Código Oficial: | 6025 |
Sigla: | MCI |
Descrição: | O Mestrado em Ciência da Informação (MCI) proporciona uma formação avançada em Ciência da Informação dirigida a quem deseja prosseguir uma carreira profissional ou de investigação nesta área. Este mestrado é da responsabilidade conjunta da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
Dotar os alunos com competências para planear sistemas para gestão do conhecimento e colaboração numa organização segundo uma perspectiva estratégica.
Objetivos da unidade curricular:
O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os mestrandos de competências que lhes permitam explorar e analisar os recursos de informação científica, designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação, bem como desenvolver um pensamento crítico em torno dos fenómenos da comunicação científica.
OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
1. Identificar os conceitos básicos da Psicologia Cognitiva;
2. Analisar as aplicações destes conhecimentos no desenvolvimento do comportamento informacional e no User Experience;
3. Relacionar a Psicologia Cognitiva e e/no desenvolvimento da Inteligência Artificial.
A unidade curricular "Representação do Conhecimento" tem como base a Lógica de 1ª Ordem e usa-a para construir modelos do mundo que possam ser incluídos em sistemas computacionais. A representação do conhecimento e a inferência baseada nele requerem a identificação de ontologias para os domínios escolhidos.
As linguagens de ontologias, que incorporam os conceitos da web semântica, são ferramentas poderosas para tarefas que envolvem analisar conhecimento no mundo e mapeá-lo para representações que possam ser processadas automaticamente.
Pretende-se que nesta unidade os estudantes se familiarizem com a teoria e a prática da representação de conhecimento, ligando-as à sua experiência anterior com a modelação de domínios, a descrição de informação e as bases de dados.
Esta Unidade Curricular tem por âmbito o reconhecimento das vulnerabilidades da Informação Digital na sociedade actual relativamente a uma utilização abusiva e destrutiva e o conhecimento básico dos meios (especialmente informáticos) disponíveis para as atenuar.
Esta UC tem como objetivos:
- Aprofundar conhecimentos sobre análise de conteúdo, representação de conceitos (indexação) e sistemas de organização do conhecimento;
- Dotar os estudantes de competências para a construção e utilização de vocabulários controlados;
- Desenvolver o pensamento crítico dos estudantes relativamente à teoria e à prática do exercício de análise de conteúdo e indexação.
A unidade curricular de "Arquivos e Bibliotecas Digitais" tem como objectivo principal conduzir os estudantes numa análise dos princípios, teoria e tecnologia dos repositórios digitais, apoiados em ferramentas que lhes permitam construir na prática sistemas desta natureza.
A UC tem como objetivo proporcionar o estudo de forma integrada dos temas, dos conceitos e das noções jurídicas fundamentais no âmbito do Direito da Informação.
Além da abordagem sistemática da legislação aplicável às diferentes formas e conteúdos da informação serão tratados os novos temas resultantes da interação entre informação, direito e tecnologia, em especial em ambiente digital.
Visa-se dotar os estudantes dos instrumentos essenciais de compreensão do Direito da Informação com base em exemplos que possam ser úteis na sua atividade futura, como um dos fatores a ter em consideração nos projetos de desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação.
Dotar os alunos com competências para analisar, especificar e desenhar serviços e sistemas de informação, numa perspetiva sócio-técnica, e com base nos pensamentos de design, sistémico, criativo e crítico.
Nos termos do estipulado em normas específicas da FEUP, nesta unidade curricular:
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes com conhecimentos e competências básicas sobre os princípios e instrumentos metodológicos e técnicos disponíveis para a realização de atividades de investigação em qualquer contexto. Pretende, em particular, apoiar os estudantes nos aspetos de planeamento e metodológicos da unidade curricular Dissertação.
Sensibilizar os estudantes para a relevância das questões da preservação digital no contexto de uma análise de segurança da informação.
Durante as aulas pretende-se criar nos estudantes sensibilidade para os problemas da preservação digital e fornecer-lhes experiências de análise de casos, experimentação de ferramentas e desenvolvimento de soluções que lhes forneçam competências para a participação em equipas de desenvolvimento de sistemas de informação com uma forte componente de preservação.Dotar os estudantes da capacidade de projetar, implementar e explorar armazéns de dados (data warehouses).