Você está em: Início > Notícias > Seminário | Instrumentos e Representações para a construção da evidência [...] com Cristina Delgado Henriques, Susana Oliveira e Cidália Silva

Seminário | 'Instrumentos e Representações para a construção da evidência [...]' com Cristina Delgado Henriques, Susana Oliveira e Cidália Silva

18 de junho de 2021, 6.ª feira, 9h00-11h00, videoconferência

[ID 895 6069 5628]

A quarta e última sessão do Ciclo de Seminários 'Políticas Urbanas e Território: Que desafios?', integrado na UC 'Seminário de Investigação 2', opção de estudos C 'Dinâmicas e Formas Urbanas' do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP, será dedicada ao tema "Instrumentos e Representações para a construção da evidência – novas lentes, novos olhares, novas cartografias", e contará com a presença de Cristina Delgado Henriques (Docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e membro do projecto 'Africa Habitat'), Susana Oliveira (Docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Vice-Coordanadora da COST Action 'Writing Urban Places') e Cidália Silva  (Docente na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e Coordenadora do projeto 'O Extraordinário do Ordinário' integrado no laboratório colaborativo ProChild).

Este tema considera, numa vertente, a emergência de novas tecnologias de recolha, integração e comunicação de informação geográfica (tanto em contextos com disponibilidade de dados, como da sua ausência em forma estruturada), a importância crescente da espacialização e visualização dessa informação para efeitos de suporte à tomada de decisão, assim como a complexidade e vulnerabilidade crescente do território e a necessidade de monitorizar de forma regular e sistemática as dinâmicas territoriais, e avaliar em contínuo as políticas e os seus impactos territoriais.
Complementarmente, a sessão pretende debater os processos de comunicação e representação em planeamento, as percepções e as narrativas construídas individual e colectivamente, os processos participativos e o envolvimento de vários intervenientes, perante os desafios e as potencialidades de novas ferramentas analíticas, de visualização e de discussão.

Programa:

09h00 | Boas-vindas + Introdução

09h10 | Mesa redonda:

Cristina Delgado Henriques (FAUL)
Susana Oliveira (FBAUL)
Cidália Silva (EAAD-UM), com a participação de:

Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB)
Mariana Carvalho (ProChild CoLAB)
Rita Magalhães (Porta7/Fraterna)
Lara e Bruno (EB1 Gondar)

10h10 | Discussão

11h00 | Encerramento

Unidade curricular — Seminário de Investigação 2, opção de estudos C - Dinâmicas e Formas Urbanas | PDA

Coordenação — Cristina Cavaco e Ana Silva Fernandes, em colaboração com o grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP e o grupo URBinLAB da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Ciclo de Seminários 'Políticas Urbanas e Território: Que desafios?':
#1 — 'Agendas para a cidade e o território – novas questões, novos compromissos'
com Catarina Camarinhas (CEPAL, CL), Ermínia Maricato (FAU-USP, BR), Vítor Campos (LNEC, PT) e Rui Bochmann Franco (CML, PT)
#2 — 'Escalas e Fronteiras do planeamento e da governabilidade – novos atores, novas geografias'
com Luís Lage (FAPF-UEM, MZ), Maria Rosário Oliveira (FCSH-UNL, PT), Sérgio Barroso (CEDRU, PT) e Nelson Dias (Oficina, PT)
#3 — 'Visões e Narrativas na construção de futuros possíveis – novas retóricas para a leitura do território e o projeto territorial'
com Alessandro Balducci (PoliMi, IT) e Juan Luis de las Rivas Sanz (ETSA-UVa, ES), organizado com Rui Braz Afonso (FAUP)

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

cartaz
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 06:23:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias