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Introdução à Poesia (para estudantes de Medicina)

Código: OPT2_35     Sigla: IPEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 20-09-2021 a 14-01-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 32 Plano Oficial em Vigor 2 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Breve história da poesia: como começou, de onde vem, como foi mudando e como foi importante para as sociedades em diferentes épocas e lugares.

Como ler um poema: ideias e técnicas para entender a forma e o género poético.

Como funciona um poema: técnica poética e ofício da escrita.

Intertextualidade: como os poetas dialogam uns com os outros ao longo do tempo.

Leitura: como analisar um poema em profundidade e expressar ideias de forma eficaz.

Exemplos de Poemas sobre Medicina e Poemas escritos por Médicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os temas previstos no Programa permitirão sistematizar e explorar o conhecimento a adquirir, através de um trabalho exploratório, dinâmico e reflexivo, levando a uma consolidação das competências e conhecimentos a desenvolver.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Ler um Poema. A poesia lírica. A poesia Narrativa. A poesia dramática. Escrever uma paráfrase.

2 – Ouvir a voz do poema. Tom. A persona do poema. Ironia.

3 – Palavras. Significado literal. O que o poema diz. Escolha de palavras e ordem das palavras. Dicção.

4 – Dizer e sugerir. Denotação e conotação.

5 – Imagens. Haiku.

6 – Figuras de estilo. Metáforas e comparações.

7 – Poema e canção. Balada. Blues. Rap.

8 – O som do poema. O som como significado. Aliteração e assonância. Rima.

9 – Ritmo. Pausas. Métrica.

10 – Formas. Soneto. Epigrama. Verso livre. Prosa poética. Poesia Visual.

11 – Simbolos. Mito. Arquétipo. Mito pessoal e mito popular. Cultura. Identidade cultural.

12 – Tradução de poesia. Poesia mundial.

13 – Reconhecimento da excelência: os exemplos de Alexandre O´Neill, Ruy Belo e Manuel António Pina. A vida e a obra de poetas médicos.

14 – O que é, então, a poesia?

Bibliografia Obrigatória

X. J. Kennedy and Dana Gioia;; An Introduction to Poetry, Longman , 2010. ISBN: 978-0205686124

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho desta Unidade Curricular Optativa permitirá não só desenvolver o conhecimento na área da Poesia sob uma visão holística, como explorará uma grande interactividade entre o docente e os alunos. Poderá haver também uma componente de escrita e leitura de poemas dos próprios alunos, sendo que não é objectivo da cadeira que os alunos aprendam a escrever um poema mas a ler e interpretar poemas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 23,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Em condições normais a falta a mais de 25% das aulas implica falta de aproveitamento.

NOTA: Para um total de 14 semanas/aulas os estudantes para obterem frequência terão que assistir a 10 aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


Não inclui trabalhadores estudantes.

0,20*frequência+0,20*trabalho de campo+0,60*trabalho escrito.

Como referido acima em relação à frequência os estudantes terão que assistir entre 10 e 14 aulas, e neste intervalo os estudantes serão classificados entre 16 e 20 valores.

No âmbito desta UC, trabalho de campo serão trabalhos a fazer fora das aulas e a entregar na aula imediatamente seguinte áquela em que foram solicitados e que serão no máximo XXXXX e na totalidade valerão 20% da classificação final.

Trabalho escrito será um ensaio final a apresentar em data a determinar e que valerá 60% da classificação final.

Serão aprovados os estudantes com frequência (pelo menos 10 aulas do total de 14 ) e pelo menos 9,50 valores no trabalho escrito/ensaio final.

VER SECÇÂO CoRRESPONDENTE PARA O CASO DE TRABALHADOES ESTUDANTES EM QUE SE APLICA UMA FÒRMULA DIFERENTE.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em relação aos TE, e atendendo a que podem ficar dispensados da frequência das aulas, não ficam dispensados dos trabalhos a apresentar ao longo do semestre nem do ensaio final, ficando contudo a fórmula de avaliação alterada para 0,40*trabalho de campo+0,60*trabalho escrito.

Neste caso o número de trabalhos a apresentar durante o semestre pode ser aumentado.

Melhoria de classificação

A possibilidade de melhoria da classificação realizar-se-á mediante Prova Oral.
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