Tópicos Avançados de Aprendizagem Computacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MECD |
27 |
Plano de estudos Oficial |
2 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento.
Capacidade de analisar e sintetizar conhecimento.
Capacidade de desenvolver sistemas de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas. Conhecer, aplicar e avaliar modelos avançados de aprendizagem computacional.
Conhecer técnicas de aprendizagem profunda, com abordagens de treino ‘end-to-end’, e minimizando o uso de dados etiquetados. Resolver aplicações utilizando métodos de autoaprendizagem. Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer técnicas de aprendizagem profunda, com abordagens de treino ‘end-to-end’, e minimizando o uso de dados anotados. Resolver aplicações utilizando métodos de autoaprendizagem. Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aprendizagem profunda. Modelos profundos.
Redes neuronais convolucionais profundas. Técnicas de regularização. Técnicas de otimização. Treino ‘end-to-end’.
Automodeladores. Modelos generativos. Aplicação a Visão por Computador.
Aprendizagem com uso eficiente de dados. Aprendizagem fracamente supervisionada. Aprendizagem multi-tarefa. Aprendizagem por transferência.
Modelos para dados sequenciais. Modelos de Markov Escondidos. Redes Neuronais recorrentes. Aplicação a NLP.
Modelos baseados em atenção. Transformers e grandes modelos de linguagem.
Bibliografia Obrigatória
Ian Goodfellow;
Deep learning. ISBN: 978-0-262-03561-3
Bibliografia Complementar
Sergios Theoridis;
Machine learning. ISBN: 978-0-12-818803-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Palestras participativas, seminários e conferências, aprendizagem com base na resolução de casos práticos e projetos, trabalho autônomo e estudo independente pelos estudantes, trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa.
Os assuntos serão abordados em palestras participativas, onde os alunos terão a oportunidade de implementar métodos por si próprios. Durante a parte da palestra, os tópicos do curso serão apresentados e discutidos. Os períodos práticos / laboratoriais serão usados para resolver exercícios e para o desenvolvimento dos trabalhos de avaliação.
Os alunos receberão tarefas de casa individuais semanais durante toda a duração do curso, envolvendo exercícios, leituras e sumarização de textos selecionados.
Software
python
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Conforme o disposto nas normas gerais de avaliação da FEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Durante as aulas, serão propostos pequenos questionários de escolha múltipla (
quizzes), com um peso de 5% na Classificação Final. Os alunos terão trabalhos para resolver fora do horário das aulas, envolvendo exercícios sobre os tópicos abordados nas aulas. Esta componente corresponde a 30% da Classificação Final. O trabalho prático consistirá num projeto cobrindo os tópicos do curso, correspondendo a 30% da Classificação Final. O teste tem um peso de 35% da nota final.
A Classificação Final só é válida caso o estudante obtenha pelo menos 35% da nota máxima possível na componente "Teste".
Conforme previso nas normas gerais de avaliação da FEUP, a aprovação à Unidade Curricular implica a obtenção de uma Classificação Final igual ou superior a 10 valores em 20.Melhoria de classificação
A avaliação do teste poderá ser melhorada no exame de recurso. A melhoria das restantes componentes é possível, mas deverá ser realizada no ano seguinte à obtenção de aprovação à unidade curricular e consiste nas correspondentes componentes de avaliação a realizar pelos alunos desse novo ano.