FCUP

ImagemDiasAbertosPrograma

PONTO DE ENCONTRO - átrio FC6

Conhecer a informática na FCUP” | FC6. 029

| Sessão de boas vindas - O que é a Ciência de Computadores? Apresentação sobre o Departamento de Ciência de Computadores (DCC) e sobre os cursos oferecidos.

| Apresentação por núcleos de estudantes do DCC.

| Demonstração de alguns trabalhos desenvolvidos no DCC, em diversas áreas:

Sistemas Distribuídos
_Demonstração de  uma app que permite calcular a imagem do famoso objeto fractal "Conjunto de Mandelbrot”, onde o cálculo poder ser dividido por vários dispositivos para aumentar a sua velocidade.
_Criação de redes sem fio sem infraestrutura para transmitir voz ou conectar bombeiros.

Informática Médica
_Demonstração de auscultação cardíaca interativa baseada no uso de estetoscópios digitais em conjnto com plataformas software desenvolvidas no  DCC.
_Demonstração de um quiosque onde cada pessoa pode, por si só, avaliar e monitorizar os seus dados vitais.

Robótica e Inteligência Artificial
_Programação de robôs através do software Webots para a implementação de um tipo específico de problemas em Inteligência Artificial onde o robô, inserido num ambiente pré-definido e munido de operações também pré-definidas, deve ser capaz de autonomamente traçar e executar um plano que lhe permita chegar de um estado inicial a um estado final.

Segurança Informática
_Demonstração de um timing attack para a recuperação de passwords onde vão sendo dadas pistas, de forma interativa, relacionadas com o tempo de xecução do algoritmo de comparação das passwords.

| Apresentação de temas de Ciência de Computadores por docentes do Departamento de Ciência de Computadores.
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2019-05-25 às 16:57:54