Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FAUP | 2 Bolsas de Investigação | Siza Barroco

FAUP | 2 Bolsas de Investigação | Siza Barroco

Candidaturas até 21 de janeiro de 2022

Siza Barroco

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do projeto "Siza Barroco" (SIZA/CPT/0021/2019), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e em curso na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), nas seguintes condições:

Aviso
Notice
 
As principais tarefas a desenvolver no âmbito das bolsas, sob coordenação dos Investigadores Responsáveis José Miguel Rodrigues e Joana Couceiro, deverão ter início no primeiro trimestre de 2022 e integrarão, entre outras:
a) Fotografia de arquitetura documental e artística;

b) Preparação e organização de base de dados iconográfica;

c) Construção de Inventários, Atlas e Mapas;

d) Desenho, conceção e montagem de dispositivos de investigação;

e) Visita a obras e realização de viagens de estudo e reconhecimento;

f) Apoio à organização de eventos e disseminação da investigação;

g) Apoio na preparação de publicações e dispositivos expositivos da investigação.
As bolsas terão a duração de 6 meses, em regime de exclusividade, eventualmente renovável.

O montante das bolsas corresponde a 1.104,64¤, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será realizado pela FAUP por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido/a por um seguro de acidentes pessoais.


O júri de selecção é composto por:

Presidente: Professor Doutor José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues, Professor Associado na FAUP;
Vogal efetivo: Doutora Andreia Joana Geraldo da Silva Couceiro, Investigadora Júnior esad‒idea;
Vogal efetivo: Professora Doutora Sílvia Cristina Teixeira Ramos, Professora Auxiliar Convidada na FAUP;
Vogal suplente: Professor Doutor Luís Filipe Dordio Martinho de Almeia Urbano, Professor Auxiliar na FAUP.

A seleção será feita por avaliação curricular (60%). O processo de seleção poderá ser complementado por entrevista profissional (40%), caso o Júri entenda necessário, aos/às dez (10) candidatos/as mais bem classificados/as na avaliação curricular, desde que tendo alcançado a nota mínima de 60 pontos. No caso de não haver entrevista, a classificação final será igual à classificação obtida na avaliação curricular.

A Avaliação Curricular (de 0 a 100 pontos) terá em consideração os seguintes fatores de avaliação e critérios de ponderação:
a) Inscrição nos 1.º ou 2.º anos do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP (5 pontos);

b) Classificação final do curso de Mestrado Integrado (de 0 a 10 pontos) *;

c) Classificação final na unidade curricular de História da Arquitectura Moderna (de 0 a 10 pontos);

d) Competências em softwares de desenho assistido em computador, de edição gráfica e de imagem, de tratamento de dados, processamento de texto, entre outros (0 a 20 pontos);

e) Carta de Motivação sob a forma de ensaio escrito (máximo 2000 caracteres) sobre o interesse no projeto de investigação em torno da arquitetura de Siza (de 0 a 20 pontos);

f) Prática de projeto própria e/ou em colaboração (de 0 a 15 pontos);

g) Potencial de relação da Dissertação de Mestrado realizada pelo candidato com o domínio de investigação do projecto (de 0 a 20 pontos).
*Não obstante a indicação dada no ponto 2 deste Aviso de Abertura em relação às habilitações académicas conferidas por instituição de ensino superior estrangeira, os candidatos que não apresentarem os graus académicos e respetivas classificações finais, aqui em avaliação, devidamente reconhecidos em Portugal até à data do termo do prazo para a candidatura, serão pontuados com a classificação mínima de 5 pontos (considerando a escala de 0 a 10 pontos considerada no item b) do número 9 do presente edital).

Os fatores de avaliação da entrevista de seleção, caso a mesma venha a ser realizada, serão:
a) Profundidade disciplinar do discurso oral (de 0 a 40 pontos);

b) Rigor conceptual na aplicação do vocabulário na área da Arquitectura (de 0 a 20 pontos):

c) Motivação, disponibilidade e conhecimentos de inglês (de 0 a 40 pontos).
Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a utilizar até fevereiro de 2022, a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a selecionado/a. Na eventualidade de nenhum /a dos/as candidatos/as demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos, o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:43:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias