María Candela Suárez, Professora auxiliar da Universidade Lusíada Norte-Porto, é a convidada para a quarta sessão do
Ciclo 'Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho'.
Esta quarta conferência, intitulada 'Le Corbusier entre linhas: realidade e ficção nos desenhos para a Vila Meyer', vai decorrer a 21 de Abril de 2017, às 18h30, na Casa Cor-de-Rosa, FAUP
Sessão de workshop:
22 e 23 Abril (Sábado e Domingo)
Sala de Desenho FAUP
a) ao sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h30 (sessão de trabalho em equipas);
b) ao domingo das 9h00 às 13h00 (sessão de apresentação de resultados).
A participação no workshop é gratuita, sujeita a inscrição prévia (
formulário de inscrição). O período de inscrições ao workshop está a decorrer até 20 de Abril de 2017 (nova data!).
Memória Descritiva do Workshop (PDF)
A aula será proferida em castelhano e o workshop será em português, sem tradução. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).SinopseEntre Abril de 1925 e Dezembro de 1926, Le Corbusier e Pierre Jeanneret trabalham para uma villa burguesa, destinada a Madame Meyer e financiada pela sua mãe, Mme. Hirtz. Quatro versões e algumas variantes desenvolveram-se com entusiasmo para uma das villas puristas mais referenciadas dos anos 20, cuja construção se frustrou pelas dificuldades económicas da sua investidora. Em 1959, a lembrança da villa Meyer ainda estava presente para Le Corbusier quando produzia alguns esquiços para o prefacio da sua colecção Salubra II. Neles imaginava qual teria sido o resultado de aplicar os papeis pintados neste projecto frustrado. Um ano mais tarde, alguns dos esquiços dos anos 20 apareciam no livro L’Atelier de la Recherche Patiente, como a última manifestação da nostalgia de Le Corbusier por não ter conseguido construir a villa Meyer. Porém ¿quanto há de realidade e quanto há de ficção no projecto para a villa Meyer? Se as circunstancias económicas de Mme. Hirtz tivessem sido diferentes, se ela tivesse chegado dar a sua aprovação para avançar com a construção de alguma das variantes estudadas, ¿ poderia a villa Meyer ter-se erigido no local de Neuilly-Sur-Seine?
María Candela SuárezArquitecta pela Universidad Nacional de Mar del Plata (Buenos Aires, Argentina, 1999). Doutora em Projectos Arquitectónicos pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC, Barcelona, Espanha, 2007). Professora auxiliar da Universidade Lusíada Norte-Porto (desde 2014), Universidade Fernando Pessoa (Seminário I, "Le Corbusier, rascunho e passado a limpo”, 2014-2016) e Universidade da Beira Interior (2008-2012). Leccionou aulas e participou em conferências por convite em vários cursos da área de Teoria, Crítica e Análise de Arquitectura em Espanha, Portugal, Argentina, Suíça e Estados Unidos. A sua pesquisa – centrada desde 2001 na análise e crítica genética do projecto de arquitectura doméstica de Le Corbusier e o seu processo criativo – foi financiada, entre outras bolsas internacionais, pela Bourse de Recherche pour jeunes chercheurs da Fondation Le Corbusier (2003-2004). Participou no Programa 24 NC. – Residence de chercheurs (2003, 2006, 2016). A sua produção científica consiste em capítulos de livro e artigos em publicações especializadas (Massilia, Le Corbusier Plans, Le Corbusier Plans: Impressions, entre outros). Participou na edição do documentário Le Corbusier en la India: Ahmedabad y el Capitolio de Chandigarh (Fundación Caja de Arquitectos, Espanha, 2008) e foi colaboradora para a exposição e livro-catálogo Le Corbusier et le livre (Col·legi d’Arquitectes de Catalunya, Espanha, 2005). Realizou uma investigação por encomenda privada sobre a Unité d’Habitation à Marseille para a Cité de l’architecture de Paris (2004). Integrou o Comité Científico do Congresso Internacional Le Corbusier 50 años después (Universitat Politécnica de Valencia, Espanha, 2015). Actualmente prepara uma edição crítica de la Polychromie Architecturale de Le Corbusier (espanhol-português), com uma introdução de Arthur Rüegg (“Le Corbusier’s Polychromie architecturale und seine Claviers de couleurs von 1931 und 1959”). É coordenadora científica em Portugal da Exposição sobre Le Corbusier Paris n'est pas Moscou (Casa das Artes, Porto, Novembro-Dezembro 2017).
Aulas de Autor . Le Corbusier e o DesenhoO segundo ciclo de aulas intitulado "Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho", que decorrerá durante este ano lectivo 2016-2017, procura abrir uma nova relação entre a academia e as fundações e instituições de conservação, produção e transferência de conhecimento. Neste primeiro ano, constituiu-se uma parceria com a
Fondation Le Corbusier para trazer para o panorama português e portuense a discussão internacional sobre os estudos corbusianos e, em específico, sobre o desenho em Le Corbusier.
Prevê-se uma série de 7 Aulas de Autor, entre Janeiro e Julho de 2017, dedicadas ao estudo prático e teórico do Desenho em Le Corbusier. Entre os convidados, contam-se Danièle Pauly, Timothy Benton, Marta Sequeira, Candela Suárez, Jorge Torres, Xavier Monteys e Ricardo Daza. Esta série de "Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho" é coordenada por Marta Sequeira,
Carlos Machado e Moura,
Rui Neto e
Noémia Herdade Gomes.
Esta iniciativa integra o projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’ conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (
UPdigital), Faculdades de Letras (
FLUP) e Engenharia da U.Porto (
FEUP), Fundação Marques da Silva (
FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (
OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.
ApoiosFundação para a Ciência e a Tecnologia (
FCT) |
Compete 2020 |
Portugal 2020 | União Europeia (UE) - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.
O ciclo de conferências conta com o apoio da
Livraria A+A e da
Livraria AEFAUP.
Imagem gráfica desenvolvida pelo designer
Francisco Providência.
Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel.
+ info
www.aulasdeautor.comCiclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho