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Patologia Geral

Código: MV227     Sigla: PG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Patologia e Imunologia Molecular
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMV 53 Plano 2007 a 2017 2 - 5 64 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Patologia Geral estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença nomeadamente dos animais, dando enfase também às doenças que afetam o homem e que são semelhantes em variados parâmetros (etiologia, patogénese e decurso da doença) às que ocorrem nos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença, tal como se manifesta com as alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas. O objetivo principal envolve o “Estudo científico da doença” e “tem a ver com o conhecimento das causas da doença (possíveis agentes etiológicos), progride e com a possível explicação de razões subjacentes aos sinais e sintomas do individuo”. Estudar as alterações estruturais e funcionais da doença e para atingir este objetivo é necessário ter um conhecimento básico da Anatomia normal (estrutura) e Fisiologia (função), assim como da histologia para possivelmente trazer luz a situações confusas que podem ocorrer devido ao diminuto conhecimento das ciências clínicas, conhecimento a adquirir em anos seguintes. Com a apresentação de casos clínicos (artigos ou casos específicos) pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração necessários à análise da doença animal, assim como capacidade crítica por parte dos estudantes. Sempre que possível os casos devem ser acompanhados de história clínica abrangente, lesões anatómicas e testes laboratoriais, para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença. Os estudantes devem complementar a aprendizagem adquirida nas aulas através da leitura de textos (artigos, livros de consulta) para aumentarem os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objectivos se lerem por dia cerca de 5 páginas, desde o começo das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um complemento à leitura. O objectivo principal destas é: tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante, e aumentar os conhecimentos do curso apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível. A presença nas aulas teóricas é aconselhada, sendo considerada um factor de avaliação contínua.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes no final desta UC, e após uma avaliação positiva tenham conhecimentos e competências básicas do processo doença para iniciar o estudo anatomopatológico das diferentes doenças distribuídas por sistemas específicos do organismo animal e que tenham capacidade para avaliação iniciar a avaliação dos casos clínicos com que se irão defrontar nas UC das diversas ciências clinicas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É necessário ter bons conhecimentos de Histologia e Embriologia para poder ter capacidade de aquisição dos conhecimentos a transmitir nesta UC.

Programa

Introdução à patologia. Lesão e morte celular. Proliferação e diferenciação celular. Regulação e adaptação celular. Depósitos de minerais e pigmentos. Inflamação. Inflamação aguda e crónica. Inflamação crónica granulomatosa. Reparação. Regeneração celular. Fibrose e cicatrização. Alterações circulatórias, trombose e choque. Imunopatologia. Carcinogénese e neoplasias.

Aulas Práticas: Existe uma aula prática semanal com a duração de 2 horas. Durante as aulas práticas serão observadas imagens de macroscopia e cortes histológicos com o objectivo de documentar a doença e complementar o que foi dito na aula teórica. Os cortes histológicos são fornecidos durante as aulas práticas. O objectivo do programa prático tem o intuito de dar oportunidade ao estudante de compreender os aspectos macroscópicos e microscópicos dos processos básicos patológicos, doenças gerais e importantes e aprender como se descrevem e identificam, usando terminologia própria. Os “handouts” das aulas estão disponíveis na página do ICBAS (SIGARRA) estando disponíveis pelo menos 1 dia antes da aula prática. A leitura prévia desta informação, assim como informação adicional que possam obter é aconselhada antes da aula prática. Os cortes histológicos estão disponíveis para estudo com marcação prévia. Recomendação: recomenda-se vivamente que estudem por um Atlas de Patologia Veterinária, podendo complementar o estudo com outros atlas inclusive de patologia humana.

Bibliografia Obrigatória

1. Robbins SL, Cotran RS, Kumar V; Pathologic basis of disease.
2. Pires MA, Seixas Travassos F, Gärtner F; Atlas de Patologia Veterinária
3. Jones TCY, Hunt RD, King NW; Veterinary Pathology

Bibliografia Complementar

4. Moulton JE. ; Tumours in domestic animals
4. Moulton JE. ; Tumours in domestic animals
5. Goldschmidt MH, Shofer ES; Skin tumours of the dog and cat

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas. Aulas práticas (Registo das peças cirúrgicas para exame anatomopatológico e descrição dos aspectos observados. Estudo das técnicas histológicas e citológicas. técnicas de coloração histológica, histoquímica e imunohistoquímica). O objectivo principal dos cortes histológicos e macroscopia não é ensinar a arte do diagnóstico morfológico, mas pelo contrário suplementar como suporte visual a compreensão dos mecanismos de doença, tendo em vista as alterações morfológicas que ocorrem nos tecidos e órgãos. Ter em conta que têm que aprender CONCEITOS, e NÃO memorizar o padrão da morfologia específica de um corte de tecido analisado. A aprendizagem das alterações morfológicas que ocorrem nos tecidos e que podem ser interpretadas como sinal de uma determinada patologia, resulta de um acumular de imagens que se observam ao longo do tempo.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Esta UC não é avaliada por frequências com possível dispensa de exame final. O tipo de avaliação é o seguinte: continua (distribuída pelo semestre) c/ exame final, constituída por 2 mini-testes no semestre, trabalhos/artigos, apresentação semanal durante as aulas teóricas (2 grupos em sistema de escolha aleatória) e exame teórico e prático no final do semestre. Todos os estudantes devem apresentar os trabalhos distribuídos pelo semestre. Estes trabalhos contam como avaliação continua para a nota final. Formula final: 60% (minitestes + trabalhos + exame final teórico) + 40% exame prático. Nenhuma das componentes de avaliação pode ter nota inferior a 9,5 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final integra os seguintes componentes: Minitestes, trabalhos, exame final teórico e prático. Avaliação continua envolve os trabalhos distribuídos semanalmente (artigos e/ou casos clínicos), a frequência às aulas teóricas (máximo de faltas 1/3 das aulas dadas) e os dois minitestes. Formula final de cálculo: 60% (minitestes + trabalhos + exame final teórico) + 40% exame prático. Nenhuma das componentes de avaliação pode ter nota inferior a 9,5 valores de 20 valores.

 

Provas e trabalhos especiais

Apresentação oral ou escrita de artigos científicos no âmbito da disciplina, com uma periodicidade semanal. Estes são feitos em grupos de 3 a 4 estudantes, apresentados por escrito (formato word ou powerpoint) e apresentados oralmente em 5-10 minutos no final da aula teórica. Sempre que possível, 1 a 2 grupos apresentarão por semana. Deseja-se que no final do ano todos os grupos tenham tido oportunidade de apresentado pelo menos 1 trabalho

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação contínua é estabelecida pelo resultado obtido nos minitestes + trabalhos escritos e apresentados oralmente sobre temas distribuídos (grupos formados por 3 a 4 estudantes) + frequência às aulas teóricas. Contudo pode ser pedido esporadicamente trabalhos escritos a toda a turma, que devem ser apresentados em folha A4 num formato de sumário

 

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota final será obrigatório ter tido avaliação continua e distribuida positiva (9,5 de 20 valores)

Observações

A avaliação final integra os seguintes componentes: Exame teórico escrito + média aritmética dos 2 mini-testes quando a nota for superior a 9,5 valores (50% da nota final). Exame prático (40% da nota final). Avaliação continua (10% da nota final), que envolve os trabalhos distribuídos semanalmente, a frequência às aulas teóricas (mínimo de faltas 1/3 das aulas dadas, para que esta componente seja considerada), a apresentação oral de trabalhos e/ou resposta a questões colocadas.

 

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