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Laboratório de Química Analítica

Código: Q234     Sigla: Q234

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 37 Plano de estudos Oficial 2 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Química Analítica na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e cromatográfica e de métodos potenciométricos e espetrofotométricos, através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de execução laboratorial de ensaios analíticos, registo sistemático de processos e procedimentos, interpretação de resultados experimentais, sua avaliação crítica e capacidade de decisão. Capacidades de comunicação de resultados analíticos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a aplicação e a integração prática dos conhecimentos da unidade curricular de Química Analítica: separação heterogénea e processo cromatográfico de separação. Aplicação das técnicas potenciométricas e da cromatografia em fase gasosa e cromatografia líquida. Exploração da espectrofotometria de UV/VIS. Os trabalhos práticos a realizar irão ser divididos em dois conjuntos: 1.º Conjunto T1– Determinação iodimétrica da Vitamina C num suplemento vitamínico. T2– Determinação do teor de cloreto no sal de cozinha pelo método de Mohr. T3– Titulação volumétrica de H2O2 por permanganometria  T4– Titulação potenciométrica de uma solução de HCl e CH3COOH. 2.º Conjunto T5– Determinação espectrofotométrica do teor de ferro total numa água. T6– Determinação potenciométrica de aniões em águas de consumo T7- Separação de corantes alimentares utilizando colunas de separação de fase sólida. T8– Determinação de etanol em bebidas alcoólicas por GC.

Bibliografia Obrigatória

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES E PAULO ALMEIDA; TRABALHOS PRÁTICOS LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA – Q234

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Laboratorial através da execução de actividades experimentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação envolverá três níveis: - Desempenho experimental – esta avaliação será efectuada com base no desempenho experimental, preparação prévia do trabalho e nota do relatório nas actividades propostas durante as aulas laboratoriais. - Provas práticas - todos os alunos deverão realizar duas provas práticas que serão individuais e realizadas, a primeira, no final do primeiro conjunto de trabalhos e, a segunda, no final do segundo conjunto de trabalhos. A realização destas provas práticas é obrigatória. - Exame escrito – Exame a ser realizado na época de exames. A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho experimental durante as aulas – 30%; b) Provas práticas – 20 + 20 % c) Exame escrito – 30%. Serão excluídos de exame escrito final os alunos que não preencham as seguintes condições: - Nota de avaliação do desempenho experimental superior ou igual a 9,5 valores; - Nota média das duas provas práticas superior ou igual a  9,5 valores. Serão reprovados os alunos cuja nota no exame escrito seja inferior a 5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho experimental durante as aulas – 30%; b) Provas práticas – 20 + 20 % c) Exame escrito – 30%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras emanadas do Conselho Pedagógico da FCUP.

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria do elemento de avaliação "exame escrito".

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