Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Reitores da U.Porto

Memória U.Porto

Reitores da Universidade do Porto

Imagem com os quadros de Retratos dos Reitores da U.Porto / Image with the portraits of the rectors of the U.Porto

Os resumos biográficos publicados nesta área referem-se às individualidades que exerceram o cargo de reitor da U.Porto entre o ano da fundação da Universidade (1911) e a atualidade. Provêm integralmente da obra “Os Reitores da Universidade do Porto. 1911 * 2011”, editada durante as comemorações do 1.º Centenário da Universidade. As imagens das pinturas a óleo que representam os reitores da U.Porto durante o primeiro século da sua existência constituem, também, uma reprodução das imagens publicadas no livro.

Os 19 retratos de reitores ou a “Galeria de Retratos”, como ficou conhecida esta série de pinturas a óleo, encontram-se dispostos na Sala do Conselho do edifício histórico da Universidade do Porto, na Praça de Gomes Teixeira. Os retratos começaram a ser pintados durante o mandato do reitor Amândio Tavares, em 1950, destinando-se a substituir as fotografias dos reitores que, até essa data, decoravam o chamado “Gabinete da Reitoria”. A Galeria de Retratos foi inaugurada em janeiro de 1954 quando Amândio Tavares completou 8 anos como reitor da U.Porto e incluiu o retrato a óleo do reitor em exercício.

As pinturas são assinadas na sua maior parte por antigos estudantes de escolas que antecederam a Universidade do Porto - Joaquim Lopes, estudante da Academia Portuense de Belas Artes, e Abel de Moura, Agostinho Salgado, Amândio Silva, António Figueiredo, Carlos Carneiro e Guilherme Camarinha, antigos alunos da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

As obras mais recentes incluem os retratos dos reitores Alberto Amaral e Novais Barbosa, ambos executados por Dario Alves. Os retratos descerrados por ocasião das comemorações do Centenário da Universidade do Porto são da autoria de Luís Miguel Alcide d’Oliveira e de Fernando Rosário, pintor autodidata. Em 2018 foi descerrado o retrato do 19.º reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, do mestre António Macedo.

(As notas biográficas provêm integralmente da obra “Os Reitores da Universidade do Porto. 1911 * 2011”, promovida e patrocinada pela U.Porto e pela Fundação Eng.º António de Almeida, respetivamente, no âmbito das comemorações do 1.º Centenário da Universidade. Coordenada por Francisco Ribeiro da Silva (Vice-reitor da U.Porto entre 2001 e 2006), que é, também, um dos autores, a obra contém um prefácio de J. Marques dos Santos, reitor da U.Porto desde 2006. A versão inglesa dos textos foi de igual modo extraída deste livro. No rodapé de cada nota biográfica encontra-se registado o nome do respetivo autor).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2019-12-03 Página gerada em: 2021-08-01 às 13:25:14