Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta Intervenção e planeamento em situações de emergência por Maria Neto e João Afonso Almeida

Notícias

Aula Aberta 'Intervenção e planeamento em situações de emergência' por Maria Neto e João Afonso Almeida

13 de Janeiro (Quarta-feira), 9:00, Sala do Janelão - FAUP

A quarta sessão do Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul"" terá como tema a ' Intervenção e planeamento em situações de emergência' e reúne duas intervenções:

- 'O posicionamento do Arquitecto na prática da acção humanitária. Origem e evolução das intervenções de emergência' apresentada por Maria Neto (FAUP/ETSAG-UAH);

- 'Catástrofe e Planeamento: Pisco e o terramoto de 2007', apresentada por João Afonso Almeida (Appleton & Domingos, Arqs.).

A aula decorre no dia 13 de Janeiro (Quarta-feira), às 9:00, na Sala do Janelão - FAUP. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

'O posicionamento do Arquitecto na prática da acção humanitária. Origem e evolução das intervenções de emergência' (Maria Neto)
Segundo o UNHCR existem aproximadamente 51,2 milhões de pessoas em cerca de mil campos de refugiados e deslocados localizados, na sua maioria, em países em desenvolvimento. Estes campos apresentam-se frequentemente deslocados de qualquer contexto imediato, planeados idealmente como territórios temporários mas comumente de ocupação prolongada. Apesar dos sistemáticos deslocamentos em massa, as metodologias de intervenção pouco se alteraram desde o lançamento das primeiras directrizes, na década de 70. O planeamento é baseado num modelo de campo universal que, uma vez aplicado às especificidades locais, denuncia incompatibilidades e graves consequências de dependência, revelando-se apenas um instrumento técnico e operativo imediato, ignorando efeitos a médio e longo prazos. Pretende-se contextualizar a intervenção de emergência, abordando as suas origens, evolução e actualidade, realçando os elementos que consideramos mais importantes para a localização do arquitecto e da academia como elementos fundamentais no contributo da actualização e melhoria destas práticas.

'Catástrofe e Planeamento: Pisco e o terramoto de 2007' (João Afonso Almeida)
Quais as estratégias de Planeamento após uma Catástrofe? De que forma se podem conciliar as medidas a tomar, de urgência e de desenvolvimento a longo prazo, com a intenção de fazerem parte de um mesmo sistema de reconstrução numa cidade como Pisco, após o terramoto de 2007? Qual a importância do local na definição desses mesmos sistemas? Este estudo procura abordar temas como o planeamento da cidade, a forma como esta se transforma e a organização de novos conjuntos urbanos, tendo como referência os períodos de tempo anterior e posterior à ocorrência de um fenómeno natural.

Biografias:

Maria Neto (1986, Mirandela, Portugal)
Realizou em 2008 um estágio curricular em Porto Alegre, Brasil, num projecto para a favela de Santa Teresinha e concluiu o curso de Mestrado Integrado em Arquitectura em 2009, pela Faculdade de Engenharia e Arquitectura da Universidade da Beira Interior, com a dissertação Arquitectura de Emergência, que deu origem a uma patente.
Realizou em 2010 um estágio profissional na empresa Consulgal, em Budapeste no projecto de ampliação e renovação do aeroporto de Budapeste. Desde 2012 que está ligada a projectos de investigação. É actualmente estudante de Doutoramento pela ETSAG-UAH, Madrid, membro integrado e bolseira de investigação do grupo CCRE/FAUP, onde integra o projecto scopio Editions como assistente editorial.
É especialista em Cooperação e Habitabilidade Básica pela ETSAM e tem formação profissional em Humanitarian shelter coordination pela IFRC/UNHCR.
Trabalha voluntariamente com diversas entidades, em especial com a Cruz Vermelha, no campo do abrigo e planeamento de emergência e processos participativos.

João Afonso Almeida (1985, Porto, Portugal)
Concluiu o curso de Mestrado Integrado em Arquitectura em 2011, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com a realização da dissertação sob o tema 'Catástrofe e Planeamento: Pisco e o terramoto de 2007 como referência processual', orientada pelo Arquitecto Rui Passos Mealha.
Realizou em 2012 um estágio profissional em Elemental Chile, com o arquitecto Alejandro Aravena, em Santiago do Chile.
Entre finais de 2012 e 2014 trabalhou em ateliermob - arquitectura, design e urbanismo, em Lisboa.
Desde Setembro de 2015 trabalha em Appleton & Domingos arquitectos, em Lisboa.

O Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul" é coordenado pelo Professor Álvaro Domingues, pela arquitecta Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

+ info
Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul"
Aula Aberta ' Intervenção e planeamento em situações de emergência' (Poster - PDF)

Notícias relacionadas:
Aula Aberta 'Urbanização contemporânea em África - entre Luanda e Maputo'
Aula Aberta 'Exclusão urbana, informalidade, e participação: categorías e conceitos para debate' por Elena Tarsi
Aula Aberta 'Planeamento Urbano em Angola e Moçambique - desafios e resultados de uma prática contemporânea' por Frederico Costa Leite

Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-03-23 às 06:12:00