FAUP
Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta Exclusão urbana, informalidade, e participação: categorias e conceitos para debate por Elena Tarsi

Aula Aberta 'Exclusão urbana, informalidade, e participação: categorias e conceitos para debate' por Elena Tarsi

9 de Dezembro (Quarta-feira), 9:00, Sala do Janelão - FAUP

A segunda sessão do Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul"" terá como tema a 'Exclusão urbana, informalidade, e participação: categorias e conceitos para debate' e será apresentada pela arquitecta Elena Tarsi.

A aula decorre no dia 9 de Dezembro (Quarta-feira), às 9:00, na Sala do Janelão - FAUP.

Quais as lógicas que estão por trás da exclusão na cidade? Quais os carácteres intrínsecos das áreas informais? Partindo de algumas experiências de pesquisa de campo no Brasil, pretende-se nesta aula estimular um debate sobre os fenómenos complexos da exclusão urbana e da informalidade. Através da apresentação de categorias específicas e conceitos analíticos e de propostas metodológicas para intervenção, tentaremos juntos responder a estas e mais perguntas.

Elena Tarsi é arquiteta, doutorada em Projecto Urbano, Territorial e Ambiental pela Universidade de Florença - Itália, onde colabora nas actividades de pesquisa e formação do LabPSM - Laboratório Cidade e Território nos Países do Sul do Mundo. Dedica-se ao estudo das dinâmicas de formação e transformação do sistema urbano e das cidades e metrópoles brasileiras, com particular atenção às temáticas da exclusão urbana, da cidade informal e das politicas de requalificação urbana e ambiental e de inclusão social das áreas informais. Actualmente é bolseira de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com uma pesquisa comparada sobre a segregação espacial das cidades brasileiras e portugueses.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

O Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul" é coordenado pelo Professor Álvaro Domingues, pela arquitecta Ana Silva Fernandes e pelo grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

Ciclo de Aulas Abertas - Urbanização da Pobreza: "Experiências no Grande Sul"
Aula Aberta ‘Exclusão urbana, informalidade, e participação: categorías e conceitos para debate’ por Elena Tarsi (Poster - PDF)