Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > #UP200e40_1 | FAUP comemora 241 anos da Aula de Debuxo e Desenho e 40 anos de Faculdade

#UP200e40_1 | FAUP comemora 241 anos da 'Aula de Debuxo e Desenho' e 40 anos de Faculdade

17 de fevereiro de 2021


O desenho é um instrumento transversal a todas as áreas do conhecimento, seja para descrever e descobrir, seja para pensar e interpretar, seja para equacionar e confirmar, seja para fixar e propor, seja para registar e transmitir… o real, o imaginário, o conhecimento, o desígnio…

A 'Aula de Debuxo e Desenho', instituída, após a 'Aula de Náutica', pelo Decreto de 27 de novembro de 1779 e iniciada a 17 de fevereiro de 1780, representa um marco significativo nos antecedentes da Universidade do Porto que interessa hoje revisitar enquanto espaço comum e agregador das suas diversas Faculdades.

Para a FAUP, o desenho constitui a expressão maior da sua prática de ensino, projecto e investigação, onde mais do que uma expressão artística, é uma ferramenta operativa do pensamento, e, nesse intuito, estabelece afinidades com diversas áreas do conhecimento. Com este entendimento, é incontornável destacar a 'Aula de Debuxo e Desenho' na génese do seu percurso.

No contexto em que se assinalam os 40 anos da FAUP, a que acrescem os 200 da instituição da 'Aula de Debuxo e Desenho', a FAUP propõe assinalar o dia 17 de fevereiro como o momento coletivo de celebração do Desenho enquanto prática aberta e linguagem universal do pensamento.

Na Universidade do Porto, o ensino do desenho tem especial destaque nas áreas com componente artística — Belas Artes e Arquitectura —, contudo, o desenho sempre esteve presente em muitas outras áreas do conhecimento como meio de apreensão e comunicação. Das Ciências à Economia, das Engenharias ao Desporto, das Medicinas ao Direito, das Letras a Farmácia, da Computação à Psicologia, o desenho, consciente ou inconscientemente, é um instrumento de trabalho presente no quotidiano de todos.

De Abel Salazar a Álvaro Siza, de Edgar Cardoso a Ângelo de Sousa; da ilustração científica à elegância de uma fórmula química ou equação matemática; da espiral de ADN às redes informáticas; da peça de mecânica à infografia... — mapas, diagramas, grafos, esquemas; manuscritos ou digitais, conceptuais ou descritivos, analíticos ou explicativos… todos desenha(ra)m, tudo é desenho!

Com esta convicção e, em especial neste momento particular de distanciamento, a FAUP propõe a toda a Comunidade U.Porto a exploração deste campo comum que nos aproxima.

200 e 40 e 1 anos depois da 1ª 'Aula de Debuxo e Desenho', na 4ª feira, a 17 de fevereiro de 2021, desafia cada um a revelar o seu desenho…
desenvolvido no contexto da sua actividade ou de forma absolutamente livre…
E a partilhar no Facebook e/ou Instagram com a hashtag #up200e40_1.






Organização


FAUP 40 anos 
— Filipa de Castro Guerreiro com Ana Alves Costa e Carla Garrido de Oliveira

Colecção de Desenhos ATPH/CEAU-FAUP  | YouTube
— Carlos Machado e Moura, Filipa Ferreira, Noémia Herdade Gomes, Rui Neto


Agradecimento especial
Cunha Pimentel [Imagem audiovisual]
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-03 às 12:47:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias