Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Reitores da U.Porto - Pintores: Fernando Rosário

Memória U.Porto

Reitores da Universidade do Porto - Pintores

Fernando Rosário

Fotografia de Fernando Rosário / Photo of Fernando Rosário Fernando Rosário
1950-
Pintor e restaurador



O quarto dos doze filhos de Joaquim do Rosário e de Eva Gonçalves Ferreira da Silva – Fernando da Silva Rosário - nasceu em Esposende, a 30 de janeiro de 1950.

Desde tenra idade que deixou transparecer a sua aptidão para o desenho. Ainda jovem, trabalhou na Tipografia Cávado e frequentou o curso comercial em Viana do Castelo. Com 15 anos de idade fixou-se em Braga, onde frequentou o curso noturno de Desenho, na Escola Carlos Amarante, e trabalhou como desenhador numa litografia.
Entre 1972 e 1974 cumpriu uma comissão de serviço em Timor.

Durante os anos oitenta começou a dedicar-se quase em exclusivo à Pintura, interessando-se também pelo restauro de óleos sobre tela. Mais tarde, em 1992, montou um atelier em Esposende.

13.º Reitor da Universidade do Porto, Prof. Silva Pinto / 13th Rector of the University of Porto, Prof. Silva PintoFernando Rosário - pintor autodidata - é essencialmente conhecido como retratista, embora também tenha produzido tipos regionais e telas de temática sacra. De entre a sua vasta obra podem salientar-se os retratos de antigos professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; o retrato do 13.º reitor da Universidade do Porto, Manuel da Silva Pinto (1976-1978), descerrado durante as comemorações do Centenário da Universidade do Porto, em 2011; retratos de presidentes da Fundação Engenheiro António de Almeida e de figuras do clero, como o de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.
A sua obra está representada em coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

Retrato do Prof. Mário Costa da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra / Portrait of the Prof. Mário Costa of the Faculty of Law of the University of CoimbraFernando Rosário foi distinguido pelas câmaras municipais de Esposende e Felgueiras, pelas universidades de Coimbra e Porto, pela Academia de História, pela Misericórdia de Barcelos, pela Sé de Braga e pelo Núncio Apostólico. No 1.º Centenário do Teatro Club de Esposende foi-lhe dedicada a exposição Fernando Rosário e Esposende – Pintura 1970-2010.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2015)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2018-11-12 Página gerada em: 2024-04-17 às 14:15:35 Denúncias