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Laboratório de Gestão de Projetos

Código: ESG0021     Sigla: LGP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=7189
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 18 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves Regente
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves 1,00
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos de software, trabalho em equipa, inovação e empreendedorismo, habilitando-os assim a resolver a diversidade de problemas que tipicamente surgem no desenvolvimento de um produto tecnológico ou no lançamento de uma empresa de base tecnológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular é um laboratório vivo, possibilitando aos estudantes uma experiência de aprendizagem na primeira pessoa do que é na realidade desenvolver um produto tecnológico ou criar uma empresa de base tecnológica. O resultado final expetável não é uma apresentaçao ou um relatório, mas um produto e o correspondente modelo de negócio. Os estudantes vão ter de contactar clientes, parceiros e concorrentes, e vão encontrar a complexidade e incerteza inerentes ao verdadeiro funcionamento de uma startup. Os estudantes vão trabalhar em equipa e aprender como transformar boas ideias em grandes produtos ou grandes empresas. Os estudantes vão aprender a utilizar um modelo de negócio e como validar; vão aprender como gerir a inovação e integrar inovação em novos produtos ou empresa; vão aprender a planear e gerir projetos e a desenvolver produtos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, “earned value management,” reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).

  Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento. 

 

2. TRABALHO EM EQUIPA

Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, “team building”, liderança e “coaching”, comunicação pessoal, gestão de reuniões,  negociação e gestão de conflitos, “logbooks”.

3.  INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Lean startup e lean experimentation, prova de conceito (PoC) e produto mínimo viável (MVP).

4.  METODOLOGIAS E FERRAMENTAS

Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: Team Software Process (TSP); Scrum; Rational Unified Process (RUP). Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.

5. EXPERIMENTAÇÃO

Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.

Bibliografia Obrigatória

S. McConnell; Software Project Survival Guide: How to Be Sure Your First Important Project Isn’t Your Last, Microsoft Press, 1997
Tom DeMarco & Timothy Lister; Peopleware. ISBN: 0-932633-43-9
C. Jones; Software Engineering Best Practices, McGraw-Hill, 2010
W. Humphrey; TSP: Leading a Development Team, Addison-Wesley, 2006
Cópias de acetatos e textos fornecidos
IEEE Guide Adoption of PMI Standard A Guide to the Project Management Body of Knowledge , IEEE Press, 2004
W. Humphrey; PSP: A Self-Improvement Process for Software Engineers, Addison-Wesley, 2005
Revistas técnicas e websites
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, 2010. ISBN: 978-0470876411

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC é baseada no trabalho em equipas de média dimensão (7-8 elementos).

Aulas TP são usadas para apresentar e discutir tópicos do programa. Haverá também palestras convidadas, apresentações pelas equipas e trabalho fora da sala de aula.

As aulas laboratoriais (PL) serão usadas para desenvolvimento de um projeto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 71,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos

Fórmula de cálculo da classificação final

A nível de cada equipa de trabalho, a classificação final da unidade curricular será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos:
- Comunicação, imagem e mercado (apresentações, comunicações com o cliente, promoção de ideias e produtos);
- Gestão do projecto (cumprimento dos objectivos, dinâmica individual e da equipa);
- Presença e participação nas aulas e reuniões (em aulas previamente anunciadas serão anotadas as presenças e avaliado o empenho dos presentes);
- Produto desenvolvido (valor para o cliente e qualidade).
- Modelo de negócio e exploração dos resultados do projeto.

A classificação final global de cada equipa será calculada considerando os seguintes pesos:
- Gestão do projecto e trabalho em equipa: 45%;
- Produto desenvolvido: 30%.
- Comunicação e mercado: 25%

A classificação individual terá como base a classificação global da respetiva equipa, podendo variar de acordo com a auto-avaliação realizada no interior da própria equipa, com a presença e participação nas aulas e reuniões,  e com os resultados do acompanhamento feito pelos docentes ao longo dos trabalhos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idênticas às dos estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.

Observações

Datas importantes:
- 9.02.2024: Início das aulas; Apresentação da unidade curricular; Constituição das equipas; Atribuição dos projectos
- 16.02.2024: Reunião de Kick-off dos projectos e primeira reunião com os clientes
- 15.03.2024: Sessão de apresentações intermédias
- 24.05.2024: Entrega dos projectos
- 29.05.2024: Sessão de apresentações finais e de encerramento
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