Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MAAC01

Controlo de Doenças Infeciosas e Controlo Populacional

Código: MAAC01     Sigla: CDICP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências veterinárias

Ocorrência: 2023/2024 - A (de 18-09-2023 a 31-05-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Especialização em Medicina de Abrigos e Bem-Estar dos Animais de Companhia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MABEAC 88 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 23 168 621

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os formandos desenvolvam capacidade crítica na área da Medicina de Abrigo e do bem-estar dos animais de companhia.
As ações de formação privilegiarão o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências, relacionadas com a avaliação do bem-estar animal, o controlo populacional, as técnicas de esterilização e de maneio de cães e gatos assilvestrados e estratégias para a sensibilização da sociedade civil relativamente ao abandono e aos maus tratos de animais de companhia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da formação os médicos veterinários municipais devem saber:

Maneio das doenças infeciosas, profilaxia, surtos e respetiva adequação do tratamento (nosocomiais);

Compreender e adequar os protocolos anestésicos aos animais a intervencionar;

Executar procedimentos pré-cirúrgicos (avaliação clínica), cirúrgicos (Ovariohisterectomia em cadelas e gatas e Orquiectomia em cães e gatos), e pós cirúrgicos, fundamentais para o controlo da população de animais abandonados, assim como a monitorização pós cirúrgica dos animais;

Abordagem correta em situação de trauma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Prevenção da infeção: A importância da biossegurança nos planos de profilaxia para prevenir a emergência de doenças e a contenção de surtos. Controlo da infeção: Infeções emergentes; Bacteriologia clínica; Antibioterapia empírica e de precisão; Investigação de clones em centros de atendimento. Prevenção das resistências aos antimicrobianos: Da descoberta dos antibióticos ao pesadelo das resistências; Classe farmacológicas dos antimicrobianos; Tipos de resistência; O conhecimento ecológico das resistências como base para a prescrição prudente de antimicrobianos; Vias de disseminação da resistência; A origem dos genes de resistência; A antibioterapia como risco de infeção; Uso judicioso dos antimicrobianos; Imposição legal; Normas da EMA e OMS.

Mecanismos de transmissão; Complexo das Doenças infeciosas caninas: Doenças do Trato Gastrointestinal (Parvovirose, Coronavirus, Parasitas instestinais); Doenças do Trato Respiratório (Adenovirus canino, Vírus Parainfluenza,Coronavirus respiratório, Herpesvírus); Complexo das Doenças Infeciosas Felinas: Doenças do Trato Gastrointestinal (Panleucopenia, Coronavirus e Parasitas intestinais); Doenças do Trato Respiratório (Herpesvírus e Calicivirus); Doenças cutâneas.  

Avaliação pré-cirúrgica; Ovariohisterectomia (cadelas e gatas); Orquiectomia (cães e gatos); Esterilização pediátrica (Prós e Contras); Preparação cirúrgica do médico veterinário, paciente e instrumentos cirúrgicos; Monitorização do paciente sob anestesia; Protocolos anestésicos; Anestesia (indução anestésica, A. Fixa e A. Volátil); Pós-operatório; Maneio da dor; Corte de Orelha; Uso adequado de antibioterapia; Protocolos para animais assilvestrados; Protocolos para medicina de abrigo; Protocolos para doenças infeciosas. Abordagem correta em situação de trauma.

Bibliografia Obrigatória

Theresa Welch Fossum; Small Animal Surgery 5th Edition

Bibliografia Complementar

Douglas Slatter ; Textbook of Small Animal Surger 3rd Edition

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão em formato b-learning e as aulas práticas de anestesia e cirurgia serão em formato presencial. Estas últimas serão utilizadas para treino e aperfeiçoamento das técnicas em ambiente de bloco cirúrgico.

 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 453,00
Frequência das aulas 168,00
Total: 621,00

Obtenção de frequência

2/3 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida na avaliação por exame final. A aprovação na disciplina implica, uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores) no exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme o previsto na lei.

Melhoria de classificação

Conforme o previsto na lei.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 05:16:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias