Você está em: Início > Notícias > Unidades de Formação da FAUP distinguidas com prémio Selo InovPed da U.Porto

Unidades de Formação da FAUP distinguidas com prémio 'Selo InovPed' da U.Porto

18 de junho de 2024

As unidades de formação Saúde, Bem-Estar e Arquitetura, uma iniciativa conjunta da FAUP e FMUP, com a coordenação de Teresa Leão, FMUP, e Ana Neiva, FAUP, e participação de docentes da área da saúde - Ana Isabel Ribeiro, ISPUP -, arquitetura - Eliseu Gonçalves e Gisela Lameira, CEAU-FAUP -, e arquitetura paisagista - Carla Gonçalves, FCUP; e Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto, com a coordenação de docentes de arquitetura - Teresa Cunha Ferreira, FAUP -, arquitetura paisagista - Teresa Portela Marques, FCUP -, história de arte - Maria Leonor Botelho, FLUP -, e engenharia - Xavier Romão, FEUP -, estão entre os projetos vencedores da edição 2024 do concurso 'Selo InovPed'.

O 'Selo InovPed' pretende, por um lado, distinguir uma unidade de formação já criada ou a criar, devidamente acreditada no âmbito da Educação Contínua da U.Porto e, por outro, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais, sendo condição obrigatória a existência de um corpo docente multiunidade orgânica.

A unidade de formação Saúde, Bem-Estar e Arquitetura reflete sobre a intersecção da saúde e arquitetura, atentando no impacto dos espaços (in)salubres, públicos e privados na saúde, e promovendo diálogos entre estudantes, docentes e investigadores de Arquitetura e Medicina. A consciencialização dos futuros médicos para a importância dos locais onde as pessoas vivem para um diagnóstico e tratamento mais adequados, e dos futuros arquitetos para o desenho de espaços públicos e privados mais saudáveis, são os principais objetivos do curso.

Já a unidade de formação Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto integra a Cátedra UNESCO 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto' atribuída à FAUP, e cruza diversas áreas de trabalho – Arquitetura, Arquitetura Paisagista, História da Arte e Engenharia Civil – para uma compreensão do conceito de património numa aceção contemporânea e alargada (construído e natural, material e imaterial), e enquanto vetor para o desenvolvimento qualificado e sustentável das cidades, das paisagens e do território.

No concurso estiveram envolvidas 11 Unidades Orgânicas e uma Unidade de I&D da U.Porto. No total das seis propostas selecionadas para o prémio 'Selo InovPed', participaram 36 docentes da U.Porto – estando ainda envolvidos, numa das propostas, seis estudantes da U.Porto e quatro docentes de Instituições de Ensino Superior internacionais.

+ info noticias.up.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 08:32:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias