Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Departamentos > Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Departamentos

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Sigla: DEEC
Responsável: Manuel Pereira Ricardo
Missão:
A missão do DEEC é a de fornecer uma educação abrangente aos alunos da FEUP nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, visando dotá-los de competências para desenvolverem soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis para problemas do mundo real.
 
Os nossos engenheiros são formados com conhecimentos práticos substanciais, sustentados numa base teórica sólida nos domínios da Engenharia Electrotécnica e de Computadores. O pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas muito complexos e destreza de comunicação são também considerados objetivos primordiais da nossa formação. 
 
O DEEC da FEUP é um líder destacado e internacionalmente reconhecido na educação e investigação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores  com mais de um século de experiência e com os seus engenheiros a ocupar as mais destacadas e relevantes posições nos mais variados sectores económicos, causando um impacto único na sociedade.

Descrição:
O DEEC é responsável pela organização de um conjunto de cursos de diferentes ciclos académicos, colaborando também com outros departamentos da FEUP e faculdades da UP, bem como instituições de ensino superior externas. Entre outros cursos, tem  a seu cargo a organização, gestão e lecionação do curso de primeiro ciclo L.EEC que confere o grau de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, do curso de segundo ciclo M.EEC que confere o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e do curso de terceiro ciclo PDEEC que confere o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

L.EEC     M.EEC        PDEEC

O DEEC assegura um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e inclusivo que promove a criatividade, a motivação e a aprendizagem ao longo da vida, para que os seus engenheiros possam enfrentar desafios complexos de engenharia e ter um impacto real na sociedade. 
O corpo docente do DEEC está comprometido com a excelência no ensino, investigação de ponta, inovação e transferência de tecnologia, interagindo com vários actores dos sectores económicos a nível regional, nacional e internacional e estimulando a interdisciplinaridade. O grande empenho que mantém na colaboração com parceiros da indústria e outras instituições académicas permite oferecer aos seus alunos oportunidades únicas de trabalhar em projetos do mundo real e ganhar experiência prática.

Áreas Disciplinares

A atividade do DEEC encontra-se organizada em 18 áreas disciplinares agregadas em 5 grandes grupos que cobrem os aspetos fundamentais da Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Estas áreas aprofundam o conhecimento, estabelecem relações entre si e com outras áreas da engenharia e constituem os pilares das engenharias que estão a revolucionar o Séc. XXI, incluindo a inteligência artificial, os semicondutores, o 6G, a computação e comunicações quânticas, a robotização, os sistemas ciber-físicos ou a energia. Estes aspetos são investigados e ensinados nestas áreas, com conhecimento alicerçado em projetos de investigação internacionais em que participamos e lideramos.  Os grupos de áreas disciplinares do DEEC são os seguintes:.

Automação Área relacionada com o estudo, projeto, e desenvolvimento de sistemas e processos automatizados, com larga aplicação em variados sectores da sociedade, tais como transporte e saúde, entre outros. Os sistemas de automação podem ser máquinas simples, tais como portas automáticas, ou sistemas complexos, tais como robôs e sistemas que utilizam algoritmos de inteligência artificial (IA). A tecnologia automatizada permite dotar os processos de maior segurança e eficiência, pois geralmente elimina o erro humano.
Electrónica e Computadores Área que abrange o estudo, projeto e desenvolvimento de componentes, circuitos e sistemas eletrónicos, que podem ir desde microprocessadores e sensores, até circuitos integrados e sistemas embutidos, bem como a conceção e implementação de software e hardware informático, com vista a melhorar o desempenho, e a funcionalidade de computadores e dispositivos relacionados. Compreende um conjunto de sub-áreas especializadas, entre as quais eletrónica digital e eletrónica analógica, semicondutores, arquitectura de computadores e inteligência artificial. Domínios de aplicação incluem eletrónica de consumo, como smartphones e laptops, dispositivos médicos, comunicação de dados, sistemas de transporte, automação industrial, etc.
Energia Estudo e desenvolvimento de tecnologias e sistemas de geração, distribuição e consumo de energia, com enfoque em fontes renováveis de energia, nomeadamente solar, eólica, hidroelétrica, biomassa, das ondas e geotérmica. Este campo visa otimizar os sistemas de energia para garantir a eficiência energética, confiabilidade, estabilidade e robustez de operação e segurança, bem como a sustentabilidade, buscando minimizar os impactos ambientais. Abrange diferentes subáreas especializadas, tais como tecnologias de conversão de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia, gases renováveis (biogases e hidrogênio), redes inteligentes, mobilidade elétrica, mercados e regulação de energia ou política energética, entre outros.
Sinais e Sistemas Esta área abrange o estudo e desenvolvimento de modelos matemáticos e técnicas de análise, processamento e transmissão de sinais. Os sinais referem-se a qualquer quantidade mensurável que varia ao longo do tempo ou espaço, nomeadamente som, imagens, e dados. Sistemas podem ser qualquer dispositivo ou processo capaz de manipular ou transmitir sinais. Sinais e sistemas são componentes essenciais de muitas tecnologias e aplicações modernas.
Telecomunicações Estudo, projeto e desenvolvimento de tecnologias e sistemas de transmissão de informação a longas distâncias, incluindo comunicações de voz, dados, imagens e vídeo. Os engenheiros de telecomunicações visam desenvolver tecnologia e otimizar sistemas para garantir que sejam fiáveis, seguros e eficientes e acessíveis, melhorando a qualidade e a velocidade da comunicação. Compreende um conjunto de sub-áreas, tais como tecnologias e protocolos de comunicação, redes de computadores, comunicação sem fios, comunicação móvel, segurança em redes, tecnologia multimédia, etc..

Investigação

A investigação conduzida pelo universo DEEC está organizada em laboratórios e centros de investigação e inovação da Universidade do Porto, incluindo:

C2SR

 

Cyber-Physical Control Systems and Robotics

SYSTEC

C-BER

 

Centre for Biomedical Engineering Research

INESC TEC

CPES

 

Centre for Power and Energy Systems

INESC TEC

CRAS

 

Centre for Robotics and Autonomous Robotics

INESC TEC

CRIIS

 

Centre for Robotics in Industry and Intelligent Systems

INESC TEC

CTM

 

Centre for Telecommunications and Multimedia

INESC TEC

DIGI2

 

Laboratory for Digital and Intelligent Industry

SYSTEC

LEMR

 

Laboratory for Electric Mobility and Renewables

SYSTEC

LSCOE

 

Laboratory for Systems Control Optimisation and Estimation

SYSTEC

LSTS

 

Underwater Systems and Technology Laboratory

 

NS

 

Networked System

IT

 Contactos DEEC

DEEC geral:  

Telefone: 225 081 600 / 22 041 4983  

Email: deec@fe.up.pt

Secretariado DEEC:  

Telefone: 225 081 600 / 22 041 4983 

Email: secretariado.deec@fe.up.pt

Secretariado de cursos:   Por favor utilizar contactos disponíveis nas páginas dos cursos
Direção DEEC:   Telefone: 225 081 600 / 22 041 4983 

Email: direcao.deec@fe.up.pt

Morada: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/ Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores/ Rua Dr. Roberto Frias, s/n
Código Postal: 4200-465
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-19 às 02:19:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias