Código Oficial: | 9709 |
Sigla: | L:CTA |
Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Abordar tópicos fundamentais da biologia das bactérias, arqueias, fungos e líquenes.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias, das arqueias, dos fungos e dos líquenes, e saber executar experiências básicas nestas áreas.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Disciplina introdutória de Estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
MÓDULO DE QUÍMICA Fornecer aos estudantes formação básica em reações em solução aquosa (ácido-base, precipitação), assim como apresentar alguns parâmetros reguladores da qualidade da água para consumo humano. Realização de um conjunto de trabalhos práticos envolvendo parâmetros físico-químicos (pH, alcalinidade, condutividade e dureza).
MÓDULO DE GEOLOGIA Pretende-se que os alunos saibam: a) trabalhar com cartas militares, consigam trabalhar corretamente com todo o tipo de escalas e saibam ler as coordenadas geográficas; b) fazer exercícios de orientação com visadas e posicionamento no terreno; c) representar perfis topográfico a diversas escalas; d) delimitar uma bacia hidrográfica numa carta topográfica e anlisar a escorrência fluvial; e) analisar "in situ" diversas variáveis ambientais de um troço de um rio.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação.
Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica, tentando realçar a importância da análise na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 trabalhos de laboratório.
Conferir, aos discentes, formação básica/introdutória de índole teórica em Química Orgânica.
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise dos vários riscos geológicos e riscos para a saúde humana de contaminantes ambientais. Avaliação do transporte ambiental de contaminantes em sistemas aquosos subterrâneos e superficiais e na cadeia alimentar. Cálculo de riscos geológicos e cálculos da exposição a contaminantes, dose-resposta e correspondentes riscos para a saúde humana.
Proporcionar aos estudantes uma sólida formação geral em conhecimentos biogeoquímicos básicos, necessários para compreender os processos envolvidos na fixação e transporte dos macro-elementos ou macro-nutrientes nos reservatórios da Terra.
|
- Compreender a importância de gerir e conservar os recursos naturais num quadro de sustentabilidade.
- Conhecer os principais recursos naturais e as principais metodologias para a sua gestão e conservação, incidindo especialmente nos mais importantes para Portugal.
- Conhecer e aplicar as principais directivas relevantes para a utilização sustentável dos recursos naturais na Europa.
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em métodos físicos, químicos e biológicos de tratamento de águas e águas residuais. Qualidade da água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam as propriedades dos diferentes solos e subsequentemente as funções e serviços que prestam, assim como a sua adequação para diferentes usos. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os diferentes processos pedogénicos (adições, translocações, transformações e perdas) que ocorrem no solo;
- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;
- Identificar os diferentes fatores que determinam o comportamento e o destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no solo;
- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;
- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;
- Compreender o papel da biota nas funções e serviços do solo;
- Identificar as principais ameaças à qualidade dos solos na Europa;
- Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade de solos;
- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros físico-químicos, e bioquímicos do solo;
- Adquirir a capacidade de sugerir diferentes medidas de gestão do solo com vista à sua conservação;
A disciplina visa fornecer conhecimentos básicos na área de definição, caracterização e gestão de resíduos sólidos. Esta disciplina é particularmente orientada para o conhecimento da realidade dos resíduos sólidos na área do Grande Porto recorrendo a visitas de estudo a diversas empresas municipais, do estado ou particulares.
Objectivo:
A disciplina pretende dar aos alunos uma compreensão aprofundada do processo de AIA, quer em termos legislativos e procedimentais, quer em termos científico-técnicos.
Objectivo:
A disciplina pretende dar aos alunos uma compreensão aprofundada dos processos correspondentes à caracterização, recuperação e monitorização ambientais, quer em termos legislativos e procedimentais, quer em termos científico-técnicos.
No âmbito do Estágio/Projeto, o estudante deverá desenvolver a sua capacidade de realizar trabalho de cariz científico-tecnológico, sob supervisão de um orientador.
O estudante deverá aperfeiçoar a sua capacidade de pesquisa e de resolução de problemas, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos e o sentido crítico. Dessa forma, no final desta unidade curricular o estudante poderá prosseguir uma carreira profissional no domínio das Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.
A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) contempla ainda uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.
As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento do território.
Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, havendo uma forte componente manual, complementada com a utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica.
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na atmosfera natural e poluída. Medição e avaliação da qualidade da atmosfera.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.