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Física II

Código: FIS1008     Sigla: FIS1008     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=371
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 64 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162
L:Q 64 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular de Física II (FIS1008) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão deste ciclo de estudos com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:

- descrever as principais características da força de atração gravitacional e da força de Coulomb.

- compreender conceitos elementares em eletricidade, nomeadamente, campo elétrico e potencial elétrico criado por uma ou mais cargas pontuais e por outras distribuições de carga; movimento de uma carga num campo elétrico uniforme; momento dipolar elétrico; dipolos elétricos intrínsecos e induzidos; ação de um campo elétrico sobre um dipolo; interação entre dipolos (forças de van der Waals). Aplicar estes conceitos na resolução de exercícios e problemas de eletricidade.

- compreender conceitos elementares sobre circuitos elétricos, nomeadamente, força eletromotriz de uma bateria; transformação de energia química em energia elétrica; corrente elétrica; resistência elétrica; circuitos de corrente contínua; leis de Kirchhoff. Aplicar estes conceitos na resolução de exercícios e problemas de circuitos elétricos.

- compreender conceitos elementares em magnetismo, nomeadamente, campo magnético; fontes de campo magnético; força magnética sobre cargas em movimento; movimento de uma partícula carregada num campo magnético uniforme; espectroscopia de massa. Resolver exercícios e problemas envolvendo princípios e leis de magnetismo.

- descrever as principais características das ondas eletromagnéticas, nomeadamente, campo elétrico e magnético de uma onda eletromagnética plana; polarização; reflexão e refração da luz na aproximação da ótica geométrica; fenómenos de interferência e difração. Aplicar estes conceitos na resolução de exercícios e problemas de ondas eletromagnéticas.

- compreender conceitos elementares de processos termodinâmicos e propriedades térmicas de materiais, nomeadamente, temperatura e calor; capacidade térmica; expansão térmica; condutividade térmica; diagramas de fase. Resolver exercícios e problemas envolvendo conceitos e leis de termodinâmica.

- compreender os fundamentos conceituais da teoria cinética dos gases. Resolver exercícios envolvendo estes conceitos.

- ser capaz de responder as questões conceituais nas diferentes áreas lecionadas.

 

Modo de trabalho

B-learning

Programa

1. Interações fundamentais. A força de atração gravitacional e a força de Coulomb

2. Eletricidade

2.1 Campo elétrico


2.2 Potencial elétrico


2.3 Circuitos elétricos


3. Magnetismo

3.1 Campo magnético


3.2 Fontes de campo magnético


3.3 Força magnética sobre cargas em movimento


3.4 Movimento de uma partícula carregada num campo magnético uniforme


3.5 Espectroscopia de massa


4. Ondas eletromagnéticas

4.1 Campo elétrico e magnético de uma onda eletromagnética plana


4.2 Polarização


4.3 Reflexão e refração da luz na aproximação da ótica geométrica


4.4 Fenómenos de interferência e difração


5. Termodinâmica

5.1 Processos termodinâmicos e propriedades térmicas de materiais


5.2 Noções de teoria cinética dos gases

Bibliografia Obrigatória

Tipler, P. and Mosca, G., ; Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, W. H. Freeman and Company, 2008. ISBN: 0-7167-8964-7 (Extended, Chapters 1-41)
Resnick R., Halliday D., Walker J.; Fundamentals of Physics Extended, Wiley; 9 edition, 2010. ISBN: 0470469080
Serway Raymond A.; Physics for scientists and engineers with modern physics. ISBN: 0-534-40949-0
Halliday/Resnick; Fundamentos de Física, vols 2 e 3, LTC, 2009
Sears/Zemansky; Física II, (Termodinâmica e Ondas), Addisson Wesley, 2003
Young/Freedman; University Physics, 12 Edition, Addisson Wesley, 2006
T. M. Seixas; Apontamentos do Curso de Física II, 2017

Bibliografia Complementar

Alonso Marcelo; Fisica. ISBN: 84-03-20990-8 Conjunto 3 vols.
J. Dias de Deus et all; Introdução à Física, McGraw-Hill, 2000
Alaor Chaves,; Física Básica: Gravitação, Fluidos, Ondas, Termodinâmica,, LTC, 2007

Observações Bibliográficas

Algumas das principais referências bibliográficas são apresentadas na versão original (inglês) e na versão traduzida.

Os PP de acompanhamento das aulas teóricas serão disponibilizados aos estudantes, continuamente ao longo do semestre letivo, através da UC, via plataforma Moodle da UP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

B-LEARNING. 

O ensino será feito de modo continuado, quer nas aulas teóricas como nas restantes. Isto implicará o compromisso de haver uma frequência responsável por parte dos estudantes.

A apresentação da matéria será realizada nas aulas TEÓRICAS (T).

Nas aulas TEÓRICO-PRÁTICAS (TP) serão efetuadas resoluções e discussões de exercícios e problemas de consolidação da matéria dada, com os estudantes dispostos em grupos. Será também realizada avaliação formativa através da aplicação Socrative.

Em complemento às aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP), de natureza presencial, serão disponibilizados conteúdos didáticos na Plataforma Moodle. Associados a estes conteúdos, serão também disponibilizados testes formativos (online).

Dar-se-á particular ênfase ao interesse dos estudantes para trabalharem durante todo o semestre. Ter-se-á em conta que a aprendizagem implica trabalho e assistência

 

 

 

 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Termodinâmica > Termodinâmica aplicada
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

I. Presença às aulas teórico-práticas no número mínimo de 3/4 das aulas previstas.

II. Realização dos mini testes formativos e teste formativo global, no número mínimo de 3/4 dos testes disponibilizados.


DISPENSA DE FREQUÊNCIA DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS:


Os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante podem solicitar dispensa de frequência das aulas TP, desde que apresentem documento comprovativo do seu estatuto. Os trabalhadores-estudantes que não solicitem dispensa da frequência das aulas TP, passam a frequentá-las num regime semelhante ao dos outros estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Nota de exame de 0 a 20 valores.

O estudante será aprovado se Nota de exame ≥ 9.5 valores.

Se 8.0 ≤ Nota de exame < 9.5, o estudante poderá requerer oral, no prazo estipulado para o efeito.

 

Provas e trabalhos especiais

I. MINI TESTES FORMATIVOS

Os estudantes realizarão, individualmente e através da plataforma Moodle, testes formativos com número reduzido de problemas e questões simples associados aos conteúdos didáticos disponibilizados na mesma plataforma. Embora os resultados destes mini testes não contem para a avaliação final, a realização dos mesmos conta para a obtenção de frequência à unidade curricular.


Será também realizada nas aulas TP, avaliação formativa através da aplicação Socrative.


 


II. TESTE FORMATIVO GLOBAL

Os estudantes realizarão um teste formativo global sobre toda a matéria lecionada no semestre, através da plataforma MOODLE da UP, em data e hora a serem indicadas durante o decurso do semestre. Embora a nota do teste formativo global não seja considerada no cálculo da classificação final, a realização do mesmo, tal como acontece com os mini testes formativos, conta para a obtenção de frequência à unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com regime especial e que não tenham dispensa de frequência das aulas TP, têm que frequentar as aulas teórico-práticas e cumprir os requisitos vigentes.

Melhoria de classificação

De acordo com o “Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes” da FCUP

Observações

Eventuais omissões e/ou dúvidas quanto à presente ficha serão esclarecidas pelo regente da unidade curricular.

Ao júri reserva-se o direito de chamar qualquer estudante para a prestação de uma prova adicional escrita e/ou oral.

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