Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > L:Q > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9223
Sigla: L:Q

Diplomas

  • Licenciatura em Química (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Agronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Astronomia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Biologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Estatística e Modelos (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Matemática Aplicada (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Geologia (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Informática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Informação Geográfica (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Matemática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Química com formação complementar (minor) em Física (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Fundamentos de Química

Q101 - ECTS

Introdução à Física

F153 - ECTS

F153 é um curso introdutório de Física Geral onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.

Laboratório de Física

F157 - ECTS

Proporcionar um contacto com instrumentação básica de Física.
 Consolidar conceitos básicos de Física através da sua aplicação experimental. Desenvolver trabalhos em grupo.

 

Laboratório de Química I

Q111 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais, e em Tecnologias de Informação e Comunicação.

Matemática I

M193 - ECTS

Uso eficiente das noções de análise e álgebra linear que constam do programa para resolver questões nas áreas das licenciaturas em cujos planos de estudo a disciplina se insere.

Estrutura Atómica e Molecular

Q222 - ECTS

Ao concluir esta unidade curricular, o estudante deve compreender as noções básicas da linguagem da mecânica quântica, e perceber porque é que ela é importante para descrever a estrutura da matéria e compreender fenómenos físicos e químicos.

Laboratório de Química II

Q122 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais e interpretação/discussão/tratamento/apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo.
Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos e apreendidos nas unidades curriculares de Laboratório de Química I (Q111) e Fundamentos de Química (Q101).

Matemática II

M194 - ECTS

Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender e utilizar as noções e os resultados de Álgebra Linear e Cálculo Vetorial dados no curso.

Química Inorgânica

Q212 - ECTS

Proporcionar conhecimentos sobre ligação química e geometria molecular em compostos inorgânicos. Aplicação dos conceitos de termodinâmica química, de ácido-base e de oxidação-redução à previsão da reactividade e estabilidade de compostos inorgânicos. Introdução à química dos complexos de metais de transição.

Química Orgânica

Q202 - ECTS

Objectivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reactividade, aos mecanismos das reacções em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reaccionais.
- Mostrar, através de exemplos da vida quotidiana, o papel da Química Orgânica no desenvolvimento de alguns campos da Biologia moderna, da Medicina e na síntese de novos produtos e de novos materiais.

Laboratório de Química Inorgânica

Q213 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais na síntese e caracterização de compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias laboratoriais e técnicas instrumentais de caracterização (condutimetria, potenciometria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR, medição de momentos magnéticos). Aquisição de capacidade de adaptação a situações novas e de interpretação de resultados. Utilização de recursos informáticos e desenvolvimento de capacidades de comunicação em ciência.

Laboratório de Química Orgânica

Q203 - ECTS

Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Elaboração de um relatório científico; 5Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.

Métodos Estatísticos

M171 - ECTS

Introdução dos conceitos, princípios e métodos fundamentais da estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos e à utilização critica dos métodos.

Química Analítica

Q233 - ECTS

Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.

Química Física

Q223 - ECTS

O objectivo fundamental desta disciplina é a leccionação de tópicos fundamentais da Química-Física, dando continuidade quantitativa e qualitativa ao conteúdo programático da unidade curricular de Fundamentos de Química. Esta unidade curricular obrigatória na Licenciatura em Química, contém um único semestre de em que são apresentados alguns dos tópicos fundamentais em Química-Física  com um nível intermédio e é complementado  pelo conteúdo programado na mesma área das unidades curriculares de Laboratório de Química Física (Q224)  e Estrutura Atómica e Molecular (Q222).

Optou-se por seguir a estrutura programática apresentada num dos livros de texto aconselhados (Atkin’s Physical Chemistry) em que em cada uma das partes foram escolhidos os seguintes  tópicos:

P1 Equilibrio: Propriedades dos gases;  Leis da Termodinâmica; Transformações físicas de substâncias puras; Misturas Simples; Diagramas de fases; Equílibrio Químico

P2 Estructura: Noções fundamentais de termodinâmica estatisticas; Interações moleculares; quimica física de materiais.

P3 Processos: Cinética molecular; cinética química; dinâmica molecular; processos de superficie.

Laboratório de Química Analítica

Q234 - ECTS

Integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Química Analítica na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e cromatográfica e de métodos potenciométricos e espetrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Laboratório de Química Física

Q224 - ECTS

Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios escritos. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.

Projecto/Estágio

Q396 - ECTS

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Análise Instrumental


Q335 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo fornecer ao aluno, que possui conhecimentos básicos de química analítica, uma sólida e adequada formação teórica e prática em métodos instrumentais de análise, conferindo-lhe competência para desempenhar as mais diversas tarefas exigidas por um laboratório moderno de análises químicas.
Proporciona-se ao aluno a integração de conhecimentos já adquiridos, nomeadamente em Química Analítica, na perspectiva mais abrangente dos métodos instrumentais de análise e num contexto motivador da aplicação das técnicas instrumentais mais frequentes, nomeadamente a espectrometria de absorção molecular, a  espectrometria de emissão e absorção atómica, a cromatografia iónica e a cromatografia líquida de alta pressão. 

 

 


Análise Orgânica Estrutural


Q305 - ECTS

Ensino das bases teóricas indispensáveis à compreensão dos seguintes métodos espetroscópicos com vista à sua aplicação na determinação da estrutura de moléculas orgânicas: UV-Visível, IV, RMN 1H e 13C, e EM.


 


Introdução à Química dos Materiais


Q225 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.


Modelação Molecular


Q345 - ECTS

Aplicação de modelos teóricos para prever e interpretar propriedades fisico-químicas de sistemas moleculares simples. Familiarização com programas de cálculo computacional e de visualização e manipulação de modelos moleculares em ambiente Linux.


Química Física Complementar


Q325 - ECTS

É objectivo desta disciplina complementar a formação anteriormente adquirida em Química Física, nomeadamente nas áreas de Cinética e de Termodinâmica Química


Química Inorgânica Complementar


Q315 - ECTS

Proporcionar conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química dos elementos de transição e sólidos inorgânicos. Aplicação destes conhecimentos nas áreas de catálise e novos materiais.
Desenvolvimento de capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na planificação e resolução de problemas de índole experimental.
Desenvolvimento de competências transversais nas áreas de comunicação oral.



Segurança e Higiene Ambiental


Q355 - ECTS

Os objectivos da disciplina são o de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.


Electroquímica Industrial


Q328 - ECTS

Estudo detalhado de alguns processos eletroquímicos industriais, relacionando a tecnologia com os princípios fundamentais. Discussão do papel da tecnologia eletroquímica na indústria atual. Mostrar que as aplicações eletroquímicas, apesar de diversificadas, se baseiam em princípios comuns de eletroquímica e engenharia eletroquímica.




Indústrias Alimentares


Q306 - ECTS

Conhecer e utilizar criteriosamente as operações unitárias utilizadas na industria alimentar. Consciencialização da necessidade do conhecimento interdisciplinar (Química, Bioquímica e Microbiologia) na produção, controlo e desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Conhecimento e utilização criteriosa dos aditivos alimentares. Noções gerais de produção e controlo de vários tipos de alimentos: pão, vinho, cerveja, sumos, leite e derivados, gorduras alimentares.


Química Ambiental


Q310 - ECTS

O objetivo principal é melhorar a formação científica em Química Ambiental:

aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interatua com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade ambiental.

Outros objectivos: melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental; aquisição de uma perspetiva global da Química Ambiental nos diversos compartimentos ambientais.


Química Aplicada ao Design de Fármacos


Q340 - ECTS

O aluno deve ter um conhecimento lato de todo o pipeline de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes. Deve ainda ter a capacidade de, dado um alvo famacológico identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.


Química dos Alimentos e Nutrição


Q308 - ECTS
A Química dos Alimentos e Nutrição constitui uma disciplina nuclear de formação de todos os licenciados em Bioquímica, e em especial dos licenciados que optam por ter uma formação mais especializada na área alimentar. A oferta desta disciplina como opção para a Licenciatura em Química tem como objectivo alargar a formação destes licenciados no domínio da química alimentar e dos produtos naturais, dando a conhecer alguns aspectos importantes da bioquímica.
O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia, da bioquímica e das ciências da nutrição com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.
De um modo geral, pretende-se que o licenciado adequira uma perspectiva global da indústria alimentar e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o das agro-industrias.

Química dos Produtos Naturais


Q300 - ECTS

Química Industrial Verde


Q318 - ECTS

TÉCNICOS
Proporcionar conhecimentos para facilitar
• A integração dos Químicos na prática industrial da Química
• A interacção dos Químicos com Engenheiros Químicos e com Economistas na sua actividade profissional nas empresas industriais, de serviços, etc.
Proporcionar um panorama global da Indústria Química
Evidenciar o papel crucial da Indústria Química na preservação do Ambiente e no
Desenvolvimento Sustentável

PESSOAIS
• Complementar o uso do pensamento reducionista com o do pensamento holístico
• Evidenciar a diferença entre a Ciência (“estudar o mundo: investigar”) e a
Tecnologia/Engenharia (“acrescentar coisas artificiais ao mundo: fazer”) 


Recolha e Tratamento de Amostras


Q330 - ECTS

Sensores Químicos e Bioquímicos


Q336 - ECTS

Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos

 

Reconhecimento da importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Noções sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos em amostras reais


Termodinâmica dos Processos Industriais


Q326 - ECTS

Esta disciplina trata de tópicos de termodinâmica aplicados a diversos processos no âmbito da indústria e engenharia química.

 


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Agricultura Geral


AGR101 - ECTS
Domínio de terminologia técnica e científica utilizada em agricultura.
Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
Compreender que a agricultura pelo espaço que ocupa, pela população que requer, pelo valor que gera, desempenha um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais e na sociedade pelo que os agro-sistemas devem basear-se a longo prazo em processos produtivos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes

Enologia


AGR213 - ECTS

Adquirir conhecimentos de tecnologia de vinhos.
Adquirir conhecimento da técnica de prova de vinhos.


Horticultura Geral


AGR211 - ECTS

Marketing Agro-Alimentar


AGR202 - ECTS

Os objetivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são: i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar. ii) Aquisição de conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, de modo a conduzir a uma preparação eficaz que permita compreender, aprofundar e utilizar os modelos emergentes sobre comportamento do consumidor que, embora eventualmente diferentes, se possam relacionar com os lecionados. iii)Aquisição da capacidade de avaliar para determinado produto agro-alimentar, qual a segmentação de mercado e qual o posicionamento que se apresentam mais adequados para esse mesmo produto. iv) Aquisição de conhecimentos sólidos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.


Qualidade e Segurança Alimentares


AGR201 - ECTS

Silvicultura Geral


AGR208 - ECTS

Viticultura Geral


AGR209 - ECTS

Agricultura Biológica


AGR214 - ECTS

O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com os princípios e as técnicas da agricultura biológica e estruturar os conhecimentos sobre a filosofia subjacente a este modo de produção assim como adesão e evolução que tem tido.


Bases da Protecção das Culturas


AGR107 - ECTS

Pretende-se que os alunos:


- compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável.


- saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria 


- conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada.


- saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas.


- conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas.


- saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie.


- relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais.


- conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal.


- adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.


 

Produção Animal e Vegetal


AGR104 - ECTS

Esta unidade curricular não se destina a estudantes inscritos em cursos de agronomia.

(1)   Compreender os sistemas de produção agrária.

(2)   Desenvolver uma visão integral da agricultura, dos seus objetivos, do que a sociedade dela espera e da sua multifuncionalidade. Compreender a agricultura enquanto gestora de recursos naturais. Conhecer a relevância social e económica da agricultura.

(3)   Conhecer diferentes formas de produção: intensivo vs extensivo; em solo vs hidroponia; ar livre vs. culturas protegidas

(4)   Conhecer as operações gerais das culturas incluindo a preparação do solo, sementeira ou plantação, fertilização, rega, poda, tutoragem, proteção fitossanitária e colheita. Conhecer a linguagem técnica e cientifica da agronomia.

(5)   Conhecer os processos de seleção dos animais reprodutores e características das principais espécies e raças de animais explorados em Portugal (ruminantes e não ruminantes) e técnicas de maneio aplicadas.

(6)   Descrever os diferentes tipos de sistemas de exploração utilizados na cadeia de produção animal.

(7)   Avaliar os possíveis impactos das técnicas de maneio aplicadas, sobre as características de índole qualitativa dos produtos de origem animal.

(8)   Caracterizar as principais matérias-primas de origem animal e a sua relevância na cadeia e segurança alimentar.


Zootecnia Geral


AGR212 - ECTS

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Análise e Processamento Digital de Sinal


M363 - ECTS

Fundamentos da Análise e Processamento de Sinal, do ponto de vista determinístico e estocástico, incidindo sobretudo na análise no domínio da frequência. Cobertura dos aspectos fundamentais da estimação espectral não paramétrica. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua utilização efectiva na análise de dados simulados e de dados experimentais. É feita uma utilização intensiva de meios computacionais avançados.


Electrodinâmica e Relatividade


F305 - ECTS

Conhecer e caracterizar os principais conceitos da electroestática e magnetoestática. Conhecer em detalhe as leis de Maxwell. Identificar e caracterizar ondas electromagnéticas, os fenómenos de reflexão, refracção e interferência. Formular a electrodinâmica com potenciais e conhecer os processos de emissão de ondas electromagnéticas. Conhecer a teoria da relatividade restrita e suas consequências para a cinemática e a dinâmica.
Conhecer a formulação relativista do campo electromagnético.


Física Térmica


F203 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.


Galáxias e Cosmologia


AST341 - ECTS

Desenvolver nos alunos o interesse pelo estudo das características e fenómenos associados a galáxias, como aquela em que habitamos, bem como a outras estruturas extragalácticas e ao Universo em geral, nomeadamente através da discussão de resultados recentes e problemas em aberto.


Introdução à Programação


CC101 - ECTS

Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.

Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.

Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. 

 


Mecânica


F101 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.


Ondas e Meios Contínuos


F201 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.


Probabilidades e Estatística


M271 - ECTS

Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas


Simulação


M268 - ECTS

Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.


Astronomia Estelar


AST232 - ECTS

A disciplina tem como objectivos a formação básica em astronomia estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais.


Cálculo Infinitesimal II


M112 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber: identificar os gráficos de equações quadráticas no plano e no espaço; os resultados básicos do cálculo de curvas parametrizadas no plano e no espaço; os resultados fundamentais de análise de funções de várias variáveis e compreender as noções de derivada parcial, gradiente, pontos de máximo e mínimo local, plano tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis sendo capaz de determinar valores extremos de funções reais de várias variáveis com restrições; os métodos de integração múltipla e ser capaz de os usar na determinação de áreas, volumes, etc, de regiões do plano ou do espaço recorrendo, se necessário, a mudança de variáveis.


Elasticidade e Dinâmica de Fluidos


F308 - ECTS

Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD).


Electromagnetismo


F102 - ECTS

•Obter formação de base em Electromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Electromagnetismo numa perspectiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Electromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Electromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interacções físicas. •Aplicar, no contexto do electromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Electromagnetismo em ciência e tecnologia.


Equações Diferenciais


M222 - ECTS

Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Fundamentos de Astronomia


AST112 - ECTS

A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível básico, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e nomenclatura própria da Astronomia. 


Métodos Numéricos


M232 - ECTS

Familiarizar os alunos com os métodos de cálculo numérico mais usados na resolução de problemas matemáticos em ciências e engenharia, incluindo as condições de aplicabilidade e as suas limitações, com uma ênfase particular nas aplicações e na elaboração de algoritmos na resolução de exercícios. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para identificar e utilizar os métodos numéricos mais robustos na resolução de problemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópicos de Física Moderna e Astrofísica


F202 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Biologia das Plantas


B121 - ECTS

O objetivo desta disciplina é o de fornecer ao aluno um conhecimento geral sobre a diversidade e evolução de fungos, protistas e plantas. Nestas, conhecimento passa adicionalmente pelo estudo da morfologia externa das plantas, partes vegetativas e reprodutoras, assim como da sua anatomia interna e fisiologia.


Biologia Molecular


B101 - ECTS

A disciplina de Biologia Molecular visa transmitir aos estudantes conhecimentos básicos sobre a estrutura, organização e replicação do material genético, o tipo de informação contida no genoma, os mecanismos de transcrição e tradução, o modo como estes processos são regulados, e a estrutura e função de proteínas. Paralelamente, e fortemente suportado pela componente laboratorial da disciplina, pretende-se transmitir conhecimentos sobre as técnicas básicas de biologia molecular.


Biologia Molecular e Celular


B103 - ECTS

A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a Biologia da Célula a nível geral, incluindo as suas estruturas e processos funcionais principais, e respetivas bases moleculares, assim como as metodologias experimentais utilizadas para contruir esse conhecimento.


Nutrição Animal


B375 - ECTS

Fornecer aos alunos noções básicas sobre o metabolismo e necessidades nutricionais de animais de interesse zootécnico; formulação e fabrico de alimentos compostos; técnicas analíticas de rotina em laboratórios de nutrição.


Toxicologia Geral


B381 - ECTS

A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.


Zoologia Geral


B163 - ECTS


Fornecer conhecimentos básicos sobre a biologia dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados.


Ecofisiologia Vegetal


B210 - ECTS

O objectivo básico desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a compreensão dos mecanismos fisiológicos que as plantas possuem para responderem ao ambiente que as rodeiam. Esta disciplina foca-se na compreensão do funcionamento das plantas num ecossistema, salientando as respostas das plantas às alterações ambientais.

Como objectivo geral pretende-se que o aluno, no fim desta UC  possa compreender os aspectos da fisiologia das plantas, mais directamente envolvidos nas interações planta-meio, na perspectiva de que os alunos consigam interpretar alterações da paisagem que têm a ver com:

(i)  variações sazonais marcadas pelos períodos de dormência, vernalização, floração, produção, desenvolvimento, senescência e abcisão foliar;

(ii) condicionalismos e factores determinantes da germinação,     desenvolvimento, instalação, adaptação, defesa e competição das plantas;

(iii) produção, acumulação, “turnover” e actividade de compostos de metabolismo primário e compostos de metabolismo secundário.

Para que se atinja o objectivo geral acima definido, perspectivam-se os seguintes objectivos específicos:

(a) -  compreender a importância e o papel dos constituintes minerais, os efeitos dos seus défices ou excessos e as formas como as plantas os absorvem e assimilam;

(b) - compreender as capacidades das plantas quanto à biossíntese de uma vastíssima diversidade de compostos (metabolitos secundários) envolvidos nas suas adaptações ao meio capacitando-as para a sua defesa relativamente a factores bióticos e factores abióticos agressivos;

c) - compreender a importância dos fitoreguladores, designadamente auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abcisico, etileno e brassinosteróides na modulação dos diversos aspectos da vida da planta e suas respostas ás condições ambientais;

(d) - compreender a importância da luz e a transdução da sua energia em energia química potencial, da enorme variedade de compostos orgânicos da planta, considerando especialmente os aspectos ecofisiológicos;

(e) - Compreender os mecanismos de defesa das plantas contra factores bióticos, designadamente bactérias, fungos, insectos, herbívoros e plantas antagónicas;

(f) - Compreender os mecanismos de defesa e adaptação das plantas a factores abióticos agressivos, responsáveis por situações de stresse, designadamente stresse hídrico, stresse térmico, stresse oxidativo, stresse radiante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ecologia Geral


B244 - ECTS

Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.


Fisiologia Animal


B166 - ECTS

Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais


Genética Geral


B164 - ECTS

Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, genética molecular, genética populacional e genética quantitativa, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.


Genética Molecular e Citogenética


B260 - ECTS

Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Citogenética e Genética Molecular. O quadro conceptual e as ferramentas adquiridas serão úteis nas áreas do ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.


Microbiologia Alimentar


B330 - ECTS

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Introdução à Química dos Materiais


Q225 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.


Segurança e Higiene Ambiental


Q355 - ECTS

Os objectivos da disciplina são o de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.


Simulação


M268 - ECTS

Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.


Equações Diferenciais


M222 - ECTS

Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Estatística Aplicada


M272 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- saber caracterizar um modelo de regressão linear e ser capaz de aplicar a teoria à análise de dados reais, envolvendo o ajustamento do modelo, diagnóstico e previsão;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.


Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina


M386 - ECTS

Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.


Modelos Matemáticos


M182 - ECTS

Aplicação de conceitos matemáticos à resolução de problemas concretos: identificação do problema, proposta de modelo matemático, simulação do modelo matemático com dados reais, conclusões. 


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Física II


F205 - ECTS

Física Térmica


F203 - ECTS

Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.


Introdução à Física


F153 - ECTS

F153 é um curso introdutório de Física Geral onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.


Introdução à Física I


F155 - ECTS

F155 é um curso introdutório de Física Geral.

Neste curso são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de mecânica, ondas, termodinâmica, eletricidade e geomagnetismo.


Mecânica


F101 - ECTS

Esta unidade curricular  visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, dos fenómenos ondulatórios, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.


Mecânica Quântica


F301 - ECTS

Compreender: - os fundamentos da Mecânica Quântica. - o formalismo matemático da Mecânica Quântica. Resolver a equação de Schrödinger: - para em potenciais constantes por pedaços, - potencial harmónico; - para potencial central, etc. Aprender os métodos perturbativos de resolução de problemas. Aprender a teoria geral do momento angular.


Ondas e Meios Contínuos


F201 - ECTS

• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares; noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, e a sua descrição e classificações nas suas mais variadas vertentes de aplicação à física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.


Electromagnetismo


F102 - ECTS

•Obter formação de base em Electromagnetismo. •Derivar e apresentar as leis e métodos do Electromagnetismo numa perspectiva fenomenológica. •Estabelecer ligações e paralelismos entre o Electromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. •Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Electromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interacções físicas. •Aplicar, no contexto do electromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. •Apresentar e descrever aplicações relevantes do Electromagnetismo em ciência e tecnologia.


Física I


F116 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer aos estudantes uma formação em Física clássica usando uma formulação matemática de nível intermédio.


Física Laboratorial


F114 - ECTS

Realizar trabalhos experimentais nas áreas de Mecânica, Electromagnetismo, Termodinâmica, Óptica e Física Moderna. Familiarizar os alunos com os aspectos relacionados com o conhecimento dos instrumentos necessários para a realização dos trabalhos experimentais, com a própria execução dos mesmos, com a análise dos resultados experimentais, incluindo o cálculo de erros e com a avaliação crítica dos resultados experimentais. Promover a pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental; Elaborar e escrever relatórios de atividades experimentais; Desenvolver competências de trabalho de grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Óptica


F302 - ECTS

Fornecer uma visão panorâmica da Óptica Clássica. Apresentar leis e métodos da Óptica geométrica, e suas aplicações na instrumentação óptica. Abordar a fenomenologia e aplicações da polarização, interferência e difracção de ondas ópticas Apresentar aspectos de óptica moderna relevantes para a ciência e a técnica.


Tópicos de Física Moderna e Astrofísica


F202 - ECTS

Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura nuclear e processos nucleares. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Estratigrafia e Paleontologia


G212 - ECTS

Disciplina que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.


Geodinâmica


G113 - ECTS

Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.

Dar competências na leitura e interpretação de mapas topográficos e geológicos; realização de perfis topográficos e geológicos; identificação de estruturas geológica e sua orientação; e, manuseamento da bússola.


Geologia e Ambiente


G271 - ECTS

Objectivos: O objectivo geral, consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respectiva inserção em empresas com fins ambientais. 


Geomorfologia


G211 - ECTS

Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorfológicos e o clima.


Mineralogia e Petrologia Geral


G100 - ECTS

Transmitir os princípios e técnicas do estudo dos minerais (os minerais como ferramentas importantes para o estudo da petrologia). A petrologia visa estabelecer as leis que regem a formação, evolução e implantação dos diferentes tipos de rochas bem como as suas relações com a dinâmica global do planeta.


Património Geológico


G285 - ECTS

Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal


Recursos Geológicos


G351 - ECTS

A Unidade Curricular de Recursos Geológicos é fundamental para o estudante de Geologia e de Ciências pois nela é feita a primeira abordagem a conceitos básicos de Geologia Económica e de Sustentabilidade dos  Recursos. Justifica-se que uma concentração mineral só é possível graças ao encadeamento feliz de vários processos geológicos e faz-se o posicionamento dos diferentes tipos de recursos no ciclo geológico da litosfera.



Elementos de Geologia Estrutural


G110 - ECTS

Objectivos A Geologia Estrutural é a ciência (ramo da Geologia) que tem como objectivo o estudo das estruturas (forma e geometria interna e externa) adquiridas pelos corpos rochosos após a sua formação, as suas causas e distribuição geográfica. A Geologia Estrutural avança, não só pela mera descrição das estruturas, mas através da análise rigorosa dessas estruturas e dos mecanismos que as geram. Para se conseguir isto, é necessário recorrer à quantificação, à formulação matemática e ao estabelecimento de modelos físicos. Os objectivos da Geologia Estrutural incluem dois pontos fundamentais: • Definição, caracterização e relação das estruturas observadas e os episódios de deformação; • Caracterização do estado de tensão dominante em cada fase de deformação.


Geologia Global


G316 - ECTS

Geologia Planetária


G281 - ECTS

 

Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características  físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.

 


Métodos em Cartografia Geológica


G124 - ECTS

Riscos Geológicos


G372 - ECTS

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Bases de Dados


CC301 - ECTS

Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática de bases de dados como sistemas de manipulação de grandes quantidades de informação.


Computabilidade


CC333 - ECTS

Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações.

Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da
computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da
computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua
(in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.


Interacção Pessoa-Máquina


CC205 - ECTS

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).


Introdução à Ciência de Computadores


CC103 - ECTS

Os estudantes deverão entender a estrutura e funcionamento dos computadores digitais e sistemas de operacão e ter uma visão geral  sobre a Ciência de Computadores. 


Introdução à Programação


CC101 - ECTS

Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.

Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.

Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários. 

 


Redes de Comunicação


CC303 - ECTS

Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP. 


Sistemas e Aplicações


CC220 - ECTS

Fornecer ao aluno experiência na utilização, administração e programação de alguns dos sistemas/aplicações mais utilizados em ambiente Windows. O enfoque particular será sobre o ambiente de programação do Visual Basic for Applications.


Tecnologias Web


CC307 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é a familiarização dos alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web.


Arquitectura de Software


CC226 - ECTS

A disciplina de Arquitetura de Software tem como objetivo geral introduzir os alunos aos modelos conceptuais e ferramentas de software usadas em projetos informáticos de maior dimensão.


Estrutura de Dados


CC202 - ECTS

O estudante deverá ser capaz de:
- compreender, utilizar e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD) de acordo com os requisitos de problemas propostos;
- compreender e utilizar as noções de atributo e método de um tipo abstrato de dados.
- utilizar e adaptar, programando-os, TADs que implementam listas ligadas, pilhas, filas, árvores binárias, heaps, tabelas de hash e grafos;
- analisar trechos de algoritmos do ponto de vista da complexidade computacional e situá-los numa ordem de complexidade;
- programar funções recursivas;
- programar e analisar algoritmos de procura e inserção sequencial, em lista ordenada, em árvore ordenada e em tabela de hash;
- programar e analisar algoritmos de ordenação tais como o bubblesort, mergesort. quicksort e heapsort.
- programar e analisar algoritmos de criaçao e manipulação de estruturas de dados como árvores binárias, árvores binárias ordenadas, heaps e grafos.
Nota: nesta unidade curricular a programação é feita utilizando a linguagem Python.


Lógica e Programação


CC216 - ECTS

Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores e em especial na área da Programação em Lógica.

 

 


Métodos de Apoio à Decisão


CC330 - ECTS

Fornecer experiência na formulação e análise crítica de modelos e métodos de resolução para problemas de decisão e otimização interdisciplinares. Desenvolver aptidões para avaliar a complexidade computacional de problemas e escolher apropriadamente algoritmos, linguagens e bibliotecas de programas. Familiarização com técnicas de programação por restrições e de Investigação Operacional.


Modelos de Computação


CC218 - ECTS

Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.


Sistemas de Operação


CC222 - ECTS

Aquisição de competências sobre as funções, arquitecturas, serviços fornecidos, e a implementação de sistemas de operação.
Desenvolvimento de competências de programação sobre a API de um sistema de operação.


Sistemas Inteligentes


CC322 - ECTS

Objectivos: Estudo dos conceitos fundamentais e técnicas de uso mais generalizado da Inteligência Artificial.



Sistemas Multimédia


CC328 - ECTS

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com ou programa. Nos laboratórios os alunos aprenderão competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicaçã. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagemajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias. 


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Detecção Remota


EG352 - ECTS

Esta disciplina apresenta os principais conceitos, técnicas e aplicações da Detecção Remota, com particular incidência na utilização de imagens satélites Observação da Terra. Os alunos terão contacto com imagens de satélite de vários tipos através da realização de trabalhos práticos.


Localização por Satélite


EG351 - ECTS

Perceber os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems).

Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.

Saber quais as fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.

 A componente prática visará sobretudo a utilização do sistema GPS atendendo à maior facilidade de acesso a equipamento.

 


Sistemas de Informação Geográfica


EG362 - ECTS

Ensinar as bases teóricas e práticas necessárias para lidar com dados geográficos, em termos da sua aquisição, estruturação, manipulação, pesquisa e análise num SIG.

 


Topografia


EG241 - ECTS

Cartografia


EG361 - ECTS

Hidrografia


EG364 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os métodos utilizados em posicionamento marinho, medição de profundidades e sejam capazes de planear e realizar uma sondagem hidrográfica. Para esse fim são ainda ministrados conhecimentos sobre as propriedades das ondas electromagnéticas e acústicas e sobre as marés e a importância do seu conhecimento em Hidrografia . Pretende-se ainda sensibilizar os alunos para os problemas relacionados com a variação do nível do mar e as mudanças globais, bem como ministrar conhecimento sobre as metodologias de medição do nível do mar.


Órbitas e Satélites


EG242 - ECTS

Processamento de Imagem


EG363 - ECTS

Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Álgebra I


M241 - ECTS

Dominar os conceitos e resultados básicos de Teoria de Grupos e Teoria de Anéis estudados, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. 


Álgebra II


M341 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de Teoria de Galois, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata, quer no que respeita às suas aplicações. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.

 


Análise Infinitesimal


M215 - ECTS

Objectivos:
Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Completar o estudo do cálculo diferencial e integral com o teorema da função inversa e o teorema da função implícita e suas aplicações principais, e a análise vectorial em domínios curvos planos e tridimensionais.



Análise Infinitesimal


M217 - ECTS


Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares. Completar o estudo do cálculo diferencial e integral com análise vectorial em domínios curvos planos e tridimensionais.


Análise Vectorial


M219 - ECTS

Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.


Introdução à Química dos Materiais


Q225 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.


Segurança e Higiene Ambiental


Q355 - ECTS

Os objectivos da disciplina são o de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.


Álgebra Linear e Geometria Analítica II


M142 - ECTS

Análise Complexa e Análise de Fourier


M212 - ECTS


Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.


Equações Diferenciais


M222 - ECTS

Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Geometria


M152 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns dos principais resultados da Geometria Euclidiana que, pela sua importância histórica, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz geométrico e a sua capacidade de visualização espacial.


Métodos Matemáticos em Biologia e Medicina


M386 - ECTS

Aplicar técnicas matemáticas já estudadas a modelos em Biologia e Medicina e adquirir novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que permitam a análise dos modelos estudados.


Teoria dos Números e Criptografia


M242 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.


Desenvolvimento Pessoal e Profissional


DPI294 - ECTS

  1. Capacitar a inserção dos graduados em ciência na sociedade e no mundo do trabalho através da aquisição de competências só aparentemente contraditórias de colaboração e autonomia, preparando-os assim no domínio de uma das mais importantes competências exigida pela sociedade atual: a coopetição (competição colaborativa).
  2. Promover a compreensão da estrutura, organização e contextos da Sociedade (Informacional) e as suas relações com a ciência.
  3. Praticar e evoluir no domínio de algumas competências transferíveis ou transversais especialmente no domínio da autonomia (mestria pessoal, modelos mentais, pensamento sistémico) e no domínio da colaboração (visão partilhada e trabalho em equipa).
  4. Ampliar a capacidade auto-reflexiva e o dinamismo emocional em relações humana.
  5. Tomar contacto com os limites e “fronteiras” da ciência e explorar as relações inter, trans e pluridisciplinares onde se insere a ciência.
  6. Equacionar alguns problemas relevantes do nosso tempo com ligação particular à ciência.

 


Química Bioinorgânica


Q206 - ECTS

Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de: • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos. • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reacções/centros biológicos. • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir. • relacionar a química dos catiões metálicos com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biologico De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas com a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia, veterinária.


Química Biológica


Q244 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.


Química Biológica Computacional


Q254 - ECTS

Estudar propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais das proteínas e DNA. Conhecer os Princípios de catálise enzimática. Usar técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades abordadas.


Química Nuclear e Radioquímica


Q274 - ECTS

Introdução à Química dos Materiais


Q225 - ECTS

A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.


Segurança e Higiene Ambiental


Q355 - ECTS

Os objectivos da disciplina são o de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança no trabalho e higiene ocupacional e ambiental.


Simulação


M268 - ECTS

Conhecimentos básicos de simulação estatística. Forte componente computacional, privilegiando a aplicação prática e a interação com as Probabilidades, a Estatística e a Investigação Operacional.


Análise Numérica I


M231 - ECTS

O objetivo desta disciplina é dado, um problema matemático, estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.


Cálculo em Computadores


M122 - ECTS

Uso de computador com um programa de manipulação algébrica (Maxima) para tratar problemas de análise, álgebra e geometria.


Equações Diferenciais


M222 - ECTS

Introdução os métodos de resolução de equações diferenciais ordinárias com incidência especial nas equações e sistemas de equações diferenciais lineares.


Estatística Aplicada


M272 - ECTS

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá

- dominar  os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.

- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;

- saber caracterizar um modelo de regressão linear e ser capaz de aplicar a teoria à análise de dados reais, envolvendo o ajustamento do modelo, diagnóstico e previsão;

- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.

Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R  na  resolução de problemas.


Métodos Numéricos


M232 - ECTS

Familiarizar os alunos com os métodos de cálculo numérico mais usados na resolução de problemas matemáticos em ciências e engenharia, incluindo as condições de aplicabilidade e as suas limitações, com uma ênfase particular nas aplicações e na elaboração de algoritmos na resolução de exercícios. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para identificar e utilizar os métodos numéricos mais robustos na resolução de problemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelos Matemáticos


M182 - ECTS

Aplicação de conceitos matemáticos à resolução de problemas concretos: identificação do problema, proposta de modelo matemático, simulação do modelo matemático com dados reais, conclusões. 


Teoria dos Números e Criptografia


M242 - ECTS

Introduzir os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 23:23:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias