INSTRUÇÕES
O Serviço de Gestão Académica e Expediente da FFUP (SGAE) envia para o email indicado na candidatura as credenciais de acesso para realização da matrícula.
O estudante só poderá aceder ao sistema nas datas definidas para cada uma das fases de matrícula.
Para iniciar o processo de matrícula o estudante deve aceder a Inscrições.
Uma vez na página deverá realizar os seguintes passos:
PEDIDO DE CREDITAÇÃO
Caso pretenda solicitar a creditação ("equivalência") de formação académica realizada numa instituição de ensino superior, deverá consultar aqui a informação disponível.
Após submeter o pedido de creditação online e o Serviço de Gestão Académica o validar, deverá proceder ao pagamento do mesmo acedendo à sua "Conta Corrente".
ESTATUTO TRABALHADOR-ESTUDANTE
Caso pretenda solicitar o Estatuto de Trabalhador-Estudante da Universidade do Porto, deverá descarregar a minuta, preencher e anexar os documentos solicitados, conforme a sua situação profissional, e proceder ao seu envio/entrega até 20 dias úteis após o ato de matrícula.
Deverá Submeter uma fotografia na página pessoal de estudante no SIGARRA. (Requisitos necessários: fotografia "tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 160 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG; ou utilizar a webcam de um portátil). Tutorial
DADOS PESSOAIS (ONLINE)
Deverá atualizar os seus dados pessoais com a maior brevidade (Tutorial).
INSCRIÇÃO TURMAS LABORATORIAIS
Inscrição realizada pelo Serviço de Gestão Académica, cujo horário poderá ser consultado na página pessoal do estudante no SIGARRA, na opção “Horário”, em setembro 2025.
CARTA DE ACEITAÇÃO (estudantes internacionais)A carta de aceitação necessária para emissão do visto será enviada via email após validação da matrícula pelos Serviços Académicos.
VALIDAÇÃO DE DOCUMENTOS
Caso necessite de uma Declaração de Benefícios (imprimir um exemplar para cada fim) deverá preencher e solicitar a validação no Serviço de Gestão Académica, por email ou deverá solicitar o agendamento para levantamento presencial da mesma.
A validação deste ou outros documentos que necessite só serão validados se o estudante tiver os pagamentos do seguro escolar e 1ª prestação de propinas regularizados.