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Dias abertos FCUP

Biologia | Ciências de Engenharia: Agronómica e Eng. Alimentar


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PONTO DE ENCONTRO - átrio FC4

Biologia | FC4.041/ 011/ 012/ 032/ 035/ 037

“Conhecer a Biologia”
Nível Molecular
| Electroforese com corante: treino de micropipetagem
| Espectrofotómetro: quantificação clorofila
Nível Celular
| Placas de bactérias fluorescentes: visualização
| Placas com diferentes estirpes de bactérias provenientes de sítios do quotidiano (telemóvel, sapato, wc, escadas, máquina do café, etc): quiz para saber os locais de recolha
| Preparações de sangue: contagem de eritrócitos e observação da diferente morfologia de linfócitos
Nível Microbiologia
| Coloração Gram em bactérias: Método do KOH
| Filtração de águas de lagos, fontes, e poços e outras águas superficiais.
Nível Organismo
| Vegetal: plantas com défice hormonal (relação hormona-efeito), testes coloridos do C e KC (líquenes) e observação de algas (televisão)
| Animal/Comportamento: dissecação de Pata-Roxa, associação de tipos de Bico (Ave)/tipos de Alimentação, pequena Chave Dicotómica (Identificação de RÉPTEIS) e localização das regiões do paladar na língua


Ciências de Engenharia: Engenharia Agronómica e Engenharia Alimentar | FC4.011/012

| “Vem descobrir as culturas sem solo”
Dar a conhecer a possibilidade de cultivar (a nível comercial) sem recorrer ao solo, quais as vantagens desta tecnologia de produção e quais os substratos mais utilizados para esse fim.

| “Plantas que alimentam o mundo”
Identificar as plantas dos prados a que vulgarmente chamamos erva, o que as caracteriza e como são usadas.

| “Insetos que são pragas e insetos que são auxiliares”
Dar a conhecer insetos que são pragas das culturas e insetos auxiliares usados na luta biológica e mostrar formas alternativas aos pesticidas que os agricultores utilizam para controlar pragas de elevada importância económica.

| “A tecnologia ao serviço da agricultura”
A ciência e a tecnologia usadas ao serviço de uma agricultura sustentável.

| “Do prado ao prato”
Dar a conhecer os alimentos fibrosos que estão na base da alimentação da vaca leiteira, principal sistema de produção animal do Entre Douro e Minho, e ruminantes de carne (bovinos, ovinos e caprinos); Realçar a mais-valia dos ruminantes na transformação de alimentos fibrosos, de baixo, ou nulo, valor nutritivo para os monogástricos, em carne e leite, de alto teores nutritivos e de extrema importância para a alimentação humana; Relacionar a cor e odor dos produtos com as dietas usadas na alimentação do animal.

| “Momento da colheita: como se determina?”
Dar a conhecer as técnicas disponíveis (avaliação do teor em sólidos solúveis com refratómetro, da firmeza com penetrómetro e da cor com colorímetro) para determinar a data ótima da colheita dos frutos e a sua importância na qualidade pós-colheita do produto.

| “Qualidade dos alimentos: como manter?’ (Responsável: Luis Cunha)
Discutir a influência de diferentes tecnologias de conservação (embalagens em atmosfera modificada, tratamentos oxidantes, processamento térmico e embalagens a vácuo) na manutenção da qualidade e segurança dos alimentos.

| ”Os aromas do vinho”
Associar os aromas a diferentes tipos de vinho (idade e tipologia).
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