Você está em: Início > Notícias > Estudante da FAUP vence Prémio Archiprix Portugal 2022

Estudante da FAUP vence Prémio Archiprix Portugal 2022

11 de julho de 2022

O alumnus Giacomo Ciavattini, que concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2020.2021, venceu a edição 2022 do Prémio Archiprix Portugal, galardão que distingue anualmente os melhores projetos de mestrado em arquitectura, arquitectura paisagista e urbanismo apresentados nas instituições de ensino superior nacionais.

Com o título 'Rural esquecido, uma oportunidade contemporânea. Transformação catalisadora para uma Quinta na Região de Marche, Itália', o trabalho de Giacomo Ciavattini, orientado pelas Professoras Filipa de Castro Guerreiro e Carla Garrido de Oliveira, reflete propositivamente sobre novas estratégias de intervenção sócio-económicas e paisagísticas sustentáveis em territórios de baixa densidade.

A dissertação, através do estudo de um caso específico, caracterizado por uma forte tradição agrícola em declínio, explora o "enorme potencial do património rural na coalescência do edificado difuso que, graças às novas tecnologias e consciência global, poderá encontrar uma oportunidade de renascimento, interceptando atividades económicas e produtivas localmente sustentáveis com a indústria do turismo". As questões que o trabalho envolve refletem temáticas que têm vindo a ser objeto de estudo no contexto da FAUP, de que o projeto NEB goes South é exemplo.

Foi ainda atribuída à FAUP a Menção Especial Pensamento e Crítica ao trabalho 'Fragmentos de cidade. Imagens de arquitetura, do espaço e da memória' da alumna Raquel Pelicano Teixeira Lagoa, orientada pelo Professor Pedro Leão Neto.

Entre as propostas submetidas pela FAUP, o trabalho 'Lugar Comum: habitar (n)a cidade do Porto. Princípios de intervenção para uma área de habitação municipal' da alumna Mariana Antunes, orientado pelas Professoras Carla Garrido de Oliveira e Filipa de Castro Guerreiro, foi um dos 28 trabalhos finalistas, provenientes de diferentes instituições de ensino portuguesas.

O vencedor do Archiprix Portugal 2022 foi anunciado a 9 de julho de 2022 no Edifício dos Catraeiros, em Almada. Na mesma altura, foi inaugurada a exposição dos projetos finalistas.

O Júri para esta edição foi constituído pelos arquitectos Adelino Gonçalves, Pedro Frade, Pedro Gadanho, Raquel Batista Pereira, Carlos Correia Dias, Andreia Garcia e pela arquitecta paisagista Rute Afonso.

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, Docomomo International, Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, Associação dos Urbanistas Portugues, Arquitectos sem fronteiras, assim como o corpo docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

O Archiprix Portugal insere-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Turquia, Itália, Rússia, Chile e Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.

Mais informações em www.archiprix.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 08:32:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias