Código Oficial: | 6294 |
Sigla: | MESG |
Descrição: | O Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) adota uma abordagem educativa focada em conceber, desenvolver, implementar e operar sistemas de serviços, complementando a formação de base dos estudantes (licenciatura) e acrescentando competências interdisciplinares em engenharia de serviços e gestão. O MESG tem uma abordagem de engenharia que é uma característica que o distingue de outros mestrados orientados a serviços. Esta abordagem de engenharia envolve quatro aspetos principais: - Abordagem de sistemas, que integra pessoas, processos e tecnologias. - Conceção e gestão de processos. - Competências em TIC. - Abordagem de engenharia CDIO, com um forte ênfase na aprendizagem baseada em projetos. O MESG reúne um conjunto multidisciplinar de estudantes, na sua maioria de engenharia ou economia/gestão. De acordo com a formação de base de cada candidato, pode ser definido um plano de estudos para melhor complementar as competências anteriores. O MESG é inteiramente ensinado em inglês. |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da gestão dos serviços, dando uma visão integradora dos processos da gestão dos serviços e da gestão estratégica para que a empresa possa desenvolver vantagens competitivas no mercado. A UC tem uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.
OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender a complexidade e os aspetos qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de estruturação de problemas e de abordagens multicritério;
- definir a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas para projectar e implementar SADs;
- desenvolver modelos em folhas de cálculo, e desenhar ferramentas para apoio à decisão;
- usar os conceitos fundamentais da Teoria da Decisão e da Análise Multicritério;
- desenvolver modelos, algoritmos de otimização, heurísticas e abordagens de simulação, para resolver problemas de interesse prático, em Gestão de Operações.
No contexto da criação de valor e da gestão, o objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos necessários à compreensão das consequências das decisões operacionais, fornecendo competências tanto na contabilidade como na gestão financeira. Informação importante: notar por favor que a maior parte dos tópicos deste curso são apenas relevantes em idioma português uma vez que as normas contabilísticas e as normas fiscais são específicas de Portugal.
O objetivo deste curso é ensinar os métodos, técnicas e melhores práticas para planear, gerir e realizar um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de tecnologias baseadas em serviços.
It is expected to provide the students with an understanding of the role of operations, logistics, and supply chain management in the services sector/industry. In particular, to develop the skills necessary to design, plan and manage operations and logistics in the service sector, considering the maximization of operational efficiency and client satisfaction.
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área de Marketing de Serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um planod e marketing e à discussão de casos de estudo.
Preparar os estudantes para projetarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objetivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo. Assim devem ficar a saber utilizar modelação conceptual de informação, em particular de classes de objetos e modelo relacional, modelação da interação com os utilizadores, metodologia de projeto de engenharia informática e sistemas de gestão de bases de dados relacionais.
Esta unidade curricular tem como objetivo que os estudantes (i) conheçam e compreendam o papel dos sistemas de informação nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia da organização; (ii) compreendam o conceito de arquitetura de sistemas de informação tanto ao nível da estratégia de negócio, como ao nível técnico das aplicações.
Assim, ao nível estratégico, serão estudadas frameworks e ferramentas para análise das arquiteturas empresariais. Ao nível aplicacional, serão estudadas as arquiteturas, linguagens e ferramentas de programação para a web que habilitem os estudantes a analisar e desenvolver autonomamente aplicações web de pequena/média complexidade.
A UC tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências nos diferentes métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços, integrando uma sólida base teórica, baseada na discussão do estado de arte em termos de métodos e casos, com a sua aplicação a um projeto de desenvolvimento e desenho de serviços.
This course unit aims to endow students with the basic skills to think strategically, to develop a specific business and corporate strategy, to understand the issues and hurdles of implementation, in order to play a role in a given company's competitiveness.
Transmitir os principais conceitos e metodologias de gestão do relacionamento com o cliente assim como as principais normas, tecnologias e sistemas que permitem às organizações manter, aprofundar e desenvolver o relacionamento com os seus clientes.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projetos de investigação no âmbito do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: fundamentos do processo de investigação (ontologia, epistemologia metodologia e ética) e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação.