Unidades de Formação da FAUP distinguidas com prémio 'Selo InovPed'
18 de junho de 2024
As unidades de formação
Saúde, Bem-Estar e Arquitetura, uma iniciativa conjunta da FAUP e FMUP, com a coordenação de Teresa Leão, FMUP, e Ana Neiva, FAUP, e participação de docentes da área da saúde - Ana Isabel Ribeiro, ISPUP -, arquitetura - Eliseu Gonçalves e Gisela Lameira, CEAU-FAUP -, e arquitetura paisagista - Carla Gonçalves, FCUP; e
Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto, com a coordenação de docentes de arquitetura - Teresa Cunha Ferreira, FAUP -, arquitetura paisagista - Teresa Portela Marques, FCUP -, história de arte - Maria Leonor Botelho, FLUP -, e engenharia - Xavier Romão, FEUP -, estão entre os projetos vencedores da edição 2024 do concurso 'Selo InovPed'.
O 'Selo InovPed' pretende, por um lado, distinguir uma unidade de formação já criada ou a criar, devidamente acreditada no âmbito da Educação Contínua da U.Porto e, por outro, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais, sendo condição obrigatória a existência de um corpo docente multiunidade orgânica.
A unidade de formação
Saúde, Bem-Estar e Arquitetura reflete sobre a intersecção da saúde e arquitetura, atentando no impacto dos espaços (in)salubres, públicos e privados na saúde, e promovendo diálogos entre estudantes, docentes e investigadores de Arquitetura e Medicina. A consciencialização dos futuros médicos para a importância dos locais onde as pessoas vivem para um diagnóstico e tratamento mais adequados, e dos futuros arquitetos para o desenho de espaços públicos e privados mais saudáveis, são os principais objetivos do curso.
Já a unidade de formação
Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto integra a Cátedra UNESCO 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto' atribuída à FAUP, e cruza diversas áreas de trabalho – Arquitetura, Arquitetura Paisagista, História da Arte e Engenharia Civil – para uma compreensão do conceito de património numa aceção contemporânea e alargada (construído e natural, material e imaterial), e enquanto vetor para o desenvolvimento qualificado e sustentável das cidades, das paisagens e do território.
No concurso estiveram envolvidas 11 Unidades Orgânicas e uma Unidade de I&D da U.Porto. No total das seis propostas selecionadas para o prémio 'Selo InovPed', participaram 36 docentes da U.Porto – estando ainda envolvidos, numa das propostas, seis estudantes da U.Porto e quatro docentes de Instituições de Ensino Superior internacionais.
+ info
noticias.up.pt