Código: | M325 | Sigla: | GM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3246 |
Unidade Responsável: | Patologia e Imunologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 176 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Manuel António Rodrigues Teixeira | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Prática: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
Manuel António Rodrigues Teixeira | 1,00 | ||
Prática | Totais | 9 | 9,00 |
Carolina Luísa Cardoso Lemos | 1,50 | ||
João Fernando Pinho da Silva | 1,714 | ||
Manuel António Rodrigues Teixeira | 1,357 | ||
Maria da Graça Beça Gonçalves Porto | 1,357 | ||
Paula Maria Vieira Jorge | 2,00 | ||
Célia Márcia Azevedo Soares | 1,072 |
Conhecimentos: doença genética como extremo da variabilidade humana; tipos de hereditariedade; cálculos de riscos; técnicas de diagnóstico de doenças hereditárias; genética das doenças comuns; fatores genéticos no cancro; rastreio, prevenção e tratamento de doenças genéticas; aspetos éticos, legais e sociais das doenças genéticas.
Aptidões: colher, registar e interpretar uma história familiar; determinar a natureza hereditária de uma doença; calcular riscos; reconhecer o impacto psicosocial da doença hereditária; reconhecer os síndromes cromossómicos e as doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações para testes genéticos, interpretar resultados mais frequentes e reconhecer as suas limitações.
Competências: supeitar/fazer o diagnóstico correto de algumas doenças genéticas mais frequentes; saber quando referenciar doentes e familiares a consulta de genética médica; aprender a ajudar os doentes na tomada de decisões sem influenciar através de opiniões próprias ou preconceitos, a respeitar a autonomia e a não julgar as escolhas.
O conteúdo programático teórico inclui todos os conhecimentos propostos nos objetivos, em resumo: pensar “geneticamente” as situações médicas. Reconhecer o papel dos genes, ambiente e outros fatores na saúde e na doença. Perceber a regulação genética no desenvolvimento e metabolismo. Compreender a variabilidade e suscetibilidades individuais. Ter noções de prevenção e tratamento de doenças genéticas. Pensar na ética em genética. As sessões práticas, com exercícios, visam a aquisição das atitudes propostas nos objetivos, em resumo: saber colher, registar e interpretar corretamente uma história familiar, calcular riscos mais simples; reconhecer síndromes cromossómicos e doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações dos testes citogenéticos, bioquímicos ou moleculares, saber interpretar os seus resultados mais frequentes e conhecer as suas limitações; reconhecer a necessidade de envio a consultas de genética médica nos casos adequados. No final, os alunos deverão ter adquirido as competências centrais descritas como necessárias.
Genética das populações
Genética básica
Histologia e embriologia
Biologia Celular
Sessões teóricas:
Conceitos básicos de Genética Médica e impato das doenças genéticas
Doenças Mendelianas: Hereditariedade autossómica dominante e autossómica recessiva
Hereditariedade ligada aos cromossomas sexuais e desvios ao Mendelismo
Citogenética clínica: bases cromossómicas da doença humana
Genética bioquímica e doenças do metabolismo
Genética do desenvolvimento
Genes supressores tumorais e oncogenes na predisposição hereditária para cancro
Genes de reparação na predisposição hereditária para cancro
Hereditariedade multifatorial
Rastreio e prevenção de doenças genéticas
Diagnóstico genético pré-natal e pré-implantação
Tratamento de doenças genéticas, terapia genética e farmacogenética
Aconselhamento genético, ética e legislação relevante
Sessões práticas:
Normas para elaboração de árvores genealógicas e cálculo de risco simples
Cálculo de risco simples com genótipo desconhecido
Riscos complexos com cálculo bayesiano
Técnicas de citogenética
Nomenclatura de alterações cromossómicas
Risco de transmissão de alterações cromossómicas
Técnicas de genética molecular
Nomenclatura de variantes de DNA
Abordagem prática da Genética clínica
Abordagem prática da Hemocromatose
Abordagem prática da Polineuropatia amiloidótica familiar
Abordagem prática do cancro hereditário
Sessões teóricas: exposição e discussão dos temas do programa, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais e estimulando a interação entre os alunos e os docentes através de uma discussão activa.
Sessões práticas: Aprendizagem e treino prático das principais ferramentas de avaliação e diagnóstico de doenças genéticas (árvores familiares, cálculos de risco genético, analises citogenéticas, testes de genética molecular, exemplos práticos com vinhetas clínicas).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 90,00 |
Teste | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 28,00 |
Estudo autónomo | 53,00 |
Total: | 81,00 |
Avaliação Contínua das Aulas Teóricas e Práticas
Serão disponibilizadas semanalmente perguntas referentes à aula teórica (que poderão ser discutidas no final da aula, se houver tempo) e à aula prática (tendo em atenção eventual desfasamento entre turmas), a responder pelo Moodle à distância (qualquer browser) e sem vigilância (podem responder várias vezes, valem as últimas respostas até ao final da semana seguinte). Esta avaliação contínua (AC) vale 2 valores para a nota final, não havendo nota mínima para realizar a avaliação de conhecimentos por frequências ou por exame final.
Avaliação de conhecimentos por frequências ou por exame final
A avaliação que incide sobre os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e nas aulas práticas poderá ser realizada de acordo com uma das seguintes modalidades:
As perguntas referentes à AC, aos TF e ao EF são de escolha múltipla, correspondência ou similar (através do Moodle), versando tanto a componente lectiva teórica como prática, na proporção aproximada da carga horária de cada tema.
Cálculo da classificação final:
A classificação final da unidade curricular (CFUC) é assim calculada através de uma das seguintes fórmulas:
N.B.: O arredondamento das classificações finais é realizado para a unidade superior a partir das 5 décimas e para a unidade inferior até às 49 centésimas de valor.