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Cursos

Programa Doutoral em Ciências da Educação

Dados Gerais

Código Oficial: 5116
Sigla: PDCE
Descrição: O Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) oferece uma ótima oportunidade para a produção de conhecimento orientado para a análise e intervenção em contextos de educação e formação. Uma visão ampla da educação (formal, informal e não-formal) e o ambiente internacional do curso proporcionam um ambiente ímpar. A estreita articulação com projetos desenvolvidos no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas (avaliado como Excelente pela FCT) e uma grande atenção à qualidade da supervisão promovem a realização de trabalho relevante, capaz de fazer a diferença.

Diplomas

  • Doutoramento em Ciências da Educação (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação

PDCE10 - ECTS

A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.


Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projetos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.

Questões e Problemáticas da Educação Contemporânea

PDCE11 - ECTS Apresentação

A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a ação e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Nesse sentido, para além da apresentação e discussão dos quadros teórico-concetuais estabelecidos, mas sempre em desenvolvimento, esta cartografia tem em consideração os desafios epistemológicos/ontológicos/axiológicos trazidos para o campo da investigação social e em educação pelos novos movimentos sociais e as perspetivas pós-humanas, decoloniais, indígenas e feministas e, implicitamente, os desafios que as perspetivas teórico-metodológicas promovidas pela interseccionalidade trazem para o campo.

 Sem desconsiderar a contextualização histórica das propostas e desenvolvimentos das teorias sociais e da educação, a UC privilegiará o modo como, contemporaneamente, elas são parte de um campo em que os discursos se articulam e/ou conflituam entre si no seu processo de compreender os fenómenos sociais e educativos de leitura simultaneamente global e situada.

 Ao colocarem em questão a própria natureza do conhecimento científico, a sua origem no Norte-Global hegemónico e as colonizações externas e internas que promoveram e promovem, estas perspetivas parecem estar a reconfigurar o estatuto e o lugar da investigação, dos/das investigadoras e a relação entre saber e poder. Por outro lado, essas abordagens permitem-nos acolher problemas de investigação sobre a emergência de novas formas sociais impulsionadas em grande medida pela presença das tecnologias, novas e antigas, nos mais diversos contextos sociais, culturais e educacionais. Trata-se, assim, de convocar quadros teóricos múltiplos e diversos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições, das políticas e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.).

 Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade e economia do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.

É, assim, com este enquadramento, que, nesta UC, as problemáticas ligadas à relação da educação com a mudança social, ligadas à educação e a formação de identidades numa era de transição e as problemáticas ligadas às questões de cidadania e participação serão desenvolvidas, enquanto estruturantes do campo das teorias sociais e da educação. É também neste enquadramento que as questões ligadas às múltiplas reconfigurações da família, da infância e juventude, do mundo do trabalho, assim como da natureza do conhecimento e da sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos serão desenvolvidas, isto é, como campos em que as dimensões orientadoras referidas especificamente se traduzem.

A proposta programática da QPEC pretende, portanto, assumir que as teorias e problemáticas sociológicas e educativas não são elas próprias alheias às grandes transformações contemporâneas, com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos formais, não formais e informais, como sejam os processos de digitalização ou criação de reservas de materialidade e que transversalmente pontuarão discussões e análises.

Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates teóricos mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação e a si mesmos no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo. Em alinhamento com estes módulos, são organizados seminários sobre autores e autoras centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação ou para os explorar e refinar. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos nesta UC. Por outro lado, a estrutura modular desta UC permite abordar uma diversidade de perspetivas e de concetualizações, através da participação de docentes/investigadores/as do Departamento de Ciências da Educação.

Na mesma linha de orientação, estão programados seminários mais organizados em torno de autores/as influentes no modo como, contemporaneamente, se pensa e conhece o social e os fenómenos educativos.

 


Objetivos

 Abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais.
- Cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação.
- Perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
-  Aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes nos debates mais contemporâneos que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação.
- Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.


Seminário de Escrita Científica

PDCE13 - ECTS

Com esta unidade curricular visa-se:
- Desenvolver nos estudantes competências de escrita académica e científica, nomeadamente através da clarificação, conhecimento e reconhecimento de diferentes tipologias e regras, bem como da realização de diversos exercícios práticos, mobilizando diferentes propostas de trabalho;
- Promover o conhecimento e competências no domínio dos Procedimentos Éticos da Investigação Científica em Ciências sociais e Humanas;
- Incentivar a identificação e a produção de materiais escritos, de qualidade científica, com distintas características;

Seminário de Investigação I

PDCE12 - ECTS

Objectivos da unidade curricular: . produzir conhecimentos interdisciplinares originais adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação; . contactar investigadores/as e investigações reconhecidas do ponto de vista conceptual e metodológico; - conceber um projecto de investigação que amplie o conhecimento existente no dominio das Ciências da Educação.

Apresentação de Trabalhos em Congressos I

PDCE15 - ECTS

Esta UC pretende estimular os estudantes de doutoramento a disseminar a investigação produzida através da apresentação de posters, de comunicações ou de outros formatos em conferências académicas inter/nacionais. 

Oficina de Métodos de Investigação

PDCE16 - ECTS Tratando-se de uma UC que pretende constituir-se como um espaço de aprendizagem prática, experimentação e desenvolvimento de soluções para os problemas de recolha e tratamento de dados, começa-se por identificar os problemas e desafios identificados ou antecipados pelos estudantes para, a partir daí, se desenvolverem momentos relevantes de partilha e trabalho conjunto para propor ou antecipar soluções. A articulação com os supervisores e as COPIN do CIIE visa, por um lado, assegurar a prioridade e pertinência dos problemas apresentados e, por outro lado, beneficiar das experiências de investigação do CIIE.

Seminário Temático

PDCE14 - ECTS

O Seminário Temático pretende aprofundar e reelaborar problemáticas que atravessam os projetos de pesquisa, através da participação dos doutorandos em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com professores/as e investigadores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.

 

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