionalizante com o respetivo relatório.

Será assegurada aos estudantes a transição entre a anterior organização de estudos e a nova organização decorrente do processo de adequação do ciclo de estudos a Bolonha.
Departamento de Sociologia oferece ainda a formação de 3º ciclo (Doutoramento).

Com a criação deste Curso procura-se proporcionar um espaço reflexivo e aprofundado de aprendizagem sociológica e um horizonte alargado de debate e apuramento teórico, metodológico e técnico sobre as matérias que  serão alvo de análise, mas perspetiva-se, simultaneamente, o exame de temáticas emergentes e a construção de novos desafios teóricos e metodológicos.

Para prosseguir estes objetivos, o presente Curso recorre a professores do Departamento de Sociologia da FLUP. Procura-se, contudo, articular as respetivas ações com colaborações de outros professores da Universidade do Porto, de Universidades Portuguesas e de Universidades estrangeiras, no quadro de um ciclo de conferências que acompanhará a dinamização da parte letiva e o segundo ano do respetivo funcionamento.

Para além desta perspetiva de trabalho, espera-se que os estudantes do Curso de Doutoramento possam vir a articular as suas propostas de análise com a dinâmica de investigação implementada no Instituto de Sociologia da  da Universidade do Porto.

Consultar regulamento em Documentos do Departamento
Horário: Secretariado dos Departamentos
Torre A | Piso 2 | Sala 258
Horário atendimento: 9:30-17:30
Telefone de contacto: 220 427 658 (ext. 3258)
Email: secdep@letras.up.pt

Email: ds@letras.up.pt
Morada: Via Panorâmica s/n (TORRE B)
Código Postal: 4150-564
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-01-19 às 17:22:05