Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ESG0025

Multimédia e Novos Serviços

Código: ESG0025     Sigla: MNS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 18 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

-Analisar e discutir a função estruturante das Comunicações e seus impactos na organização e evolução económico/social da Sociedade (empresas,cidadãos,administração pública)

-Perceber tendências tecnológicas nas Telecomunicações (redes,terminais, serviços)

-Conhecer os aspectos relevantes do Sector, em Portugal e no Mundo

-Dominar alguns conceitos tecnológicos básicos para facilitar o diálogo multi-disciplinar nas Organizações, seja em processos colaborativos internos ou na relação externa com parceiros, fornecedores e clientes da sua cadeia de valor

-Saber aproveitar as TIC (na sua componente de Comunicação Multimédia) para ciar Valor e promover a Inovação,seja nos modelos de negócio,nos processos produtivos e de decisão,nos produtos e serviços ou na experiência de utilização dos clientes.

-Adquirir sensibilidade quanto à incorporação das Plataformas Multimédia de Comunicação Electrónicas na construção e fornecimento de Serviços, com Casos de Estudo reais

-editar monografias

Resultados de aprendizagem e competências

-Visão global do setor das TMT (industrias telecomunicações,media e tecnologias)

-Capacidade de ler,discutir e incorporar conceitos tecnologicos em analise e projeto de novos serviços com valor acrescido no negócio.

-Avaliar casos reais de serviços baseados em plataformas eletronicas e saber sugerir melhorias baseadas em tecnologias diferenciadoras.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-Conhecimentos básicos de tecnologias e sistemas de informação, na óptica do cidadão e do trabalhador da Sociedade da Informação.

-Conhecimentos básicos das Cadeias de Valor nas industrias e modelos de negocio na economia digital.

-Capacidades de navegação na Internet para consulta de documentos

-Saber aprender,saber fazer, saber partilhar, saber ser

Programa

Linha do tempo,conceitos básicos e tendências do setor TMT

-Indústria Multimédia (players,cadeias de valor, modelos de negócio)

-Natureza integrada,convergente,multimédia das Plataformas Comunicação

-Redes públicas/privadas,fixas/móveis,locais/globais (voz,dados,imagem)

-Oferta serviços four-play (voz fixa/móvel,internet,televisão)

-Modelo 3 estruturas (infra-tecnologia,info-serviços,super-aplicações)

-Mundo IP (protocolos,redes/serviços integrados banda larga)

-Paradigma Anywhere (tripé redesIP,transmissão banda larga,mobilidade)

-Paradigma SoLoMo(social,localizado,móvel),disrupção do way-of-life/work

-Novas ofertas de conteúdos multimédia contextualizados e personalizados

-Internet,Intranet e Extranet nas cadeias de valor das Indústrias (B-Web)

-Internet dos Objetos,ubiquidade dos processadores e conetividade global

-Bola de Cristal (tecnologias,redes,serviços,aplicações,terminais,conteúdos, contextos)

Bibliografia Obrigatória

Saxtoft; convergence, wiley, 2008
Shuen Amy; Web 2.0 Strategy Guide, O'Reilly, 2008
Green,Emily; Anywhere, McGraw Hill, 2010
Sá, Rui; Sistemas e Rdes de Telecomunicações, FCA

Bibliografia Complementar

McCarthy and Wright; technology as experience, MITPpress, 2004
Virginia Nightingale and Tim Dwyer; New Media Worlds, oxford, 2007
Greenfield,Adam; Everyware, Newriders, 2006
Lee / Bernoff; groundswell:social tech, Harvard business press, 2008
Pisani/Piotet; Comment la Web Change le Monde, Pearson, 2008
Lombard, Didier; Le Village Numerique Mondial, Odile Jacob, 2008
Tapscott, Don; Grown Up Digital, McGraw Hill, 2009
Tapscott/Williams; MacroWikinomics, Atlantic Books, 2010
Shih,Ckara; The Facebook Era, Prentice Hall, 2010
Ribeiro,Nuno; Multimedia e Tecnologias Interactivas, FCA
Gomes,Ana Sofia; Web Trends, Ed Silabo, 2010
Osterwalder/Pigneur; Criai Modelos de Negócio, D. Quixote
Conrado Adolpho; Os 8 P do Marketing Digital, Texto
Castells,Manuel; A Galáxia Internet, F C Gulbenkian
Qualkman,Erik; Socialnomics, Wiley
Fiedman,Thomas; World is Flat
Anderson,Chris; The Long Tail
Anderson,Chris; Free, RH,business books, 2009
Surowiecki,James; A sabedoria das Multidões, Lua de Papel, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Aulas teóricas e teórico-práticas,com formato oral e uso de computador

-Apresentação e discussão de casos reais com os alunos

-Leitura de artigos e capitulos de livros para aprofundar/sintetisar as matérias

-Talks efetuadas pelos alunos sobre temas escolhidos

-Elaboração de 4 monografias individuais em temas atuais propostos pelo professor (frequência 60%)

-Realização dum trabalho de fundo por grupos de 2 alunos(tema livre) a apresentar no fim do semestre para discussão oral individual(exame 40%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 12,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 24,00
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

-A Frequencia será obtida através de média positiva das 4 monografias apresentadas, devendo realizar pelo menos 3 delas. É exigida frequencia pelo menos a 50% das aulas.

-O conjunto das monografias e frequencia das aulas vale 60% da nota final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final contém a avaliação de frequencia (60%)e é completada pelo trabalho final escrito e a sua defesa oral (40%)

Provas e trabalhos especiais

Poderá existir uma prova escrita especial para exame de 2ªepoca de subida de nota ou aprovação

Trabalho de estágio/projeto

-Será realizado um trabalho final de analise ou desenho de serviços incorporando conceitos de tecnologias multimedia e criação de valor para o utilizador e fornecedor

-Este trabalho será apresentado e defendido no exame final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não estão previstas

Melhoria de classificação

Pode ser requerida a melhoria de classificação em 2ª epoca, podendo ser uma prova escrita especial ou discussão oral de temas diversos.

Observações

Poderá ser pedida a alunos a defesa das monografias em publico nas aulas, bem como a realização de pequenas palestras sobre tema da sua escolha e baseado em leituras.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-02 às 15:02:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias