Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Reitores da U.Porto: José Ângelo Mota Novais Barbosa

Memória U.Porto

Reitores da Universidade do Porto


José Ângelo Mota Novais Barbosa
17.º Reitor (1998-2006)

Retrato da autoria de Dario Alves
Retrato de José Ângelo Mota Novais Barbosa, 17.º Reitor / Portrait of José Ângelo Mota Novais Barbosa, 17th Rector

Resumo biográfico

Nasceu na freguesia de Paranhos da cidade do Porto em 24 de janeiro de 1940 e mantém a sua habitação na mesma cidade. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1963, e doutorou-se na mesma Universidade na especialidade de Engenharia Civil, em 4 de fevereiro de 1969. Como profissional, foi projetista de engenharia civil e foi gerente de duas sociedades por si fundadas que se dedicaram a trabalhos de Hidráulica e de Saneamento Básico. E foi no domínio da Hidráulica que se notabilizou quer como teórico quer como professor. Iniciou a sua carreira académica em 1964 como assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto nas disciplinas de Hidráulica Aplicada e Trabalhos Fluviais e Marítimos. Permaneceu nessa categoria até 1969. Em março de 1969 foi contratado pela mesma Faculdade como professor auxiliar, mantendo-se nesse escalão até 1971. Em março de 1971 foi promovido a professor extraordinário e agregado da mesma Faculdade. Em dezembro de 1979 foi empossado como professor catedrático do 3.º grupo (Hidráulica) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Dirigiu seminários noutras universidades. Manteve-se como catedrático até meados de 2006, altura em que se aposentou voluntariamente.

Foi eleito para reitor da Universidade do Porto por dois mandatos consecutivos: o primeiro de 1998 a 2002; o segundo de 2002 a 2006. Antes dessa eleição, desempenhara funções de vice-reitor entre 1992 e 1998. Quanto ao trabalho desenvolvido em prol da Universidade, deve destacar-se o enorme crescimento das instalações escolares concluídas no tempo dos seus mandatos: Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, o estádio da Faculdade de Desporto, adaptação do antigo edifício da Faculdade de Engenharia a novo edifício da Faculdade de Direito, construção de um novo pavilhão para Belas-Artes, conclusão de três novas residências para estudantes e uma cantina. E ainda o lançamento de concursos para novas construções escolares como os edifícios do ICBAS, Farmácia e ampliação da Faculdade de Letras. Releve-se ainda a abertura da Universidade à comunidade, através da organização de sucessivas "Mostras da Universidade" e da promoção de jornadas de reflexão sobre o "Porto, Cidade, Região", da Universidade Júnior, da Editora da Universidade do Porto. De entre as novas formações oferecidas merece referência a Fundação da Escola de Gestão do Porto. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e com o Oficialato da Ordem das Palmas Académicas da República Francesa. Depois da exoneração, o Senado da Universidade do Porto distinguiu-o, em 2007, com o título de Professor Emérito. No mesmo ano foi nomeado Presidente da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, onde se mantém.

SILVA, Francisco Ribeiro da – José Novais Barbosa, in “Os Reitores da Universidade do Porto 1911-2011”. Porto, U.Porto / Fundação Engenheiro António de Almeida, 2011, p.291.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-01-08 Página gerada em: 2024-04-17 às 12:26:47 Denúncias