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Projecto: Argumentar, precisa-se

Título
Projecto: Argumentar, precisa-se
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2010
Autores
Ana Maria Faustino
(Autor)
FEUP
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Ana Mouraz
(Autor)
FEUP
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carlinda Leite
(Autor)
FEUP
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Jaime Villate
(Autor)
FEUP
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José Manuel Martins Ferreira
(Autor)
FEUP
Rui Trindade
(Autor)
FEUP
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Carla Figueiredo
(Autor)
FEUP
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Daniela Pinto
(Autor)
Outra
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Sara Pinheiro
(Autor)
Outra
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Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1-14
VI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria
Lima - Perú, 4 a 6 de Novembro de 2010
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Outras Informações
Resumo (PT): O projecto Argumentar precisa-se! nasceu do pressuposto de que a competência argumentativa é crucial na estrutura curricular do Ensino Superior, quer porque muito do trabalho que é pedido aos estudantes precisa ser convenientemente argumentado, para poder ser cognitivamente apropriado, quer porque o exercício da democracia depende em larga medida dessa capacidade de escolher e justificar as escolhas, inerente ao raciocínio argumentativo. O ângulo de análise que sustenta o presente projecto preocupa-se, sobretudo, com a questão de saber como é que as unidade curriculares se referem, exigem e/ou promovem o raciocínio argumentativo, que é um aspecto decorrente do desenvolvimento curricular. O projecto recolheu e analisou trabalhos produzidos por estudantes do ponto de vista da mobilização de competências argumentativas, numa amostra constituída por trabalhos desenvolvidos em unidades curriculares de diferentes cursos do 1º ciclo das Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, no 1º semestre do ano lectivo de 2009/2010. No presente texto dá-se conta dos resultados parcelares relativos às unidades curriculares pertencentes à Faculdade de Engenharia. Foi possível concluir que, apesar da definição de competências CDIO afins à necessidade de argumentação ¿ a resolução de problemas em engenharia constitui um elemento estruturante na organização curricular dos cursos de engenharia - os estudantes demonstram muito, explicam muito, mas não argumentam, porventura porque os professores, nas situações de avaliação, não os convidam a isso.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 14
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Villate_artigo_25 Projeto argumentar, precisa-se! 374.48 KB
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