Código: | ESG0029 | Sigla: | GS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESG | 27 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Gabriela Beirão dos Santos | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,00 |
Maria Gabriela Beirão dos Santos | 3,00 |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da gestão dos serviços, dando uma visão integradora dos processos da gestão dos serviços e da gestão estratégica para que a empresa possa desenvolver vantagens competitivas no mercado. A UC tem uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.
No final os estudantes devem:
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DE SERVIÇOS
1.1. A gestão e o papel do gestor
1.2. A evolução da gestão
1.3 A evolução para uma economia de serviços
1.4 Os aspectos distintivos dos serviços
1.5 Service Dominant Logic
2. GESTÃO ESTRATÉGICA DOS SERVIÇOS
2.1. Gestão estratégica e competitividade
2.2. O processo de desenvolvimento de estratégias
2.3. Estratégias competitivas
3. GESTÃO DOS SERVIÇOS
3.1 Tecnologia nos serviços
3.2 Qualidade dos serviços
3.3 Inovação nos serviços
As aulas serão usadas para a apresentação de conceitos, apresentação de casos práticos e discussão de casos de estudo.
Vão ser dados 2 tipos de casos:
a) pequenos casos de estudo que serão disponibilizados no moodle na semana anterior e serão discutidos em aula, sem avaliação sumativa;
b) Três casos de estudo de avaliação que os alunos deverm analisar e realizar um relatório de 20 slides e fazer a discussão em aula, contando o relatório e discussão para a avaliação de frequência.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 45,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho escrito | 33,00 |
Total: | 162,00 |
No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.
É necessária nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.
Nota final= 0,45*(apresentação e discussão em grupo de 3 casos) + 0,10*(participação individual nas aulas e resposta ) + 0,45* exame.
Os alunos que não comparecerem na aula de discussão do caso terão zero valores na componente de discussão do caso, que representa 50% da avaliação do caso.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.
O exame é sem consulta.
Nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,5*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,5*nota de exame
É necessária nota mínima de 7,5 (em 20) em cada componente de avaliação.
Avaliação idêntica ao caso normal.
Embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos três momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.