Código: | MV227 | Sigla: | PG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Básicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Patologia e Imunologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 53 | Plano 2007 a 2017 | 2 | - | 5 | 64 | 135 |
A Patologia Geral estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença nomeadamente dos animais, dando enfase também às doenças que afetam o homem e que são semelhantes em variados parâmetros (etiologia, patogénese e decurso da doença) às que ocorrem nos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença, tal como se manifesta com as alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas. O objetivo principal envolve o “Estudo científico da doença” e “tem a ver com o conhecimento das causas da doença (possíveis agentes etiológicos), progride e com a possível explicação de razões subjacentes aos sinais e sintomas do individuo”. Estudar as alterações estruturais e funcionais da doença e para atingir este objetivo é necessário ter um conhecimento básico da Anatomia normal (estrutura) e Fisiologia (função), assim como da histologia para possivelmente trazer luz a situações confusas que podem ocorrer devido ao diminuto conhecimento das ciências clínicas, conhecimento a adquirir em anos seguintes. Com a apresentação de casos clínicos (artigos ou casos específicos) pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração necessários à análise da doença animal, assim como capacidade crítica por parte dos estudantes. Sempre que possível os casos devem ser acompanhados de história clínica abrangente, lesões anatómicas e testes laboratoriais, para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença. Os estudantes devem complementar a aprendizagem adquirida nas aulas através da leitura de textos (artigos, livros de consulta) para aumentarem os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objectivos se lerem por dia cerca de 5 páginas, desde o começo das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um complemento à leitura. O objectivo principal destas é: tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante, e aumentar os conhecimentos do curso apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível. A presença nas aulas teóricas é aconselhada, sendo considerada um factor de avaliação contínua.
Espera-se que os estudantes no final desta UC, e após uma avaliação positiva tenham conhecimentos e competências básicas do processo doença para iniciar o estudo anatomopatológico das diferentes doenças distribuídas por sistemas específicos do organismo animal e que tenham capacidade para avaliação iniciar a avaliação dos casos clínicos com que se irão defrontar nas UC das diversas ciências clinicas.
É necessário ter bons conhecimentos de Histologia e Embriologia para poder ter capacidade de aquisição dos conhecimentos a transmitir nesta UC.
Introdução à patologia. Lesão e morte celular. Proliferação e diferenciação celular. Regulação e adaptação celular. Depósitos de minerais e pigmentos. Inflamação. Inflamação aguda e crónica. Inflamação crónica granulomatosa. Reparação. Regeneração celular. Fibrose e cicatrização. Alterações circulatórias, trombose e choque. Imunopatologia. Carcinogénese e neoplasias.
Aulas Práticas: Existe uma aula prática semanal com a duração de 2 horas. Durante as aulas práticas serão observadas imagens de macroscopia e cortes histológicos com o objectivo de documentar a doença e complementar o que foi dito na aula teórica. Os cortes histológicos são fornecidos durante as aulas práticas. O objectivo do programa prático tem o intuito de dar oportunidade ao estudante de compreender os aspectos macroscópicos e microscópicos dos processos básicos patológicos, doenças gerais e importantes e aprender como se descrevem e identificam, usando terminologia própria. Os “handouts” das aulas estão disponíveis na página do ICBAS (SIGARRA) estando disponíveis pelo menos 1 dia antes da aula prática. A leitura prévia desta informação, assim como informação adicional que possam obter é aconselhada antes da aula prática. Os cortes histológicos estão disponíveis para estudo com marcação prévia. Recomendação: recomenda-se vivamente que estudem por um Atlas de Patologia Veterinária, podendo complementar o estudo com outros atlas inclusive de patologia humana.
Aulas teóricas. Aulas práticas (Registo das peças cirúrgicas para exame anatomopatológico e descrição dos aspectos observados. Estudo das técnicas histológicas e citológicas. técnicas de coloração histológica, histoquímica e imunohistoquímica). O objectivo principal dos cortes histológicos e macroscopia não é ensinar a arte do diagnóstico morfológico, mas pelo contrário suplementar como suporte visual a compreensão dos mecanismos de doença, tendo em vista as alterações morfológicas que ocorrem nos tecidos e órgãos. Ter em conta que têm que aprender CONCEITOS, e NÃO memorizar o padrão da morfologia específica de um corte de tecido analisado. A aprendizagem das alterações morfológicas que ocorrem nos tecidos e que podem ser interpretadas como sinal de uma determinada patologia, resulta de um acumular de imagens que se observam ao longo do tempo.
Esta UC não é avaliada por frequências com possível dispensa de exame final. O tipo de avaliação é o seguinte: continua (distribuída pelo semestre) c/ exame final, constituída por 2 mini-testes no semestre, trabalhos/artigos, apresentação semanal durante as aulas teóricas (2 grupos em sistema de escolha aleatória) e exame teórico e prático no final do semestre. Todos os estudantes devem apresentar os trabalhos distribuídos pelo semestre. Estes trabalhos contam como avaliação continua para a nota final. Formula final: 60% (minitestes + trabalhos + exame final teórico) + 40% exame prático. Nenhuma das componentes de avaliação pode ter nota inferior a 9,5 valores
A avaliação final integra os seguintes componentes: Minitestes, trabalhos, exame final teórico e prático. Avaliação continua envolve os trabalhos distribuídos semanalmente (artigos e/ou casos clínicos), a frequência às aulas teóricas (máximo de faltas 1/3 das aulas dadas) e os dois minitestes. Formula final de cálculo: 60% (minitestes + trabalhos + exame final teórico) + 40% exame prático. Nenhuma das componentes de avaliação pode ter nota inferior a 9,5 valores de 20 valores.
Apresentação oral ou escrita de artigos científicos no âmbito da disciplina, com uma periodicidade semanal. Estes são feitos em grupos de 3 a 4 estudantes, apresentados por escrito (formato word ou powerpoint) e apresentados oralmente em 5-10 minutos no final da aula teórica. Sempre que possível, 1 a 2 grupos apresentarão por semana. Deseja-se que no final do ano todos os grupos tenham tido oportunidade de apresentado pelo menos 1 trabalho
Avaliação contínua é estabelecida pelo resultado obtido nos minitestes + trabalhos escritos e apresentados oralmente sobre temas distribuídos (grupos formados por 3 a 4 estudantes) + frequência às aulas teóricas. Contudo pode ser pedido esporadicamente trabalhos escritos a toda a turma, que devem ser apresentados em folha A4 num formato de sumário
Para melhoria de nota final será obrigatório ter tido avaliação continua e distribuida positiva (9,5 de 20 valores)
A avaliação final integra os seguintes componentes: Exame teórico escrito + média aritmética dos 2 mini-testes quando a nota for superior a 9,5 valores (50% da nota final). Exame prático (40% da nota final). Avaliação continua (10% da nota final), que envolve os trabalhos distribuídos semanalmente, a frequência às aulas teóricas (mínimo de faltas 1/3 das aulas dadas, para que esta componente seja considerada), a apresentação oral de trabalhos e/ou resposta a questões colocadas.