Código Oficial: | 9368 |
Sigla: | MI:EF |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss , recorrendo à notação matricial dos sistemas; algumas das propriedades mais importantes no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, usando-as de acordo com a matriz que lhe é apresentada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. Traçado de gráficos.
Introduzir os conceitos e resultados básicos de Análise Vetorial.
•Obter formação de base em Eletromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. •Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Superfícies regulares de R^3, Integrais de linha e integrais de superfície. Teoremas clássicos de Análise Vectorial: Teoremas de Green, de Gauss da divergência e de Stokes
Tendo por base a compreensão dos fenómenos electromagnéticos que suportam o funcionamento dos circuitos eléctricos e da electrónica, pretende-se comunicar os conceitos e estruturas centrais da teoria dos circuitos eléctricos e da electrónica analógica, e transmitir o enquadramento da electrónica digital com descrição dos seus princípios e blocos fundamentais. É também objectivo procurar que a perspectiva da utilização da electrónica na instrumentação esteja sempre presente, assim como situar a evolução histórica deste domínio da Ciência e da Tecnologia e apontar tendências para desenvolvimentos futuros.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;
- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Familiarizar-se com as ideias e métodos da Física Estatística. Conhecer os resultados fundamentais da Física Estatística Clássica e Quântica para sistemas físicos no equilíbrio. Realizar simulações Monte Carlo de sistemas estocásticos e aplicações simples. Conhecer algumas aplicações da Física Estatística a sistemas clássicos e quânticos.
Esta é a primeira Uc formal de Mecânica quântica.
Após a sua conclusão o aluno deve ter um bom conhecimento dos fundamentos e das metodologias da Mecânica quântica.
Objectivos: • Identificar o conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projectos. • Desenvolver a capacidade de expressão e de representação gráfica e a aquisição de conhecimentos de natureza tecnológica na área do Desenho Técnico. • Desenvolver o pensamento criativo e de capacidades de visualização espacial, de transmitir ideias, formas e conceitos através de gráficos. • Representar um desenho técnico, assistido por computador (CAD) • Adquirir conhecimentos básicos sobre simulação de circuitos electrónicos . Adquirir conhecimentos básicos sobre projecto de PCBs. Competências Principais: •Modelização e resolução de problemas. • Noções gerais de projecto e fabricação de circuitos impressos electrónicos, e seu teste. • Representação em 2D/3D respeitando as normas do desenho técnico • Utilização da oficina de Electrónica. • Desenho, fabricação e teste de circuitos impressos electrónicos simples.
Efetuar a concepção e planeamento de experiências.
Conduzir pesquisas de literatura, incluindo análise crítica de artigos técnicos, e expressão oral e escrita.
Planear a automatização de experiências usando LabVIEW como ferramenta de controlo, aquisição e processamento.
Desenvolver miniprojectos com temática bem definida, utilizando quando possível ferramentas de LabVIEW.
Pretende-se com este curso: a) Desenvolver competências e conhecimentos que agilizem a atividade de investigação e desenvolvimento, particularmente, que facilitem a leitura compreensiva da literatura disponível e expandir os conhecimentos necessários de uma forma autónoma e sistemática. b) Descrever as caraterísticas que levam a determinadas propriedades óticas de materiais, sejam naturais, sejam fabricados. c) Entender o funcionamento de dispositivos óticos baseados nessas propriedades.
• Conhecer métodos e algoritmos usados em simulação numérica em Física. • Analisar um conjunto de problemas de várias áreas da Física na perspectiva de resolução numérica. • Modelizar problemas. • Descrever e aplicar algumas técnicas numéricas básicas. • Contactar com métodos de simulação.
Objectivos
Saber responder a questões qualitativas e quantitativas sobre salas limpas e técnicas de micro e nanofabricação
Efetuar a conceção e o planeamento de experiências.
Conduzir pesquisas de literatura, incluindo análise crítica de artigos técnicos, e expressão oral e escrita.
Desenvolver miniprojectos com temática bem definida.
Importancia das nanotecnologias emergentes - Compreensão dos conceitos básicos - Relação entre redução do tamanho físico e a modificação das propriedades físicas - Tecnologias de nanoe micro fabricação - Propriedades físicas de nanoestruturas: mecânicas; electrónicas; ópticas e magnéticas - Aplicações de nanomateriais e dispositivos. Adquirir uma boa base de conhecimentos na ciência de nanosistemas como idicados dos objectivos. |
Objectivos • Saber responder a questões qualitativas e quantitativas sobre técnicas experimentais em óptica e materiais. • Efectuar a concepção e o planeamento de experiências. • Conduzir pesquisas de literatura, incluindo análise crítica de artigos técnicos, e expressão oral e escrita • Desenvolver mini-projectos com temática bem definida. Competências Principais • aplicar conhecimentos de matemática, ciências e engenharia • concepção, condução de experiências, análise e interpretação crítica de dados • trabalhar em equipas multidisciplinares • identificar, formular e resolver problemas de engenharia • identificar processos e/ou sistemas materiais para atingir determinadas especificações • técnicas modernas e ferramentas de física e de engenharia • aptidões de apresentação e comunicação Métodos de aprendizagem: Realização de trabalhos de laboratório de investigação e desenvolvimento. Escrita de um relatório final com apresentação e defesa e de uma prova escrita complementar.
Aprender técnicas experimentais utilizadas em Ciência dos Materiais. Dominar técnicas de análise da estrutura interna dos materiais. Conhecer métodos de determinação da distribuição das unidades atómicas e moleculares dos materiais e sua interacção. Obter formação avançada em Ciência dos Materiais
• Realçar a enorme importância tecnológica dos materiais magnéticos.
• Perceber os conceitos básicos do magnetismo nos materiais, e os parâmetros / características relevantes para as aplicações.
• Recorrer ao uso sistemático do sistema SI no Magnetismo
• Conhecer as diferentes classes de materiais magnéticos convencionais e suas aplicações em engenharia.
• Introduzir a nova magneto-electrónica (Spintrónica). Multicamadas, válvulas de spin, junções de efeito túnel, dispositivos híbridos.
• Conhecer os novos materiais funcionais, princípios e potencialidades tecnológicas
•Dominar os conceitos básicos do magnetismo e dos dispositivos magnéticos.
Obter formação avançada nos conceitos modernos envolvendo a Ciência dos Materiais nomeadamente nas novas tendências e investigação de materiais e as suas funcionalidades.
Dominar técnicas de análise da estrutura interna dos materiais.
Conhecer métodos de determinação da distribuição das unidades atómicas e moleculares dos materiais e sua interacção.
Conhecer com detalhe as propriedades físicas dos materiais
Compreender o papel da forma e das dimensões na alteração das propriedades físicas dos materiais
Conhecer os aspectos relevantes da multifuncionalidade
Adquirir formação avançada no controlo da funcionalidade dos materiais considerando a interdependência das suas propriedades fisicas com o objectivo da sua aplicação em tecnologia avançada.
Compreender:
i) os princípios físicos dos semicondutores e seus processos de condução;
ii) os princípios físicos dos dispositivos semicondutores e a sua tecnologia de fabrico;
iii) aspetos teóricos e práticos dos principais passos na fabricação de dispositivos semicondutores.
Formação de base em óptica óptica não-linear, com uma componente de óptica de impulsos ultra-curtos (óptica ultra-rápida) adequada a uma compreensão mais abrangente e actual do tema.
Este curso não é clássico (sendo leccionado em apenas algumas instituições em todo o Mundo) e o seu tema é um campo muito recente e em rápida evolução, tocando um número crescente de áreas da física, engenharia e ciência não-linear em geral. Em consequência, este será um curso dinâmico e ilustrado com alguns resultados da investigação mais recente.
O objetivo central desta unidade curricular consiste em dotar os estudantes dos conceitos e fundamentos científicos da Ótica Quântica, assim como desenvolver as suas competências técnicas, formais e de cálculo fundamentais à análise crítica e resolução de problemas nesta área, que lhes permitam suportar conhecimentos e competências que venham a adquirir em unidade curriculares futuras mais avançadas e/ou trabalhos de investigação nesta ou noutras áreas afins. Daqui derivam vários outros objetivos, nomeadamente:
Em complemento à vertente técnica e científica, esta unidade curricular deverá também contribuir para o incremento da cultura dos estudantes em Física, Engenharia e em Ciência.
Para além destes objetivos gerais, pretende-se que, para os estudantes terem aprovação nesta unidade curricular, cumpram as seguintes metas mínimas de aprendizagem:
ser capaz de identificar e compreender as aplicações e tópicos de investigação atuais mais relevantes em Ótica Quântica.