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Engenharia de Requisitos de Sistemas de Informação

Código: MCI0034     Sigla: ERSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 9 Plano de estudos oficial 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Alexandra Neves Soares dos Reis Torgal Lobo Xavier 1,00
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 1,00
Filipa Rente Ramalho 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os alunos com competências para analisar, especificar e desenhar serviços e sistemas de informação, numa perspetiva sócio-técnica, e com base nos pensamentos de design, sistémico, criativo e crítico. 

Resultados de aprendizagem e competências

Ao serem aprovados à unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

- Explicar em que consiste o desenho de serviços e sistemas baseada em design thinking
- Explicar e aplicar as principais técnicas e ferramentas de design thinking
- Explicar o papel dos pensamentos sistémico, criativo e crítico no desennho de sistemas e serviços de informação
- Explicar e aplicar as principais técnicas de desenho de serviços de informação
- Explicar e aplicar as principais técnicas de desenho de sistemas de informação

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Design Thinking e Inovação em sistemas e serviços

  2. Desenho de Serviços de Informação

  3. Desenho de Sistemas de Informação.

Bibliografia Obrigatória

Klaus Pohl; Requirements Engineering: Fundamentals, Principles, , Springer, 2010. ISBN: 978-3-642-12577-5
Michael Lewrick, Larry Leifer, and Patrick Link ; The Design Thinking Toolbox, Wiley, 2020. ISBN: 9781119629191

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino orientado ao projecto através do método de ensino problem-based. Os alunos dividem-se em grupos e levarão a cabo 1 projecto abrangendo todas as fases de um processo de engenharia de requisitos envolvendo design thinking e análise, especificação e desenho de serviços e sistemas de informação.

Método expositivo usado nas aulas para apresentação da base conceptual, teórica e metodológica para a realização do projecto.

Pela natureza projectual da disciplina,  a avaliação é realizada de forma contínua através de trabalhos/projectos de carácter teórico/prático, designadamente:

  • 2 Trabalhos individuais: Análise e discussão de dois artigos em dois momentos diferentes, através da subsmissão de trabalhos na  Plataforma Moodle;

  • Projeto de grupo: Consolidação e aplicação das técnicas, métodos e metologias apresentadas num problema em concreto para desenvolvimento de um servivço e sistema de informação, identificado pelo grupo. A avaliação é realizada através de duas apresentações orais presenciais do projeto e a submissão de um relatório final do projeto com a especificação de requisitos, através da Plataforma Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

Presença obrigatória em todas as apresentações orais do projeto de grupo calendarizadas.

Necessária nota mínima de 40% em qualquer das componentes de avaliação.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,7*NFP + 0,3*NTI

CF - Classificação Final
NFP - Nota individual Final do Projeto de grupo
NTI - Nota do Trabalho Individual

Os docentes reservam-se o direito de diferenciar a classificação dos estudantes de um mesmo grupo, em função da percepção factual do esforço desenvolvido por cada elemento, bem como participação e discussão nas apresentações orais.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário realizam os componentes de avaliação na época em que estes têm lugar.

Melhoria de classificação

É possível melhorar a nota da componente de Trabalho Individual, na época de recurso.

A nota da componente de avaliação de Projeto (grupo) não é passível de melhoria na época de recurso. Só poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da Unidade Curricular.

Observações

O texto em português prevalece sobre a tradução em inglês.
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