Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CA02

Tese de Doutoramento

Código: CA02     Sigla: CA02

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência Animal - Nutrição
OFICIAL Ciência Animal - Sistemas de Produção
OFICIAL Ciência Animal - Morfologia e Fisiologia
OFICIAL Ciência Animal - Genética e Melhoramento Animal
OFICIAL Ciência Animal - Tecnologia dos Produtos Animais

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://animalscience-phd.pt/
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciência Animal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CA 19 Plano Oficial Bolonha 2014 C/ramos 2 - 180 180 4860
3
4

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,14
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 2,142
Ana Rita Jordão Bentes Cabrita 0,00
António José Mira da Fonseca 0,00
Benjamin Costas Refojos 0,00
Luísa Maria Pinheiro Valente 0,00
Maria Leonor Martins Braz de Almeida Nunes 0,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O Programa Doutoral em Ciência Animal pretende promover formação avançada na área da Ciência Animal através da investigação. Este programa foi delineado para atingir níveis de excelência, cabendo a orientação a investigadores associados a instituições de investigação, incluindo vários Laboratórios Associados, de reconhecido mérito a níveis nacional e internacional, nas diferentes especialidades da Ciência Animal. O Programa Doutoral é constituído por um 1º período formado por uma unidade curricular de natureza anual, designada por “Ano Probatório”, sem unidades curriculares letivas fixas, sendo a transferência de competências profissionais e científicas realizada numa base voluntária. Esta modalidade permite ao estudante realizar uma formação inicial personalizada, através de cursos, aulas e/ou workshops que podem ser cumpridas num só semestre ou ao longo dos 2 semestres, até um limite máximo de 30 créditos. Os restantes 30 créditos do 1º ano contemplam necessariamente trabalhos preparatórios (de natureza laboratorial ou outro tipo de pesquisa) de suporte ao trabalho conducente à tese de doutoramento. Os três anos seguintes (180 créditos) são dedicados à preparação de uma tese original e adequada a um dos ramos de conhecimento previstos na área da Ciência Animal.

Este trabalho deve contribuir, de forma eficaz, para que os estudantes sejam capazes de responder aos novos desafios da Ciência Animal: a produção de alimentos seguros, isentos de resíduos e saudáveis, de forma sustentada e eficiente, garantindo que as técnicas de produção animal utilizadas respeitam o bem-estar animal e o ambiente.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O conteúdo programático será sempre definido tendo por base os objetivos de cada tema de tese de doutoramento. Independentemente do tema será sempre objetivo delinear um programa que proporcione ao estudante a aquisição de competências a nível científico, experimental e de aplicação prática. É, também, objetivo a aquisição de autonomia por parte do estudante para que após o doutoramento seja capaz de orientar outros estudantes e de liderar equipas, quer no meio académico/científico, quer no meio empresarial. Essa independência será promovida ao longo da elaboração de toda a tese, nomeadamente pelo acompanhamento gradualmente menos frequente da equipa de orientadores.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Entre outros requisitos, previstos no Regulamento Específico do Programa Doutoral em Ciência Animal, considera-se como condição absoluta para submissão da tese a provas públicas a inclusão na mesma de pelo menos 1 (um) artigo original (full length paper) publicado ou aceite para publicação em revista internacional indexada (SCI), cujo 1º autor seja o estudante de doutoramento.

Programa

Os conteúdos programáticos terão de ser necessariamente personalizados e dependerão dos interesses individuais dos estudantes e da possibilidade de integração desses interesses em projetos de investigação em curso. Os conhecimentos adquiridos no Ano Probatório serão determinantes para a condução de uma investigação coerente na especialidade e assuntos que o estudante escolheu. As competências adquiridas pelo estudante serão demonstradas nesta fase e será da responsabilidade da equipa de orientação perceber e dar orientações no sentido de as melhorar sempre que possível. É também nesta fase que o estudante começa a produzir conhecimentos traduzidos em artigos científicos e/ou apresentações em reuniões de carater cientifico nacionais ou internacionais. A última etapa consistirá na elaboração da Tese de Doutoramento incluindo a preparação e apresentação da sua defesa pública

Bibliografia Obrigatória

P. McDonald; Animal nutrition. ISBN: 0-582-21927-2
John E. Halver; Fish nutrition. ISBN: 0-12-319650-7
ULL; Nutrient requirements of dogs. ISBN: 0-309-03496-5
ULL; Nutrient requirements of dairy cattle. ISBN: 0-309-02749-7
Board on Agriculture of NationalCommittee on Animal Nutrition National Research Council; Nutrients requirements of fish. ISBN: 0-309-04891-5
Barry Nestel; Development of animal production systems. ISBN: 0-444-42050-9
William C. Frazier; Food microbiology. ISBN: 0-07-021921-4
L. Dale Van Vleck; Genetics for the animal sciences (fot.). ISBN: 0-7167-1800-6
Richard J. Goss; The^physiology of growth. ISBN: 0-12-293055-X
C. Ladd Prosser; Environmental and metabolic animal physiology. ISBN: 0-471-85767-X

Observações Bibliográficas

Os estudantes devem consultar artigos publicados nas revistas da especialidade

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta fase do Programa Doutoral, a capacidade do estudante em desenvolver trabalho individual e independente, será crucial e será também uma preocupação fundamental do Orientador na formação do mesmo. Será possível assim definir uma metodologia de ensino que se traduza numa “proximidade não invasiva” onde o orientador segue de perto a atividade de investigação do estudante mas só intervindo quando necessário e especialmente quando essa intervenção for formativa.

Dependendo do tema específico da tese e se o programa é, ou não, em ambiente empresarial, a investigação desenvolvida pode ser de cariz mais fundamental ou de maior aplicação prática. A metodologia de ensino apresentada irá permitir atingir os objetivos definidos a qual será traduzida na coerência, interesse e inovação que o resultado da investigação trará para a comunidade científica e produtiva, nacional e internacional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Trabalho de investigação 600,00
Trabalho laboratorial 400,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Elaboração de projeto 70,00
Estudo autónomo 200,00
Trabalho de campo 100,00
Total: 1620,00

Obtenção de frequência

Para frequentar a Tese o aluno terá que ser aprovado no Ano Probatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Como em todos Programas Doutorais, a avaliação será feita com a defesa pública da respetiva Tese. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-19 às 22:24:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias