Fisiologia Humana
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1ºSemestre
Incutir conhecimentos na área da neurofisiologia e sua utilidade prática no processo de aprendizagem: 1) Memorização de princípios electrofisiológicos fundamentais inerentes ao tecido nervoso e muscular; princípios de vias de condução sensibilidade geral e especial e respectiva transmissão e integração de mensagem neuro-muscular e neuro-neuronal; organização motora aos vários níveis, com exemplificação de quadros clínicos específicos; organização cortical com exemplos de áreas primária e secundária e associativas. 2) Percepção e memorização de detalhes anatomo-funcionais de estruturas nervosas e musculares após dissecação, identificação e montagem das mesmas em sistemas de registo; leitura e interpretação de resultados obtidos segundo uma perspectiva científica básica; exploração de conhecimentos práticos fundamentais com base numa metodologia e um raciocínio sistemáticos; 3)Simulações de fenómenos fisiológicos (neuromusculares) por métodos quantitativos; expressão e conclusão de um processo laboratorial através de relatório ou de solução de pequenas questões práticas
2º Semestre
Aplicar conhecimentos das ciências básicas ao estudo da "disfunção" no humano/doente.
Integrar essa informação para conhecimento do funcionamento de todo o organismo (na saúde/doença).
Desenvolver modelos e conceitos que permitam reconhecer o interesse dos meios de apoio, diversos e específicos, como complementares, mas fundamentais para avaliação do indivíduo em relação ao seu equilíbrio: individual ou com o exterior.
Iniciar, com exemplos de doenças, o estudo do desiquilíbrio (fisiopatológico) das estruturas/sistemas do indivíduo.
Programa
1ª Semestre:
Aulas Teóricas – A) Bases Físicas e Físico-Químicas da Electrofisiologia. B) Bases Electrofisiológicas da Neurofisiologia. C) Fisiologia dos Componentes Fundamentais do Sistema Nervoso. D) As Grandes Vias Nervosas e as Funções Nervosas Superiores.
Aulas Práticas - Simulações de potencial de membrana em repouso; Simulações de potencial de acção e sua propagação; Análogos biológicos – Potencial electrotónico; Músculo esquelético e cardíaco da rã; Sinapse neuromuscular do gastrocnémio da rã; Simulação da contracção isométrica e isotónica do músculo; Músculo Liso visceral; Exame neurológico no homem; Perspectiva científica da Medicina Chinesa: Acupunctura.
2º Semestre
Função Endócrina: Controlo secreção glandular. Feed-back. Ritmos endócrinos. Neuropeptídeos. Fisiologia/Fisiopatologia Endócrina,
Função Nervosa: Electrogénese. Avaliação: EEG; PE; EMG, SPECT. Integração funções. Aprendizagem/Memória: Plasticidade/Potenciação. Epilepsia e Demência. Disautonomia. Cronobiologia. Fisiologia/Patologia do Sono.
Função Digestiva: Fisiologia/fisiopatologia do Esófago. Estômago. Eixo gastro-duodenal. Hepatobiliar e pancreática. Cólon e do orgão da continência e defecação
Função Renal: Patofisiologia da Insuficiência Renal: Aguda/Crónica. RIM artificial: diálise peritoneal/hemodiálise.
Função Hematopoiética: Microambiente. Fisiologia leucócitária; Eritrocitária; Hemostase; Plaquetas; Coagulação; Fibrinólise.
Função Cardio-Circulatória: Anatomo-fisiologia. Insuficiência circulatória. Congestão circulatória. Insuficiência cardíaca. Função pulmonar na insuficiência cardíaca. Edema pulmonar não cardíaco. Avaliação: ECG, EcoCG ; Rx, Cateterismo/angiografia; TAC, IRM. Radio-isótopos.
Função Respiratória: Unidade Funcional Respiratória. Funções pulmonares; mecanismos defesa. Gases do sangue; acidose/alcalose. Mecanismos compensação. Tabagismo e efeitos. Enfisema Pulmonar.
Interesse da Avaliação Laboratorial dos diversos aparelhos e sistemas no estudo das diversas patologias.
Bibliografia Principal
Guyton A. Textbook of Medical Physiology. W.B. Saunders Company. 10ª Edição, 2000
Comprehensive Human Physiology -Vol. 1 e 2 - R Greger, U Windhorst. Springer, Berlin, 1996.
Vander’s Human Physiology. The mechanisms of body function. E Widmeyer, H Raff, K Strang. Mac GRaw Hill, Boston, 2006
Gannong W. F. Review of Medical Physiology. 22nd ed., New York, 2005
Textbook of Internal Medicine. Harrison Ed.>= 2003
The Ciba Collection of Medical Illustrations. Netter. Reedição de 1992
Estudo funcional respiratório. Bases Fisiológicas e Aplicação na prática clínica. António Couto/J Reis Ferreira. Ed. Lidel, Lisboa, 2004.
Artigos de Revistas Médicas (em Português, Inglês, Francês ou Espanhol) disponíveis nas Bibliotecas do ICBAS ou do Hospital Geral de Santo António.
Bibliografia Complementar
Boron W. F., Boulpaep E.L. Medical Physiology. Saunders Company. 2003
Kandel ER, Schwartz JH and Jessel TM (Edts). Principles of Neural Science. 4th Edition, McGrawHill, New York, 2000.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas. Modelos de estudo de doentes neurológicos. Visita a bloco cirúrgico - cirurgias encefálicas e raquidianas. Demonstrações práticas laboratoriais, simulações de fenómenos fisiológicos por modelos quantitativos. Aulas Práticas: demondtrações laboratoriais; simulações de fenómenos fisiológicos por modelos quantitativos; Modelos em humanos (pacientes ou alunos) para observação da importância de estudos funcionais dos diversos aparelhos e sistemas.
Software
Software específicamente elaborado para simulação de fenómenos fisiológicos.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
A Frequência do 1º Semestre é classificada em função de:
Curso Teórico – Frequência e/ou Exame Teórico com base em teste escrito de respostas múltiplas – total de 15 valores
A Frequência do 2º semestre é obtém-se com a avaliação escrita (nota Teórica = 75%) e somatório da nota Prática =25%.
Fórmula de cálculo da classificação final
1º Semestre:
Somatório da nota prática (até 5 val.) com a nota teórica (até 15 val.) perfazendo um total de 20 valores. A aprovação do semestre é obtida para valores iguais ou superiores a 10 valores.
2º Semestre:
Avaliação da Prática (Máximo 20% = 4 valores) - Relatórios do texto do projecto (12.5%) e Avaliação dos textos/comentário dos artigos (7.5%) + Avaliação Teórica(Máximo 80% = 16 valores) - Teste escrito (25 perguntas sobre temas teóricos). A aprovação do semestre é obtida para valores iguais ou superiores a 10 valores.
A Classificação Final na Disciplina resulta do valor da média da soma da classificação do primeiro semestre (desde que positiva), com o valor obtido no segundo semestre, desde que positivo.
Observações
Interesse particular na introdução de novos temas de estudo relacionados com a actividade científica do grupo docente ou de outros eventualmente convidados, na área da neurofisiologia, bem como a exposição de quadros clínicos específicos em pacientes com problemas neurológicos. A abordagem na área da reflexoterapia numa perspectiva científica da medicina chinesa (acupunctura e quiropráxia) constitui a partir deste ano lectivo tema de interesse para os alunos.
Os alunos podem contactar os docentes, no ICBAS, nos dias das aulas teóricas e teórico-práticas. O Co-Regente do 1º semestre encontra-se disponivel todos os dias uteis no ICBAS. No Hospital podem fazê-lo no Gabinete de Trabalho de Regente (excepto 2ª à tarde e à 5ª e 6ª de manhã).