Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDCE16

Oficina de Métodos de Investigação

Código: PDCE16     Sigla: OMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 11 Plano Oficial do ano letivo 2023 2 - 10 30 270

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Tratando-se de uma UC que pretende constituir-se como um espaço de aprendizagem prática, experimentação e desenvolvimento de soluções para os problemas de recolha e tratamento de dados, começa-se por identificar os problemas e desafios identificados ou antecipados pelos estudantes para, a partir daí, se desenvolverem momentos relevantes de partilha e trabalho conjunto para propor ou antecipar soluções. A articulação com os supervisores e as COPIN do CIIE visa, por um lado, assegurar a prioridade e pertinência dos problemas apresentados e, por outro lado, beneficiar das experiências de investigação do CIIE.

Resultados de aprendizagem e competências

- capacidade de aplicar conhecimentos aprofundados de métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados;

- capacidade de reconhecer métodos e técnicas inovadores de recolha e tratamento de dados;

- capacidade de desenvolver soluções criativas e cientificamente sólidas na recolha e tratamento de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Esta UC organiza-se em torno dos interesses e necessidades dos/das estudantes, tendo em consideração o seu projeto de doutoramento. Assim, num primeiro momento, os estudantes serão auscultados para a identificação dos seus interesses e necessidades. Em função disso, organizar-se-ão oficinas de desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados e de processos de análise de dados. Tais oficinas são espaços de trabalho e experimentação, informados também pelo contacto com métodos e técnicas inovadores. A UC desenvolve-se em articulação com os orientadore/as dos/das estudantes e com as Comunidades Práticas de Investigação (CoPIn) do CIIE.

Bibliografia Obrigatória

Creswell, J. W. & Creswell, J. D.; Qualitative, quantitative and mixed methods approaches, Sage, 2018
Gorad, S. & Taylor, C. ; Combining methods in educational and social research, Open University, 2004
Hoveid, M. Honerød; Ciolan, L.; Paseka, A.; Silva, S. M. da ; Doing Educational Research. Overcoming Challenges in Practice., Sage, 2019
Saldaña, J. ; The coding manual for qualitative researchers, Sage, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, trabalho em grupo e prática laboratorial. Avaliação distribuída sem exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Para obter aproveitamento o estudante terá de frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

NA

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os/as estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar o/a regente da Unidade Curricular nas primeiras 3 semanas do seu funcionamento, para o/a informarem da situação, definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-16 às 01:30:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias