Código: | AMB3003 | Sigla: | AMB3003 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:CTA | 40 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam as propriedades dos diferentes solos e subsequentemente as funções e serviços que prestam, assim como a sua adequação para diferentes usos. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os diferentes processos pedogénicos (adições, translocações, transformações e perdas) que ocorrem no solo;
- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;
- Identificar os diferentes fatores que determinam o comportamento e o destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no solo;
- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;
- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;
- Compreender o papel da biota nas funções e serviços do solo;
- Identificar as principais ameaças à qualidade dos solos na Europa;
- Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade de solos;
- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros físico-químicos, e bioquímicos do solo;
- Adquirir a capacidade de sugerir diferentes medidas de gestão do solo com vista à sua conservação;
Como resultado da frequência da unidade Curricular em Qualidade de Solos, os estudantes vão ficar sensibilizados para a problemática de degradação dos solos a nível mundial em geral e da Europa em particular, em virtude dos serviços e funções prestados por esta matriz ambiental, que estão a ser seriamente comprometidos. Os estudantes irão ainda adquirir as competências básicas para avaliar diferentes parâmetros edáficos que podem ser usados na avaliação da qualidade de solos e adquirir a capacidade para sugerir práticas de gestão adequadas a situações específicas de degradação dos solos, com vista à reversão deste processo.
PROGRAMA TEÓRICO
Parte 1 – 8 aulas
1.1. Origem e Conceito do solo. Das rochas ao solo: processos pedogénicos.
1.2. Dinâmica da evolução dos solos.
1.3. Composição química e mineralógica dos solos. Substâncias orgânicas. Elementos vestigiais. 1.4. Partículas, minerais, estrutura, textura, porosidade e permeabilidade.
1.5. Processos de adsorção e permuta iónica. Reações de ácido -bases. Reações de hidratação, hidrólise e óxido-redutoras.
1.6. Ciclos do Azoto, Fósforo e Enxofre nos solos
1.7. Solos ácidos, alcalinos e salinos. Características físico-químicas.
1.8. Reatividade do solo. Mecanismos de interação e o destino dos contaminantes no solo com os contaminantes.
1.9. Legislação Europeia e nacional de proteção dos solos.
Parte 2 – 4 aulas
2.1. Definições de qualidade de solos.
2.2. As funções e serviços do solo.
2.3. O estado dos solos na Europa.
2.4. Indicadores de qualidade de solos: físicos, químicos e biológicos.
2.5. A gestão do solo para manutenção da qualidade.
PROGRAMA TP/PL
Parte 1 – 8 aulas TP e 8 aulas PL
- Determinação da humidade e matéria orgânica do solo.
- Determinação da textura do solo.
- Determinação do pH e condutividade elétrica do solo.
- Medição de radioatividade do solo
- Medição da concentração de anião nitrato
- Medição da concentração de fósforo
- Medição do carbono orgânico total (COT). Fracionamento do COT em ácidos húmicos e fúlvicos.
- Digestão ácida de solos
- Determinação de sódio, potássio, lítio, cálcio e bário em solos
- Determinação da capacidade de permuta catiónica (CPC)
Parte 2 – 4 aulas TP e 4 aulas PL
Nas aulas teórico-práticas serão descritos os princípios dos métodos a efetuar nas aulas práticas, e serão apresentados casos de estudo e respetivos resultados da aplicação dos mesmos métodos. Será ainda dada uma aula sobre desenhos de amostragem, tipos de amostras e processamento e conservação de amostras após recolha
Trabalho prático 1 - Determinação da atividade enzimática do solo (2 semanas, incubação, ensaio enzimático e análise dos resultados);
Trabalho prático 2 – Determinação da atividade da fauna edáfica do solo – Ensaio de Bait-Lamina (2 semana: iscar as lâminas e colocação no campo; retirar as lâminas e análise dos resultados).
Além das aulas formais, fomenta-se a aprendizagem da interpretação correta das perguntas e da planificação das respostas, através da prática de resposta a perguntas teóricas e resolução de problemas que visam também: (a) fomentar o estudo ao longo do curso e, (b) ao adquirir conhecimentos, adquirir o gosto pelo tema e interesse pelos assuntos, cimentando os conhecimentos adquiridos e melhorando a formação e os resultados finais. Enquadramento em pequenas equipas (grupos de estudantes pré-definidos), com elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação da disciplina de Qualidade dos Solos é efetuada com base nos seguintes parâmetros:
- Exame final (60% da classificação);
- Relatório de um dos trabalhos das aulas práticas correspondentes a cada uma das partes (40% da classificação) - Grupos de 2 estudantes;