Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MESG > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Horário de verão da Biblioteca

Cursos

Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 6294
Sigla: MESG

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise e Modelação de Processos

ESG0002 - ECTS
 
The course aims to introduce the concepts of business model and business process and present a set of tools for analysis, modeling and management that enable students, based on process analysis, developing business models and specify management systems and information that support those models.

Criatividade

ESG0008 - ECTS - Identificação dos requisitos cognitivos da percepção e do comportamento que permitem o desenvolvimento de propostas inovadoras.

- Compreensão dos mecanismos e das diferentes fases de um processo criativo.

- Utilização consciente e flexível de ferramentas heurísticas sistémicas: técnicas para a exploração de problemas, métodos e técnicas de geração e validação de ideias.

- Desenvolvimento das competencias de comunicação de ideias e para escolher as ferramentas mais persuasivas e que melhor as comunicam.

- Participação pro-ativa num grupo.

Gestão de Empresas

ESG0001 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da gestão dos serviços, dando uma visão integradora dos processos da gestão dos serviços e da gestão estratégica para que a empresa possa desenvolver vantagens competitivas no mercado. A UC tem uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.

Interação Pessoa-Computador

ESG0017 - ECTS

OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES

1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.

2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.

3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.

Multimédia e Novos Serviços

ESG0025 - ECTS

-Analisar e discutir a função estruturante das Comunicações e seus impactos na organização e evolução económico/social da Sociedade (empresas,cidadãos,administração pública)

-Perceber tendências tecnológicas nas Telecomunicações (redes,terminais, serviços)

-Conhecer os aspectos relevantes do Sector, em Portugal e no Mundo

-Dominar alguns conceitos tecnológicos básicos para facilitar o diálogo multi-disciplinar nas Organizações, seja em processos colaborativos internos ou na relação externa com parceiros, fornecedores e clientes da sua cadeia de valor

-Saber aproveitar as TIC (na sua componente de Comunicação Multimédia) para ciar Valor e promover a Inovação,seja nos modelos de negócio,nos processos produtivos e de decisão,nos produtos e serviços ou na experiência de utilização dos clientes.

-Adquirir sensibilidade quanto à incorporação das Plataformas Multimédia de Comunicação Electrónicas na construção e fornecimento de Serviços, com Casos de Estudo reais

-editar monografias

Sistemas de Apoio à Decisão

ESG0005 - ECTS

 No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:

- compreender a complexidade e os aspetos qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de estruturação de problemas e de abordagens multicritério;

- definir a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas para projectar e implementar SADs;

- desenvolver modelos em folhas de cálculo, e desenhar ferramentas para apoio à decisão;

- usar os conceitos fundamentais da Teoria da Decisão e da Análise Multicritério;

- desenvolver modelos, algoritmos de otimização, heurísticas e abordagens de simulação, para resolver problemas de interesse prático, em Gestão de Operações.

Sistemas de Informação I

ESG0028 - ECTS

Preparar os estudantes para projetarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objetivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo. Assim devem ficar a saber utilizar modelação conceptual de informação, em particular de classes de objetos e modelo relacional, modelação da interação com os utilizadores, metodologia de projeto de engenharia informática e sistemas de gestão de bases de dados relacionais.

Comportamento Organizacional

ESG0004 - ECTS

ENQUADRAMENTO: No contexto de mercado global, o incremento qualitativo da formação emerge como uma condição indissociável da progressiva eficácia das organizações. De facto, apesar da actual confrontação com um ambiente incerto e complexo representar um factor de instabilidade, tal situação constitui também um importante desafio à capacidade de gerir a mudança como um factor de desenvolvimento organizacional. Neste sentido é urgente formar líderes com os conhecimentos e as competências essenciais ao incremento da performance no plano da gestão do capital humano, o que permitirá mobilizar um importante potencial para protagonizar iniciativas que visem não só uma melhoria do desempenho profissional como também um sistemático aperfeiçoamento dos modos de organização do trabalho com consequências positivas sobre o comportamento organizacional, aumentando a disponibilidade dos diversos profissionais para trabalhar conjuntamente em direcção a uma visão comum.

 

OBJECTIVOS:



    • Identificar as formas mais comuns de organização do trabalho, os diferentes tipos de estruturas e os principais elementos que configuram a cultura organizacional; definir os factores comportamentais mais significativos que facilitam/bloqueiam o sucesso da liderança em contextos organizacionais.

 

    • Aplicar técnicas de intervenção geradoras de mudança, dominar estratégias de liderança, utilizar técnicas de negociação e controlar o desempenho dos colaboradores, recorrendo a instrumentos práticos para guiar a acção individual e colectiva no sentido da realização dos objectivos organizacionais.

 

    • Interiorizar as mudanças necessárias a uma nova atitude geradora de inovação, ao desenvolvimento de um perfil de liderança e ao incremento da capacidade de empreendedorismo. Ter consciência de que o bom desempenho do grupo é um elemento chave da performance do líder, cuja intervenção deverá garantir a constante qualificação da(s) sua(s) equipa(s), assim como a progressiva eficácia ao nível do comportamento organizacional.

 

Contabilidade e Gestão Financeira

ESG0012 - ECTS

No contexto da criação de valor e da gestão, o objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos necessários à compreensão das consequências das decisões operacionais, fornecendo competências tanto na contabilidade como na gestão financeira. Informação importante: notar por favor que a maior parte dos tópicos deste curso são apenas relevantes em idioma português uma vez que as normas contabilísticas e as normas fiscais são específicas de Portugal

Dissertação - Iniciação ao Projecto de Investigação I

ESG0009 - ECTS

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projetos de investigação no âmbito das Ciências Sociais. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: o enquadramento histórico e epistemológico da investigação em ciências sociais e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação.

Engenharia de Requisitos para Serviços

ESG0014 - ECTS

O objetivo deste curso é ensinar os métodos, técnicas e melhores práticas para planear, gerir e realizar um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de tecnologias baseadas em serviços.

 

Gestão de Operações e Logística de Serviços

ESG0010 - ECTS

It is expected to endow the students with skills to:

  • develop an global view of the traditional and recent concepts of operations management, logistics and supply chain management in services;
  • design, plan and manage operations and logistics in the service sector, considering the maximization of operational efficiency and client satisfaction;
  • understand the role of operations and logistics in the global strategy of the company;
  • understand the need to align the logistic processes with those of the suppliers and clients.

Marketing de Serviços

ESG0011 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área de Marketing de Serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um planod e marketing e à discussão de casos de estudo.

Análise de Projetos de Investimento

ESG0024 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias-base para a análise da viabilidade económica e financeira de projetos de investimento.

Arquitetura de Sistemas de Informação

ESG0013 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo que os estudantes compreendam: o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia da organização; o conceito de Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância dentro das organizações bem como o seu papel no suporte à estratégia de negócio.

Desenvolvimento e Desenho de Serviços

ESG0019 - ECTS

A UC tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências nos diferentes métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços, integrando uma sólida base teórica, baseada na discussão do estado de arte em termos de métodos e casos, com a sua aplicação a um projeto de desenvolvimento e desenho de serviços.

 

Dissertação - Iniciação ao Projecto de Investigação II

ESG0018 - ECTS

Muitos estudantes iniciam o seu projeto final de dissertação nesta UC e terminam no segundo semestre. Os objetivos desta UC são:

1 - Seleção do projeto individual de dissertação, identificação de organização de apoio externo (opcional) e do supervisor interno.

2 - Aprender a usar ferramentas de análise de dados, em particular o SPSS e o NVivo que podem ser úteis para o projeto de dissertação.

3 - Apresentação aos colegas do trabalho realizado no projeto de dissertação selecionado até ao final da UC.

Estratégia e Competitividade Empresarial

ESG0020 - ECTS

This course unit aims to endow students with the basic skills to think strategically, to develop a specific business and corporate strategy, to understand the issues and hurdles of implementation, in order to play a role in a given company's competitiveness.

Gestão do Relacionamento com o Cliente

ESG0023 - ECTS

Transmitir os principais conceitos e metodologias de gestão do relacionamento com o cliente assim como as principais normas, tecnologistemas que permitem às organizações manter e aprofundar o relacionamento com os seus clientes.

Dissertação - Projeto de Dissertação ou Estágio

ESG0026 - ECTS

Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. O trabalho terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-08-25 às 16:00:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias