Telescópios e Detetores para as Ciências do Espaço
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo principal deste curso é dar aos estudantes formação básica em conceitos de instrumentação para as ciências do espaço, permitindo que um dia possam vir a ser lideres no desenvolvimento deste tipo de tecnologias utilizadas no ESO e na ESA. Tal inclui tanto a componente de hardware como de redução de dados. O curso deverá permitir que os estudantes percebam a linguagem usada na área, os vários tipos de telescópios e instrumentos, e o tipo de dados que são recolhidos, bem como algumas especificidades para a sua análise. Deste modo esta unidade curricular abre fortes perspetivas de colaboração entre os estudantes (futuros profissionais) e instituições internacionais como o ESO e a ESA. Estas podem materializar-se do ponto de vista de empregabilidade mas também num contexto de fornecimento de tecnologia para estas instituições (porque o curso permite compreender a linguagem utilizada do lado destas empresas, enquanto clientes, e assim melhor identificar potenciais interesses).
Resultados de aprendizagem e competências
O capítulo 1 dá aos estudantes uma visão geral sobre a importância do desenvolvimento de instrumentação para observação do Universo, bem como da linguagem utilizada na área. Os capítulos 2 a 6 permitem ao estudante compreender os conceitos básicos da instrumentação utilizada nas ciências do espaço. O capítulo 7 permite depois explorar o processo de redução das imagens brutas, ou seja, dos passos necessários para corrigir uma imagem dos efeitos instrumentais (e deixá-la pronta para uma análise científica). No último capitulo discute-se os desafios e instrumentação para a próxima década. A componente prática permitirá aos estudantes consolidar e aplicar alguns dos conceitos mais relevantes ensinados na componente teórica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente teórica:
1. Astronomia observacional: perspetiva histórica, tipos de dados e objetivos astrofísicos
2. Telescópios: tipos de telescópios e montagens
3. Instrumentação para astronomia: componentes e desenho, princípios físicos de fotómetros,
espectrografos, e interferómetros
4. Tipos de detectores
5. CCDs para astronomia visível: princípios básicos, funcionamento, e formação de imagem
6. Detectores noutros comprimentos de onda
7. Processamento de imagem
8. Instrumentação e desafios para o futuro
Componente prática:
1. Aulas com computadores: Criação de uma "pipeline" para redução de dados do CHEOPS
Bibliografia Obrigatória
McLean Ian S.;
Electronic imaging in astronomy. ISBN: 978-3-540-76582-0
Bibliografia Complementar
Steve B. Howell; Handbook of CCF Astronomy, Cambridge University Press, 2006. ISBN: 9780511161056
Howell Steve B. 340;
Astronomical CCD observing and reduction techniques. ISBN: 0937707424
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com recurso ao quadro e, quando necessário, a multimédia. Resolução de exercícios teóricos. Apresentação de artigos científicos.
Projeto prático a realizar em computador e relacionado com tratamento de dados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final. Fórmula de avaliação calculado com a média pesada das 4 componentes:
- Exame escrito (40%)
- Apresentação de artigos científicos (10%)
- Projeto de tratamento de dados observaionais (40%)
- Participação presencial (10%)
Provas e trabalhos especiais
Apenas poderá fazer melhoria à componente do Exame escrito na época de recurso.