Oficina de Métodos de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2024/2025 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Tratando-se de uma UC que pretende constituir-se como um espaço de aprendizagem prática, experimentação e desenvolvimento de soluções para os problemas de recolha e tratamento de dados, começa-se por identificar os problemas e desafios identificados ou antecipados pelos estudantes para, a partir daí, se desenvolverem momentos relevantes de partilha e trabalho conjunto para propor ou antecipar soluções. A articulação com os supervisores e as COPIN do CIIE visa, por um lado, assegurar a prioridade e pertinência dos problemas apresentados e, por outro lado, beneficiar das experiências de investigação do CIIE.
Resultados de aprendizagem e competências
- capacidade de aplicar conhecimentos aprofundados de métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados;
- capacidade de reconhecer métodos e técnicas inovadores de recolha e tratamento de dados;
- capacidade de desenvolver soluções criativas e cientificamente sólidas na recolha e tratamento de dados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
Esta UC organiza-se em torno dos interesses e necessidades dos/das estudantes, tendo em consideração o seu projeto de doutoramento. Assim, num primeiro momento, os estudantes serão auscultados para a identificação dos seus interesses e necessidades. Em função disso, organizar-se-ão oficinas de desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados e de processos de análise de dados. Tais oficinas são espaços de trabalho e experimentação, informados também pelo contacto com métodos e técnicas inovadores. A UC desenvolve-se em articulação com os orientadore/as dos/das estudantes e com as Comunidades Práticas de Investigação (CoPIn) do CIIE.
Bibliografia Obrigatória
Creswell, J. W. & Creswell, J. D.; Qualitative, quantitative and mixed methods approaches, Sage, 2018
Gorad, S. & Taylor, C. ; Combining methods in educational and social research, Open University, 2004
Hoveid, M. Honerød; Ciolan, L.; Paseka, A.; Silva, S. M. da ; Doing Educational Research. Overcoming Challenges in Practice., Sage, 2019
Saldaña, J. ; The coding manual for qualitative researchers, Sage, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, trabalho em grupo e prática laboratorial. Avaliação distribuída sem exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
Para obter aproveitamento o estudante terá de frequentar 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
NA
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os/as estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar o/a regente da Unidade Curricular nas primeiras 3 semanas do seu funcionamento, para o/a informarem da situação, definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.
Melhoria de classificação
NA