Você está em: Início > Notícias > Dias Abertos FCUP > Dias Abertos FCUP
Mapa das Instalações

Dias Abertos FCUP

Astronomia | Bioquímica | Eng. Física | Física | Química

Imagem Programa Dias Abertos (para topo)

PONTO DE ENCONTRO - átrio FC2

ASTRONOMIA | BIOQUÍMICA | ENG. FÍSICA | FÍSICA |  QUÍMICA

| FC2.007

Cada turno começa com uma sessão de boas vindas no Anfiteatro do Departamento de Química e Bioquímica (Edifício FC2-007) onde será feita uma apresentação de slides sobre as saídas profissionais e atividades organizadas por cada um dos departamentos, ou em que estes colaboram, e especialmente direcionadas para os alunos do secundário.

A todas as escolas será distribuída informação sobre os mestrados e informação relacionada com o programa de formação contínua da Faculdade de Ciências, da 16ª-Mostra da UP (se disponível e se se realizar) e do Planetário.

Cada grupo de alunos terá oportunidade de visitar quatro laboratórios/salas sendo dois do departamento de Física e Astronomia e a dois do Departamento de Química e Bioquímica. Nestas visitas os alunos serão acompanhados e guiados por um estudante dos 1ºs anos das licenciaturas.

No Departamento de Física e Astronomia estarão abertos 4 espaços, sendo um da responsabilidade do departamento- Sala Eureka, outro Astronomia e CAUP / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e dois da responsabilidade de outros centros de investigação: Centro de Fotónica Aplicada do INESC -TEC e IFIMUP-IN.

Na Sala Eureka estarão disponíveis experiências e demonstrações de ótica, eletromagnetismo, mecânica, ressonância e propriedades de materiais.

No espaço da responsabilidade de Astronomia e CAUP / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço serão observados espectros de emissão de tubos espetrais com diferentes gases e explicada a obtenção da composição química das estrelas pelo seu espetro de absorção. Também serão apresentados os projetos em desenvolvimento no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço com ligação ao ESO e ESA.

Nos da responsabilidade dos dois centros de investigação referidos serão apresentadas experiências relacionadas com a respetiva atividade científica.

No Departamento de Química e Bioquímica estarão seis laboratórios disponíveis com as seguintes áreas representadas e abordando os seguintes temas:

Química Física: Conteúdo energético de alimentos e Biodiesel

Química Inorgânica: Nanoquímica & Nanotecnologia + Sustentabilidade e a Química na prevenção e remediação da poluição.

Química Analítica: Química Analítica: Separação e análise química

Química Teórica: Modelação molecular de sistemas químicos e biológicos

Química Orgânica: O Químico Orgânico na Sociedade e Bioquímica; Vem conhecer a tua profissão!

Ensino e Divulgação das Ciências: Professor de química, uma profissão de futuro!

SALAS | 1.05 - QF | -1.12 - QI | 0.15 - QA | -1.21 - QT | -1.10 - QO | -1.15 - BQ

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-10-06 às 11:34:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias