Você está em: Início > Notícias > Exposição | Homenagem Francisco Barata. Continuar Inovando

Exposição | Homenagem 'Francisco Barata. Continuar Inovando'

Inauguração: 16 de janeiro de 2020, 5.ª feira
Exposição: 16 de janeiro - 19 de fevereiro 2020, Galeria
Visitas guiadas a obras: 19 de janeiro, 1, 8, 15 e 22 de fevereiro 2020

Formulário de inscrição | visitas guiadas

No âmbito do programa do 40.º aniversário da FAUP, inaugura a 16 de janeiro, às 18h00, a exposição 'Francisco Barata. Continuar Inovando' que conta com curadoria de Antonio Esposito e Andrea Ugolini e comissariado de Carla Garrido de Oliveira e Mariana Sá.

A sessão de inauguração vai contar com introdução de João Pedro Xavier (Diretor da FAUP), e intervenções de Fátima Vieira (Vice-Reitora da Universidade do Porto), Antonio Esposito, Andrea Ugolini e Francesco Saverio Fera (Universidade de Bolonha), Manuel Fernandes de Sá e Sergio Fernandez (FAUP).

A exposição inclui uma selecção de 11 projetos considerados representativos da obra de Francisco Barata (1950-2018), com diferentes usos, programas e escalas de intervenção, nas quais prevalece a relação do novo com o pré-existente. Abrangem três décadas de actividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar.

A mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitectura.

A exposição 'Francisco Barata. Continuar Inovando' foi organizada, em 2017, pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Bologna - Campus Cesena, no contexto da presença do arquitecto Francisco Barata como Professor Visitante Internacional do Mestrado em Arquitetura. Esteve já patente em Cesena, Ravena e Bari.

A mostra, de entrada livre, estará patente até 19 de fevereiro, na Galeria de Exposições da FAUP, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados). A entrada é livre.

Organização: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Departamento de Arquitectura da Universidade de Bologna - Campus Cesena
Apoios: Jofebar; PanoramAH!
Apoio Institucional: Ordem dos Arquitectos
Apoio à Inauguração: Quinta do Infantado - Porto and Douro Wines
Apoio ao Programa de Visitas: Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira

Programa de visitas guiadas

19 de janeiro, domingo, 13h00-18h30 (*)
Celorico de Basto | Casa da Quinta do Mourigo + Quinta do Prado
visita acompanhada por Manuel Barata

1 de fevereiro, sábado, 10h30-12h30
Porto | Cooperativa de Massarelos
Ponto de encontro: Cooperativa de Massarelos

8 de fevereiro, sábado, 9h00-14h00 (*)
Vila das Aves | Quinta do Ribeiro + Junta de Vila das Aves

15 de fevereiro, sábado, 15h00-16h30
Porto | Casa Peres de Sousa
visita acompanhada por Manuel Barata
Ponto de encontro: Casa Peres de Sousa

22 de fevereiro, sábado, 9h00-18h00 (*)
Feira(**) | Castelo de Santa Maria da Feira + Águeda | Escola Secundária Marques de Castilho
Ponto de encontro: FAUP

(*) hora de partida e chegada prevista à FAUP.
(**) a visita começa no Mercado da Feira.

As visitas dos dias 19 de janeiro, 8 e 22 de fevereiro têm o preço de 8 ¤ cada (inclui deslocação em autocarro privativo; seguro de acidentes pessoais não incluído).

As inscrições serão consideradas por ordem cronológica de chegada e serão apenas válidas após ter sido efetuado o pagamento, até à lotação de 30 participantes por visita.

O pagamento poderá ser efectuado na Tesouraria da FAUP (no horário de funcionamento) ou através de transferência bancária para a conta da Caixa Geral de Depósitos (IBAN) PT50.0035.0160.00071057230.26. O comprovativo da transferência deverá ser enviado antes da visita por e-mail (comunicacao@arq.up.pt), com indicação do nome e, se aplicável, número de estudante da FAUP.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-26 às 06:06:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais